Peugeot 308 estreia no Brasil em março; hatch médio vai atrair olhares com traços modernos e tecnologias
A expectativa era de que conhecêssemos o motor 1.6 16V EC5, desenvolvido pela montadora em parceria com a Bosch e feito no Brasil. O propulsor tem taxa de compressão de 12,5:1 e comando variável de válvulas (VVT) na admissão, gera 122 cv com etanol (115 cv na gasolina) e atinge 16,4 kgfm a 4.000 rpm – 80% da força está disponível a 1.500 rpm, garante a marca. Ele conta com a tecnologia FlexStart, que dispensa o tanquinho ao preaquecer o etanol.
O vinco que surge próximo dos para-lamas dianteiros sobe pelas laterais em diagonal, até tocar as lanternas
Motor 2.0 16V de 151 cv foi o único presente
Em diversos pontos, o limite da estrada era de 130 km/h, condição em que o conta-giros ficava na casa de 3.800 rpm. Ainda assim, os barulhos do motor e da rodagem não eram altos. Em relação à suspensão do 408, a do 308passou por alterações, com o objetivo de reduzir ruídos: na traseira, por eixo de torção, o hatch ganhou um suporte superior nos amortecedores. Além disso, passou a contar com bitolas maiores nos dois eixos e supressores de vibração no de trás. Tudo colabora para um comportamento acertado, que dosa boa dinâmica e conforto.
Suspensão do 308 tem comportamento acertado e colabora para boa dinâmica e ótimo nível de conforto
Não sei se era a intenção, mas a atmosfera de fins do século 18 destacou a modernidade do hatch – como a luz diurna formada por um feixe de leds que contorna os faróis auxiliares no amplo para-choque dianteiro. O modelo será o primeiro a chegar ao país com esse conjunto de luzes, que se tornou obrigatório na Europa. O capô alto com novos vincos, o logotipo aplicado diretamente na carroceria, os faróis alongados e a lateral limpa dão beleza ao modelo.
Interior do novo hatch da Peugeot é moderno e traz soluções interessantes, como a tela de LCD retrátil do GPS
O painel redesenhado ficou, literalmente, menos quadrado. Ganhou saídas de ar arredondadas e traços menos sisudos. O plástico empregado em sua construção é agradável ao toque. Os instrumentos estão nos mesmos lugares do 307, mas ganharam novo grafismo e podem ter fundo preto ou branco.
Fundo branco dos instrumentos transmite sofisticação; câmbio manual tem cinco marchas e o automático quatro
A Peugeot não definiu as versões e os preços do 308 por aqui. Hoje, o 307 é vendido em três configurações e parte de R$ 53.450 (1.6). Na Argentina, onde já é vendido, os valores do carro são conhecidos: o modelo de entrada de 98.400 pesos para 102.900 pesos. O aumento não deve fugir muito dessa lógica por aqui. Até a chegada dos novos Hyundai i30 (segundo semestre) e Ford Focus (em 2013), esse franco-argentino tem tudo para dar um baile em seu segmento.
* Viagem a convite da Peugeot ( Autoesporte)