30 de maio de 2014

GOLF GTI: ACELERAMOS A PRIMEIRA E A ÚLTIMA GERAÇÕES DO HOT HATCH DA VOLKSWAGEN

Primeira e última gerações do Volkswagen Golf GTI (Foto: Divulgação) fotografia de divulgação VW.



Em 1976, a Volkswagen lançou na Europa a versão apimentada do Golf, que até então era um hatch com apenas dois anos de história. Digamos que o modelo não estreou na Alemanha, mas na Alemanha Ocidental. Eram tempos de Guerra Fria e uma fronteira de 1.382 km dividia o lado capitalista (ocidental) do socialista (oriental).

O primeiro Golf GTI levaria 7,5 horas para percorrer a divisa de ponta a ponta, em sua velocidade máxima. O atual, demoraria 5,6 horas para cumprir o feito nas mesmas condições. Aceleramos ambas as versões no circuito alemão de Ehra-Lessien, criado na época do conflito geopolítico, e pudemos constatar que não são apenas essas duas horas que separam as gerações do hatch nervoso. Em um intervalo de 37 anos, o modelo ganhou 110 cv de potência, 396 cm³ de cilindrada e 21,5 kgfm de torque. Assim, nos anos 1970, o primeiro Golf GTI ia de 0 a 100 km/h em 10 segundos. Hoje, a sétima geração leva apenas 6,5 s para chegar à marca.

 Volkswagen Golf GTI (Foto: Divulgação) fotografia de divulgação VW.



Qundo assunto é segurança, a distância parece de séculos. Evidente que sistemas como controle eletrônico de estabilidade, airbags e freios ABS não estão presentes na primeira versão do hot hatch alemão. Mas espere uma situação mais austera. Nos bancos de trás, não há cintos de segurança. Hoje, soa absurdo. 

O primeiro Golf GTI não tem a empunhadura robusta do atual, mas sim aquele volante que lembra o clássico Gol dos anos 1980. Derivado da plataforma MK I de 1974, ele trabalha em rotações elevadas. Sua potência máxima, por exemplo, chega aos 6.100 rpm. Na última geração, a fúria do hatch aparece a partir das 4.500 rotações, e com o dobro de potência. Vale lembrar que aceleramos a versão equipada com câmbio manual de seis marchas, que não é oferecida no mercado nacional, onde o modelo foi lançado em setembro de 2013. Em tempo, dá para dizer que, na dinâmica, eles são quase irreconhecíveis.

A não ser pela carroceria duas portas, o Golf GTI não nega sua identidade. O clássico e charmoso estofado xadrez Clark, a manopla em forma de bolinha de Golf, os detalhes vermelhos nos para-choques, e a coluna C proeminente criada pelo italiano Giorgio Giugiaro continuam lá. Quem te viu, e quem te vê.

 Volkswagen Golf GTI (Foto: Divulgação) fotografia de divulgação VW.
 Primeira e última gerações do Volkswagen Golf GTI (Foto: Divulgação)fotografia de divulgação VW.

        
                                                                           Fonte: Auto Esporte / VW