14 de junho de 2012

PSA Peugeot Citroën apresenta tecnologia híbrida inédita no Brasil


   Divulgação
Os modelos híbridos Citroën DS5 HYbrid4 e Peugeot 3008 HYbrid4 já são comercializados na Europa mas ainda estão em fase de pesquisa no Brasil
PSA Peugeot Citroën pegou carona no Rio+20 – evento mundial para traçar novos acordos e metas ambientais – e anunciou nesta quarta-feira (13), na chamada Cidade Maravilhosa, o que promete ser a tecnologia de combustão a diesel mais limpa do Brasil. O sistema é resultado da união de dois projetos inovadores: carros de passeio com o sistema híbrido a diesel “HYbrid4” e o biodiesel 100% brasileiro.

Para quem não sabe, o “HYbrid4” consiste na combinação de um motor dianteiro a diesel e um bloco elétrico, instalado na parte traseira do veículo. O conjunto funciona eletronicamente e dispensa ligações mecânicas entre as partes. Segundo o grupo francês, os veículos equipados com o sistema consumem pouquíssimo combustível, sem abdicar do desempenho (potência e tração). Parece coisa de ficção científica, mas a tecnologia – apresentada em 2011 – já equipa os modelos Peugeot 3008 HYbrid4 e Citroën DS5 HYbrid4, comercializados na Europa.

A novidade, então, é o uso do biodiesel. E para se ter uma idéia da eficiência da associação ente HYbrid4 e biocombustível nacional, basta fazer uma comparação. Um carro nacional considerado pouco poluente atinge cerca de 100 g CO² por km. Isso com um peso de aproximadamente 800 km, motor 1.0 flex, 70 cv e sem itens como ar condicionada e direção hidráulica. Em comparação, os modelos HYbrid4 emitem 75g CO² por km, e pesam 1660 kg, desenvolvem 200 cv de potência e possuem equipamento como ar condicionado bizone digital, direção elétrica, entre outros.

No Brasil, esses modelos limpos por enquanto permanecerão restritos a pesquisas. Depois da apresentação no Rio de Janeiro, eles serão integrados à frota de Peugeot e Citroën usada em testes do Projeto Biodiesel Brasil, que investe na elaboração de novos combustíveis sustentáveis e nacionais.