31 de janeiro de 2012

Sucessor do Chevrolet Agile será global


Editora Globo
O Agile foi lançado no Brasil em 2009 e recebeu muitas críticas por usar plataforma adaptada do Corsa 1994
O sucessor do Chevrolet Agile já tem previsão de estreia: será no fim de 2015. E mais, o hatch compacto será um carro global – mas com foco nos mercados emergentes. As informações foram confirmadas pelo presidente daGeneral Motors da Argentina, Uruguai e Paraguai, Sergio Rocha. O executivo falou sobre o futuro do compacto aos parceiros do Autoblog Argentina, em evento nos arredores da capital Buenos Aires. 

De acordo com Rocha, o substituto do Agile é parte do investimento de US$ 150 milhões que a GM anunciou em 2011 para a fábrica de Rosário – onde o modelo é produzido. O montante vai permitir a criação de um terceiro turno a partir de 31 de julho desse ano, abrindo 600 novos postos de trabalho e elevando a produção anual a 200 mil unidades. Esse número, segundo Rocha, garante a produção de um veículo global. 

O executivo, porém, não afirmou que esse sucessor planetário representará o fim do Agile – que é um dos modelos de nacionalidade argentina mais exportados da atualidade. O chefão da GM da Argentina limitou-se a confirmar que a reestilização de meia vida do hatch pequeno será feita em 2013 – o que parece sensato, já que a agenda de lançamentos da GM para 2012 (na Argentina e no Brasil) está completamente lotada

Editora Globo
Editora Globo
(Autoesporte)

Mini Roadster parte de R$ 42,4 mil nos EUA


Editora Globo
Mini Roadster desembarca no Brasil ainda no primeiro semestre de 2012, nas três versões disponíveis nos EUA
Mini deu início às vendas do recém-lançado Roadster nos Estados Unidos. O conversível de dois lugares, feito sobre o Coupé, está nas lojas norte-americanas a partir de US$ 24.350 (cerca de R$ 42,4 mil) e chega a US$ 34.500 (R$ 60,1 mil) na versão esportiva top John Cooper Works – os valores não incluem o frete. O pequeno cabriolet é oferecido em três configurações e a estreia no Brasil será no primeiro semestre de 2012. 

Como era de se esperar, o Mini Roadster chega ao mercado norte-americana mais barato que o Cooper Cabrio (a versão conversível do hatch inglês com quatro lugares). Lá, a diferença de preços é ínfima: US$ 600 ou aproximadamente R$ 1.000. As três versões usam o mesmo bloco 1.6 a gasolina, porém as potências mudam. O modelo básico tem 122 cv, o intermediário S (turbo) 184 cv e o JCW (também turbinado), 211 cv de força. 

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Versão intermediária Cooper S custa US$ 27.350 (R$ 47,6 mil) nos EUA e usa o motor 1.6 turbo de 184 cv
Editora Globo
Interior do Roadster segue o padrão dos outros modelos da Mini, com o enorme relógio central do velocímetro

Duster básico some das revendas


Guilber Hidaka
Adversário de Ecosport e Aircross, o Duster é sucesso de vendas e faltam de versões mais básicas nas lojas
O recém-lançado utilitário esportivo Renault Duster tem atingido bons resultados na comparação com seus principais rivais. No total, de acordo com os dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), já foram emplacadas quase 10.500 unidades do modelo. No entanto, os números parecem mostrar que a montadora não estava preparada para uma demanda tão grande. Entramos em contato com mais de uma dezena de concessionárias da marca e em apenas quatro delas é possível comprar os modelos Duster (entrada) ou o Expression, ambos 1.6 16V Flex, à pronta entrega.

Em todas as outras revendas, os interessados devem entrar em uma fila de espera que dura de 15 a até 60 dias, segundo os próprios vendedores. Impulsionado pelas vendas de final de ano, o utilitário compacto chegou a vender 3.876 unidades em novembro, sua melhor marca mensal até agora. Os números chamam ainda mais atenção quando comparados aos registros de emplacamentos dos seus principais concorrentes. O Ford Ecosport, que já está há nove anos no mercado, teve cerca de 2.756 unidades entregues no mesmo mês, enquanto o Citroën Aircross registrou menos de 1.300 vendas. 

Recall: VW Spacefox tem falha nos cintos traseiros

Editora Globo

 
A Volkswagen está convocando os proprietários de 6.731 unidades do Spacefox 2012 para averiguação e possível substituição dos cintos de segurança laterais do banco traseiro. Segundo a marca, microfissuras identificadas nas peças podem podem levar a falha na retenção dos ocupantes dos bancos, afetando sua proteção em colisões dianteiras.
A convocação envolve os veículos ano/modelo 2012 com numeração de chassis de CA 500 000 até CA 521 803, e de C4 017 407 até C4 072 594.
A empresa se comprometeu a enviar correspondências aos proprietários informando sobre a convocação. Para mais informações, a VW ainda oferece a Central de Relacionamento com Clientes pelo telefone 0800 019 5775 e o site oficial www.vw.com.br.

