Novo motor V8 aspirado deriva do antigo 5.5 V8 biturbo, que equipa as versões 63 AMG de Classe E, CLS, CL e S
O baixo consumo não costuma ser foco nos modelos da Mercedes-Benz preparados pela AMG, sua divisão esportiva. Mas o novíssimo motor 5.5 litros V8 aspirado, além de produzir poderosos 422 cavalos de potência, ainda é 30% mais econômico que o antigo 5.5 V8 biturbo de 360 cv – lançado em 2010 e que serviu de base.

SLK 55 AMG estreia no Salão de Frankfurt
Embora não use as turbinas, o novo motor V8 é mais forte tanto em potência quanto em torque – são pesados 55 kgfm aos 4.500 giros ante os 52 kgfm anteriores. Mas o destaque do bloco curiosamente não é seu poder de fogo: um sistema desativa metade dos cilindros em velocidade de cruzeiro, para economizar combustível.
Segundo a
Mercedes, o motor V8 passa a trabalhar com apenas quatro cilindros quando não há demanda por potência (em viagens, por exemplo). E mesmo com menos cilindros em ação, o motor ainda entrega 23,4 kgfm de torque. O bloco 5.5 V8 aspirado equipará a versão
55 AMG da nova geração do roadster
SLK. A estréia será no
Salão de Frankfurt, em setembro.