Modelos serão destinados aos mercados emergentes, como o Brasil

O Dear Qin, primeiro conceito da família de compactos globais da Toyota, foi mostrado em abril em Pequim
A Toyota
demorou, mas percebeu que o futuro das vendas "em massa" está nos mercados chamados "emergentes", como o brasileiro. Nesta sexta-feira (25), a montadora japonesa anunciou que, até 2015, vai lançar oito compactos destinados especialmente ao grupo de países em crescimento, capitaneados pelo Bric(Brasil, Rússia, Índia e China). Essa investida é uma resposta às duas maiores concorrentes da atualidade,General Motors
e Volkswagen
. Ambas as montadoras rivais estão investindo pesado nesses mercados há anos. O time de compactos da Toyota também pretende reduzir a dependência da montadora aos três mercados mais ricos e maduros do mundo: Estados Unidos, Europa e Japão. "Nos mercados emergentes, há quatro ou cinco montadoras disputando a liderança nas vendas. Queremos nossa fatia, mas não produziremos carros ultra baratos. Não é nossa categoria", valoriza Yukitoshi Funo, vice-presidente mundial da Toyota. Em abril, noSalão de Pequim, a montadora apresentou os conceitos Dear Qin, primeiros estudos feitos sobre a nova plataforma compacta global
da montadora, que será lançada já em 2013.

Junto com o Dear Qin hatch e sedã (foto), a Toyota anunciou três novas plataformas de tração dianteira
No entanto, o executivo afirmou que a montadora pretende produzir carros acessíveis, com preços iniciais na faixa dos US$ 12.600 (R$ 25,6 mil) – ou seja, no Brasil a briga será com os populares tradicionais, como VW Gol, Fiat
Novo Uno e Palio e os sucessores de Chevrolet Celta, Ford
Ka e Renault
Clio. A intenção é vender um milhão de compactos pelo mundo, incluindo o Etios, que começa a ser produzido agora no segundo semestre na nova fábrica da Toyota em Sorocaba, interior de São Paulo.