29 de janeiro de 2012

Spin é o provável nome da sucessora de Meriva e Zafira


(Autoesporte)
Editora Globo
A projeção acima, publicada na Autoesporte de dezembro, antecipa como será a futura minivan da Chevrolet
Parece que a General Motors já definiu o nome da futura minivan que substituirá, de uma só vez, Meriva eZafira no meio do ano. Segundo o site Autos Segredos, o modelo – identificado até agora pelas siglas PM5/PM7 – se chamará Spin, nome registrado pela GM no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Ainda de acordo com o site, a fábrica de São Caetano do Sul (SP) já produz as unidades pré-série para os testes finais, o que foi confirmado pelo nosso repórter Ricardo Sant'Anna. 

Conforme Autoesporte antecipou na edição de dezembro (no especial “Espero ou Compro Já?”, da seção “Área Restrita”), a Chevrolet Spin usará a mesma plataforma do recém-lançado sedã Cobalt. Isso significa que, tanto na versão de cinco quanto na de sete lugares, haverá fartura de espaço interno. A intenção da GM é brigar diretamente com a Nissan Livina e a Grand Livina, que seguem o mesmo conceito (aproveitam parte da base do Renault Logan).

Sob o capô, a Spin usará o motor 1.8 Econo.Flex, que é uma atualização do veterano bloco 1.8 de oito válvulas (Flexpower). Esse “novo” propulsor poderá vir acoplado ao câmbio automático de seis marchas do sedã Cruze. E, assim como o Cobalt, a minivan vai usar motor 1.4 Flex de 102 cv de força, combinado a um câmbio manual de cinco marchas, apenas na versão de cinco passageiros. Além das Livinas, a Spin vai brigar com o Citroën C3 Picasso e, futuramente, com a Renault Lodgy.

Fiat lança picape Strada na Itália


Fiat
Na Itália, a picape pequena Strada usará motor diesel já dentro das leis de emissões do Euro 5
Pela primeira vez, o mercado italiano vai receber a Fiat Strada, que começa a ser comercializada na semana que vem no país. O Brasil já conhece bem o modelo – produzido em Betim (MG). Só que para o exigente consumidor europeu, a picape compacta vem com motor mais moderno, o 1.3 litro diesel, já dentro das especificações exigidas pelo Euro 5. Para dar potência ao utilitário, cuja caçamba carrega até 650 kg, a Strada usa o bloco de 96 cv e 20,39 kgfm. O sistema de bloqueio eletrônico E-locker também está disponível na versão top. 

Para a Itália, a picape será oferecida em seis versões: três níveis de equipamento (Working, Trekking e Adventure) e três modelos de carroceria (simples, estendida e dupla). A versão mais simples (Working) sairá por quase R$ 30 mil e a top Adventure (cabine dupla), por cerca de R$ 36 mil – sem os impostos. 

Fiat
Cabine dupla busca atrair motoristas aventureiros e também urbanos
Strada ocupa o segundo lugar entre os veículos comerciais da Fiat no mundo, com 127.800 unidades vendidas – atrás somente da Ducato. No Brasil, o modelo foi o campeão de vendas entre os veículos comerciais leves em 2011 e ficou entre os dez veículos mais vendidos no país. 

Fiat

Veja como anda o Peugeot 308, que estreia em março


 Fabio Aro
Peugeot 308 estreia no Brasil em março; hatch médio vai atrair olhares com traços modernos e tecnologias
O tango "Por una cabeza", imortalizado por Carlos Gardel, não para de tocar na minha cabeça. Mas mal chego a Lobos, a cerca de 100 km da capital Buenos Aires, percebo que uma canção de Edith Piaf teria sido perfeita para a viagem. Na Estância La Candelaria, um castelo de 1894 traz um pouco da França à Argentina – o mesmo que a Peugeot faz ao produzir o novo 308 no país vizinho, de onde ele virá para o Brasil a partir de março. 

A expectativa era de que conhecêssemos o motor 1.6 16V EC5, desenvolvido pela montadora em parceria com a Bosch e feito no Brasil. O propulsor tem taxa de compressão de 12,5:1 e comando variável de válvulas (VVT) na admissão, gera 122 cv com etanol (115 cv na gasolina) e atinge 16,4 kgfm a 4.000 rpm – 80% da força está disponível a 1.500 rpm, garante a marca. Ele conta com a tecnologia FlexStart, que dispensa o tanquinho ao preaquecer o etanol. 

