
Lançada em março de 2001, a minivan Citroën Xsara Picasso dá adeus e deve deixar saudades aos brasileiros
Com o lançamento da minivan C3 Picasso, e da versão aventureira AirCross, o fim de linha para a Xsara Picasso era uma questão de tempo. Desde meados de 2010, o modelo era produzido apenas na unidade brasileira, já que na Europa a dupla C4 Picasso e Grand C4 Picasso sucedeu a minivan derivada da família de médios Xsara – lançada no fim dos anos 90. Mundialmente, o monovolume superou a impressionante marca de 1,73 milhão de unidades.

Em julho de 2011, a minivan Xsara Picasso atingiu a marca de 100 mil unidades produzidas em Porto Real (RJ)
Ao longo dessa mais de uma década em linha, a Xsara Picasso foi oferecida em diversas configurações, recebeu retoques estéticos discretos e teve um monte de séries especiais. O generoso porta-malas de 550 litros até hoje é referência na veterana minivan, assim como as múltiplas possibilidades de configuração dos bancos traseiros. Segundo a Citroën, o modelo – mesmo após esses onze anos – é um dos recordistas em fidelidade dos proprietários.
Confira abaixo a cronologia da minivan média da Citroën no Brasil:
2000 – Inauguração Centro de Produção da PSA Peugeot Citroën de Porto Real (RJ)
2001 – Lançamento Xsara Picasso no Brasil (março)
2002 – Série Xsara Picasso Étoile
2003 – Série Xsara Picasso Brasil
2004 – Lançamento Xsara Picasso com 138 cv (março)
2004 – Lançamento Xsara Picasso Automatique (BVA) (maio)
2005 – Lançamento Xsara Picasso 1.6 16V (junho)
2006 – Série Xsara Picasso Seleção (março)
2006 – Lançamento Xsara Picasso 1.6 16V Flex (outubro)
2006 – Série Xsara Picasso Navegador (novembro)
2007 – Lançamento Novo Xsara Picasso (reestilização) (agosto)
2008 – Série Xsara Picasso Wii (novembro)
2010 – Série Xsara Picasso Avatar (junho)
2011 – Série Xsara Picasso Movie (março)