30 de novembro de 2011

Tóquio: Nissan revela terceira geração do Pivo


Editora Globo
Terceira geração do protótipo compacto Pivo chega ao limite da manobrabilidade: até as rodas traseiras esterçam
Nissan continua em sua jornada para fixar as motorizações alternativas na mente de seus clientes. O Salão de Tóquio foi palco para a revelação de mais um conceito nesta linha: o microcarro elétrico Pivo3, que apareceu no palco da marca japonesa ao lado da minivan familiar Towpod, do esportivo híbrido Esflow e da nova versão doLeaf "tunada" pela Nismo, a divisão esportiva da marca japonesa.

Na apresentação, o presidente da Nissan, Carlos Ghosn, frisou que os modelos apresentados não são "apenas conceitos viáveis, mas soluções para a mobilidade". Contudo, é difícil olhar toda a versatilidade e complexidade de um projeto como o do Pivo3 e imaginar que ele possa chegar às ruas qualquer dia desses. Com espaço para dois ocupantes (com bancos enfileirados), o carrinho de menos de dois metros tem capacidade de girar quase inteiramente sobre sua área. Isso porque as rodas do eixo dianteiro e traseiro podem ser esterçadas. Mais que isso, ele é projetado para andar sem a operação de um motorista e depende apenas de um motor totalmente elétrico e recarregável em tomadas domiciliares para se locomover. 

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O híbrido Esflow é o mais esportivos entre os conceitos da Nissan: zero a 100 km/h leva menos de cinco segundos
Esflow atende à linha de conceitos híbridos da marca e tem com uma proposta superesportiva. Dois motores elétricos cuidam de tracionar as rodas traseiras, enquanto são acompanhados por um motor a combustão que trabalha no eixo dianteiro. O resultado, segundo a Nissan, é uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos. Já o Townpod aposta em um projeto familiar, priorizando o espaço interior e acessibilidade, com uma variedade de configurações possíveis para os bancos. Também se trata de um modelo totalmente elétrico. Ambos já foram apresentados em salões anteriores. 

Mas, afinal, quando eles estarão nas ruas? Mesmo comemorando as vendas do elétrico recarregável em tomadaLeaf, Ghosn é pragmático ao medir o efeito imediato das vendas dos elétricos. "Os veículos elétricos e híbridos vendidos neste ano não representam nem 1% do total", avalia. A expectativa para o executivo é expandir esse número para 10% nos próximos 10 anos, o que aponta para um domínio duradouro dos motores a combustão. E a América Latina deverá ficar bem ao fim dessa fila, tanto por questões financeiras quanto estruturais. 

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O protótipo elétrico Townpod foi pensado para as famílias; suas formas cúbicas privilegiam o espaço interno
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O elétrico Leaf recebeu uma preparação da Nismo, a divisão esportiva da Nissan, especialmente para Tóquio