 Fabio Aro
O vinco que surge próximo dos para-lamas dianteiros sobe pelas laterais em diagonal, até tocar as lanternas
 Fabio Aro
Motor 2.0 16V de 151 cv foi o único presente
Mas ficamos só na vontade... Nosso contato foi com o velho conhecido 2.0 16V de 151 cv e 22 kgfm, que garante agilidade ao 308 – apesar de ele ser 128 kg mais pesado que o 307 (1.371 kg). O hatch estava equipado com GPS, mas mesmo com ele seguimos em comboio para percorrer um caminho mais longo até nosso destino. À frente, um 3008 puxava a fila cheio de disposição no trajeto repleto de pedágios. Cada vez que a cancela se abria, iniciava-se uma prova de 0 a 100 km/h para poder alcançá-lo – tarefa que o 308, de quem o crossover empresta a plataforma, cumpriu com facilidade. O motor enchia depressa e garantia boas saídas e retomadas. 

Em diversos pontos, o limite da estrada era de 130 km/h, condição em que o conta-giros ficava na casa de 3.800 rpm. Ainda assim, os barulhos do motor e da rodagem não eram altos. Em relação à suspensão do 408, a do 308passou por alterações, com o objetivo de reduzir ruídos: na traseira, por eixo de torção, o hatch ganhou um suporte superior nos amortecedores. Além disso, passou a contar com bitolas maiores nos dois eixos e supressores de vibração no de trás. Tudo colabora para um comportamento acertado, que dosa boa dinâmica e conforto. 

 Fabio Aro
Suspensão do 308 tem comportamento acertado e colabora para boa dinâmica e ótimo nível de conforto
A versão avaliada tinha câmbio manual de cinco marchas, indisponível no 307 2.0 até agora. Bem escalonado, ele permite trocas precisas e não chia se o motorista precisa fazer reduções bruscas, como ocorreu quando um caminhão resolveu ensaiar passos de tango na minha frente. A direção de respostas diretas também ajudou a desviar do "bailarino". A transmissão automática AT8 de quatro velocidades foi mantida, enquanto uma versão do308 com motor 1.6 turbo está prevista para o segundo semestre. 

Não sei se era a intenção, mas a atmosfera de fins do século 18 destacou a modernidade do hatch – como a luz diurna formada por um feixe de leds que contorna os faróis auxiliares no amplo para-choque dianteiro. O modelo será o primeiro a chegar ao país com esse conjunto de luzes, que se tornou obrigatório na Europa. O capô alto com novos vincos, o logotipo aplicado diretamente na carroceria, os faróis alongados e a lateral limpa dão beleza ao modelo. 

 Fabio Aro
Interior do novo hatch da Peugeot é moderno e traz soluções interessantes, como a tela de LCD retrátil do GPS
As novas linhas acompanham dimensões diferentes em relação às do 307: o 308 ficou 6,5 cm maior, com 4,276 m, e 5 cm mais largo, 1,815 m (com retrovisores). A altura diminuiu 2 cm, para 1,498 m, enquanto o entre-eixos foi mantido (2,608 m). A sensação de bom espaço interno permanece. Os mais altos, porém, vão sentir o teto próximo da cabeça. A vantagem é que no lugar da chapa de aço poderá estar uma ampla área envidraçada, que areja o ambiente. 

O painel redesenhado ficou, literalmente, menos quadrado. Ganhou saídas de ar arredondadas e traços menos sisudos. O plástico empregado em sua construção é agradável ao toque. Os instrumentos estão nos mesmos lugares do 307, mas ganharam novo grafismo e podem ter fundo preto ou branco. 

Editora Globo
Fundo branco dos instrumentos transmite sofisticação; câmbio manual tem cinco marchas e o automático quatro
Entre os itens de segurança, destacam-se os cintos de três pontos e encostos de cabeça para os três assentos traseiros. Além disso, estão à disposição o controle de estabilidade (ESP), tração (ASR) e os freios ABS. O hatch pode vir com até seis airbags. 

Peugeot não definiu as versões e os preços do 308 por aqui. Hoje, o 307 é vendido em três configurações e parte de R$ 53.450 (1.6). Na Argentina, onde já é vendido, os valores do carro são conhecidos: o modelo de entrada de 98.400 pesos para 102.900 pesos. O aumento não deve fugir muito dessa lógica por aqui. Até a chegada dos novos Hyundai i30 (segundo semestre) e Ford Focus (em 2013), esse franco-argentino tem tudo para dar um baile em seu segmento. 

