14 de outubro de 2011

BMW apresenta o novo Série 3


Editora Globo
Desde a estreia da primeira geração, em 1975, o Série 3 já soma mais de 12 milhões de unidades vendidas
A BMW revelou nesta sexta-feira (14) a aguardada sexta geração do sedã Série 3, um dos modelos mais bem-sucedidos da montadora pelo mundo. Embora o visual pareça uma mera atualização de estilo, o Série 3 cresceu no comprimento (+ 9,3 cm) e no entre-eixos (+ 5 cm). O ganho nas medidas também aumentou o porta-malas em 20 litros – agora o compartimento leva 480 litros. E a mecânica ganhou um apimentado motor quatro cilindros. 

O novo bloco 2.0 litros tem quatro cilindros em linha, sistema de injeção direta de gasolina, comando variável de válvulas (Valvetronic) e é sobrealimentado por um turbo compressor de duplo fluxo (Twin-scroll). Segundo a fábrica bávara, o propulsor gera poderosos 245 cv de potência e um torque de 35,7 kgfm, liberados por inteiro dos 1.250 até os 4.800 giros. O zero a 100 km/h é ligeiro: ocorre em apenas 5,9 segundos. 

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BMW informa um coeficiente aerodinâmico (Cx) de baixos 0,26; lanternas lembram as do Série 5
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Chaves agora têm detalhes na cor do carro
O motor 2.0 turbo a gasolina equipará a versão 328i (a mais “básica”) e vem acoplado a um câmbio manual de seis marchas. A BMW diz que, nessa configuração, o consumo médio é de 15,6 km/l – há também a caixa automática de oito marchas. Já o Série 335i segue equipado com o conhecido motor 3.0 de seis cilindros em linha e turbinado. Este bloco produz 306 cv e um pesado torque de 40,8 kgfm entre 1.200 e 5.000 rpm. 

A BMW também oferecerá no novo Série 3 o motor 2.0 diesel turbo. O bloco terá duas faixas de potência: na versão 320d são 138 cv e na 320d EfficientDynamics(de apelo ecológico), são 163 cv – o torque de 38,8 é igual nas duas configurações. Para 2012, ainda estão previstas outras três versões (em uma delas, o motor 2.0 turbo a gasolina gera 184 cv de força). A montadora também promete uma configuração híbrida. 

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Versão híbrida usará o motor 3.0 turbo associado a um bloco elétrico de 54 cv e o câmbio de oito marchas
Além das versões convencionais (que serão Sport Line, Luxury Line e Modern Line), o novo Série 3 também poderá receber o tradicional pacote M Sport – da divisão superesportiva da BMW. O destaque é a suspensão pneumática com controle eletrônico. Como manda o figurino da marca alemã, a tração da sexta geração do sedã é traseira, mas o modelo terá opção de tração nas quatro rodas (integral) – aguardada para 2012. 
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Tela do sistema iDrive agora é destacada do painel e mostra dados como potência e torque em tempo real