21 de janeiro de 2011

Hyundai Curb terá versão de produção vendida no Brasil Conversamos com o designer do conceito em Detroit

AFP

Um dos maiores destaques do Salão de Detroit deste ano foi o conceito Hyundai Curb, um crossover compacto que segue a linha de design “fluido” da marca coreana. O responsável pelo desenho do modelo foi Jason Brown, jovem designer da marca nos EUA. Para ele, o projeto demonstra o interesse da Hyundai em criar modelos mais jovens e ousados. Orgulhoso do resultado final, Jason já avisa que a versão de produção do Curb será bem parecida com o conceito, e que o Brasil terá o modelo. Confira a entrevista.

De onde veio a inspiração para o Curb? 
Nós trabalhamos o conceito de design fluido criado pela marca há algums anos. Estamos tentando, cada vez mais, levar isto ao limite. A marca mais característica deste conceito é a curva marcante nas portas laterais. Começamos com este desenho e tentamos trabalhar o carro a partir dele. As portas foram muito importantes para estabelecer o desenho geral. Gosto muito do resultado, que ficou compacto, mas mantém o porte e conforto dos utilitários.

Este modelo chegará à linha de produção? 
Sim, com certeza. Será um modelo global e será vendido no Brasil. As pessoas estão muito interessadas em crossovers compactos, que mantenham o ar fora de estrada sem deixarem de ser urbanos. O Mini Countryuman abriu um grande espaço no mercado para isso.
Hyundai
O recorte nas portas é marca característica do design fluido da Hyundai e será reforçado em futuros modelos
Por que esse equilíbrio entre ser utilitário e compacto é importante? 
É uma tendência do segmento. O Curb é um carro criado para pessoas jovens, que querem um ar premium e conforto, mas não se sentem à vontade com um utilitário esportivo grande. Seja pelo tamanho dele, pela poluição que causa ou por seu porte para circular nas cidades.

Land Rover Evoque também apareceu como um conceito quase pronto para a produção há alguns anos, valorizando a área envidraçada. Há inspiração? 
Com certeza o Evoque transmite um ar sofisticado que também tentamos alcançar. A Land Rover é referência em ter uma qualidade premium em seus modelos, sempre. Valorizamos a área envidraçada para transmitir ainda mais espaço para os ocupantes, além de ser algo que eu queria muito criar como designer. Mas na versão de produção o parabrisa não poderá ser tão amplo, obviamente, teremos que adaptá-lo

Foi difícil manter o equilíbrio entre ousadia e realidade ao criar o Curb?
Ele está muito próximo da versão final. Claro que buscamos nos divertir e adotar todas as ideias que foram surgindo, com base em outros projetos da Hyundai ou de coisas desenvolvidas especialmente para ele. Mas tentamos sempre nos lembrar de que é um modelo que será transformado em versão de produção e que será vendido, então boa parte do trabalho vem em equilibrar as duas coisas.
Siga @weesauto no Twitter e confira todas as notícias do site