BMW M1 de 1978, um dos pioneiros da preparadora
É difícil acreditar que a BMW Motorsport, quando fundada por Jochen Neerpasch, reunia apenas 35 funcionários. O ex-piloto da Porsche juntou-se a colegas de profissão em 1972 e, seis anos depois, já se lançava a projetos como o do primeiro carro de competição que não foi baseado em um modelo de produção regular: aBMW M1. Ao longo de sua história, a Motorsport também produziu de forma independente modelos como oM3 – com mais de 5.000 unidades requisitadas em menos de 1 ano -, o M5 e o cupê M6.
Nos anos 80, a BMW utilizou a experiência de sua divisão para entrar na Fórmula 1 e criou o motor turbo para a Brabham, garantindo o título para Nelson Piquet em 1983. Nos anos 200, foi a vez do design tomar conta dos projetos, transformando o M3 em referência de esportivos de rua que não abrem mão de performance.
Mais recentemente, a BMW Motorsport está buscando investir em versões com um novo motor a diesel de seis cilindros, a partir de três turbocompressores. São os modelos BMW xDrive Saloon M550d, BMW xDrive Touring M550d, BMW X5 e BMW X6 M50d.