28 de março de 2011

Qual Comprar? Fluence, C4 Pallas ou Focus Sedan


Tenho necessidade de um carro automático pelas limitações que possuo. Então, estou na dúvida sobre C4 Pallas GLX, Focus Sedan GLX e Fluence Dynamique. Qual a melhor opção analisando manutenção, seguro e desvalorização? Já fiz test-drive no Focus e no C4 e gostei muito dos dois, mas consultando opiniões de proprietários fiquei com muitas dúvidas porque metade elogia a outra reclama.
Paulo Henrique

Estou entre o C4 Pallas GLX, o Focus Sedan GLX catalogo PDK1e Fluence Dynamique, todos com câmbio automático. Sei que o Fluence acabou de ser lançado e o Focus irá mudar de modelo. Então, uma ajuda na escolha viria muito bem nesta hora.
Denis Dognini

Confesso que esperava menos do Fluence. Mas bastou dirigi-lo a primeira vez para gostar (muito) do carro. A Renault acertou a mão ao fazer um sedã bonito, bem equipado, com ótima mecânica (motor 2.0 16V e câmbio CVT da Nissan) e ainda por cima com preço de combate. Na minha opinião, nem mesmo a chegada do novo Jetta e do Peugeot 408 faz o Fluence perder o posto de melhor da categoria. Resta agora esperar pelos novos Honda Civic, Chevrolet Cruze e Hyundai Elantra.
Entre o Focus e o C4 Pallas, eu ficaria com o Ford pelo acerto mecânico e dirigibilidade. O C4 tem um câmbio automático que prejudica muito o desempenho e o consumo do bom motor 2.0 16V da PSA. O Focus também não tem um câmbio automático dos melhores (apenas 4 marchas, como no C4), mas dá menos trancos nas passagens de marcha. Quanto às novas gerações, vale lembrar que tanto o Focus quanto o C4 já mudaram na Europa. O Ford tem previsão de chegar ao Brasil no final de 2012 (como linha 2013), enquanto o C4 ainda não tem data definida.
Com relação ao mercado, todos oferecem 3 anos de garantia e revisões com preço fixo. Mas nenhum deles tem bom histórico no mercado de usados (no caso do Fluence, a referência é o antecessor Mégane), o que pode fazer com que a desvalorização seja mais acentuada que a dos líderes de venda. Nesse aspecto, Civic e Corolla ainda são os reis do segmento.