
McLaren MP4-12C consegue aliar agilidade e conforto - mas basta mudar os ajustes de suspensão e câmbio para ele provar que pode ser arisco
O aviso havia sido repetido à exaustão muito antes de sairmos de São Paulo rumo a Itu, no interior do estado: "será apenas uma voltinha. E devagar!". O alerta era desanimador, é verdade. Mas não foi capaz de tirar nossa disposição de pegar pouco mais de uma hora de estrada para ter cinco, dez minutos ao volante do McLaren MP4-12C - afinal, não é sempre que um típico esportivo inglês está livre para uma voltinha.
Quando chegamos ao condomínio fechado em que o breve test-drive realizado, o carro ainda estava coberto. Por mais que o visual já fosse conhecido, o fotógrafo Fábio Aro e eu acompanhamos como se fosse uma avant-premiere a "revelação" do carro. A pintura branca delineava cada curva da carroceria e fazia saltar aos olhos as grandes "cavas" laterais, onde estão posicionadas as entradas que direcionam o fluxo de ar para os radiadores.
Quando chegamos ao condomínio fechado em que o breve test-drive realizado, o carro ainda estava coberto. Por mais que o visual já fosse conhecido, o fotógrafo Fábio Aro e eu acompanhamos como se fosse uma avant-premiere a "revelação" do carro. A pintura branca delineava cada curva da carroceria e fazia saltar aos olhos as grandes "cavas" laterais, onde estão posicionadas as entradas que direcionam o fluxo de ar para os radiadores.

Desenho formado pelas grandes entradas de ar nas laterais são um dos atrativos do esportivo, que nesta unidade conta com rodas especiais cinzas e pinças de freio em tom laranja
Os traços podem não ser extravagantes, mas agradam quando vistos pessoalmente - e a abertura das portas para cima acrescentam dramaticidade ao carro. A McLaren garante que cada linha foi cuidadosamente traçada para favorecer a aerodinâmica do MP4-12C. A dianteira compacta tem a missão de reduzir a turbulência e aumentar o downforce, por exemplo. As portas não trazem nem maçanetas, basta deslizar a mão sob o recorte da carroceria para elas se abrirem. Na traseira, o destaque fica por conta do aerofólio, das finas e verticais luzes e das saídas de ar em posição mais alta e central.

Abertura das portas dão charme extra ao McLaren MP4-12C e revelam aplicação de fibra de carbono na lateral
A cor branca ainda conseguia realçar os detalhes personalizados da unidade, como as grandes rodas com seus finos aros cinza-grafite, as pinças de freio alaranjadas e os diversos detalhes em fibra de carbono que aparecem na capa dos retrovisores, no spoiler traseiro, na lateral, escondida sob a porta, e no cofre e capa do motor - o bom é que é que o "capô" transparente deixa o belo propulsor sempre visível: é mais que um convite a acelerar.
Infelizmente, não tivemos a oportunidade de levar ao limite o 3.8 V8 de 592 cv do esportivo. O aviso que mencionei lá no começo do texto foi cumprido quase ao pé da letra. Digo "quase" porque eu não esperava conseguir ultrapassar os 50 km/h depois de tantas advertências. Mas ainda cheguei aos 70 km/h - usando a tática de encher de perguntas o diretor da Connect Motors, empresa responsável pela importação do McLaren MP4-12C, que seguia no banco do carona.
Infelizmente, não tivemos a oportunidade de levar ao limite o 3.8 V8 de 592 cv do esportivo. O aviso que mencionei lá no começo do texto foi cumprido quase ao pé da letra. Digo "quase" porque eu não esperava conseguir ultrapassar os 50 km/h depois de tantas advertências. Mas ainda cheguei aos 70 km/h - usando a tática de encher de perguntas o diretor da Connect Motors, empresa responsável pela importação do McLaren MP4-12C, que seguia no banco do carona.

Motor 3.8 V8 com capa e "berço" de fibra de carbono é um convite à aceleração
Apesar da condição bastante limitada, o esportivo demonstrou rápida aceleração. Pena não haver maior possibilidade para explorar o motor e tentar entender melhor se o aprimoramento que a McLaren fez na motorização, elevando sua potência para 625 cv, era mesmo fundamental ou se não passou de preciosismo. A modificação incluiu uma amplificação do som do motor e um novo acerto do câmbio, que passou a oferecer trocas mais rápidas, segundo a McLaren.
No console central, botões permitem a seleção de três tipos de regulagem para a transmissão semi-automática de sete marchas e dupla embreagem e a suspensão. Quando ajustados na posição Normal, eles deixam o MP4-12Cbastante confortável e as passagens de marchas sutis - um pouco alonadas demais, até. Ao ativar o modo Sport, já é possível notar uma mudança na atuação do câmbio, que abandona parte da docilidade para acompanhar o "endurecimento" da suspensão. A opção Track desativa grande parte da eletrônica e deixa o esportivo mais sensivelmente mais "duro" e arisco.
No console central, botões permitem a seleção de três tipos de regulagem para a transmissão semi-automática de sete marchas e dupla embreagem e a suspensão. Quando ajustados na posição Normal, eles deixam o MP4-12Cbastante confortável e as passagens de marchas sutis - um pouco alonadas demais, até. Ao ativar o modo Sport, já é possível notar uma mudança na atuação do câmbio, que abandona parte da docilidade para acompanhar o "endurecimento" da suspensão. A opção Track desativa grande parte da eletrônica e deixa o esportivo mais sensivelmente mais "duro" e arisco.

Porta-malas na dianteira oferece espaço relativamente generoso e traz colete refletivo, obrigatório na Europa
A chance de guiar um McLaren nos faz até esquecer o contorcionismo para entrar no veículo - mulheres: saias não são o tipo de roupa mais apropriada para a ocasião, com certeza! Mas uma vez no interior do carro, é possível encontrar boa acomodação, graças aos ajustes elétricos do banco, e até um espaço considerável (quem tiver bagagem pode levá-la no porta-malas localizado na dianteira. Tudo é simples, mas elegante. Especialmente com a mistura de couro alcântara e dos apliques de fibra carbono.
O MP4-12C que dirigimos foi trazido ao Brasil pela Connect Motors por R$ 1,55 milhão, através de uma ação de importação direta conduzida em parceria com uma loja da Europa. Foi para as mãos do dono muito antes do que nós gostaríamos e sem que pudéssemos ver do que ele realmente é capaz. Mas paciência... Quem sabe o cara não fica com dó e chama a gente para uma volta mais completa depois ler essa reportagem!
O MP4-12C que dirigimos foi trazido ao Brasil pela Connect Motors por R$ 1,55 milhão, através de uma ação de importação direta conduzida em parceria com uma loja da Europa. Foi para as mãos do dono muito antes do que nós gostaríamos e sem que pudéssemos ver do que ele realmente é capaz. Mas paciência... Quem sabe o cara não fica com dó e chama a gente para uma volta mais completa depois ler essa reportagem!


Lanternas de led, saídas de escapamento em área nobre e aerofólio se destacam na traseira
fonte: auto esporte.