* Viagem a convite da Peugeot  ( Autoesporte)

28 de janeiro de 2012

Aceleramos o Cruze hatch, que estreia em abril


(Autoesporte)
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Chevrolet Cruze hatch já está à venda na Argentina desde o fim de 2011; estreia no Brasil será em abril
Depois de lançar (com sucesso) a versão sedã do Cruze no fim de 2011, a General Motors prepara a chegada da variação hatch, prevista para este início de 2012 – nossa aposta é abril. O modelo vai substituir o Vectra GT, que parou de ser produzido sem deixar muita saudade no consumidor brasileiro. Na Argentina, porém, o hatch já está à venda, importado da Coreia do Sul. E foi lá que aceleramos a novidade.

Uma das chaves do sucesso mundial do sedã Cruze é o bom nível de equipamentos, a qualidade construtiva, o comportamento satisfatório e o conforto elevado para um modelo de médio porte. Agora, o Chevrolet chega em versão hatchback, 9 cm mais curta que o sedã em comprimento, mas com 4 cm a mais de altura na parte onde vão os passageiros traseiros, devido ao caimento suave do teto. 

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Assim como o sedã, o Cruze hatch aposta na boa relação custo/benefício e em uma construção sólida
O desenho é sólido e moderno, digno de representar a General Motors em todo o mundo. As rodas de 17 polegadas da versão LTZ (avaliada) contribuem com o visual arrojado. A generosa distância entre-eixos favorece o espaço, até mesmo no porta-malas, de 413 litros. Um inconveniente é que a borda de carga fica a 72 cm do solo e há um desnível muito grande entre a borda e o assoalho do bagageiro, o que dificulta as operações de carga e descarga. 

No interior pode-se apreciar um estilo inovador, com grande variedade de apliques metálicos na versão topo de linha. Os materiais são de boa qualidade em geral, ainda que certas peças plásticas não transmitam tanta solidez quanto o restante do conjunto. A postura frente ao volante é bastante confortável, já que os pedais têm profundidade correta e o volante pode ser regulado em altura e profundidade. 

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Materiais empregados no painel e ergonomia agradam de modo geral; comandos ficam bem posicionados
Todos os comandos têm bom acesso, e a pegada do volante é digna de nota. Os comandos do console central estão bem distribuídos e têm tamanho adequado, assim como display superior, que traz informações sobre climatização, áudio e configurações. O nível de equipamentos é bom, embora faltem alguns elementos importantes, como porta USB e Bluetooth. O espaço interno é amplo, e sensivelmente mais cômodo no banco de trás. 

O motor usado na Argentina é o mesmo Ecotec 1.8 16V do Cruze brasileiro, mas no país vizinho ele só bebe gasolina, e rende 141 cv. A transmissão automática de seis marchas tem seletor que permite acionamento manual, com trocas suaves. A GM divulga aceleração de 0 a 100 km/h em 11,7 s e velocidade máxima de 186 km/h. Embora sejam bons números, o desempenho nas retomadas deixa um pouco a desejar, pois o torque máximo só aparece em rotações elevadas. No Brasil, a potência chegará a 144 cv com etanol. 

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A suspensão do Cruze hatch privilegia o conforto, mas não compromete a estabilidade, sobretudo em rodovias
Dinamicamente, as leves inclinações nas curvas se devem a um sistema de amortecimento orientado ao conforto. O terreno predileto do Cruze hatch são as rodovias, onde nunca se desconecta o controle de estabilidade. Na cidade, ao contrário, as rodas aro 17 e os pneus de perfil baixo mostram certa aspereza ao passar por imperfeições. 

Os candidatos a brigar com o Cruze hatch são o Ford Focus, o Fiat Bravo, o Hyundai i30 e o futuro Peugeot 308, que chega em março. Mas não espere preço de combate. Quem aguarda um Cruze hatch mais barato que o sedã, é bom não se animar muito. Na argentina, ele custa apenas 2% menos que o três volumes, o que projeta um preço básico de R$ 66.500 no mercado brasileiro. 

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Cruze hatch deve ter preços bem próximos aos do sedã no Brasil; modelo "básico" deve partir de R$ 66.500

Peugeot 208 começa a ser fabricado na França


Peugeot
Uma das mudanças da nova identidade visual da marca é o emblema aplicado sem moldura no capô
O grupo PSA Peugeot Citroën deu a largada na produção do novo Peugeot 208 na linha de produção de Poissy, na França, que recebeu investimentos de 600 milhões de Euros. Estiveram presentes no evento de lançamento industrial o Presidente Mundial do Grupo PSA, Philippe Varin, e o Ministro da Indústria da França, Eric Besson.

Além de ser responsável por inaugurar a nova identidade visual que a montadora busca implementar em todos os seus futuros modelos, o sucessor do 207 é menor, mais leve e recebeu componentes que prometem prejudicar menos o meio-ambiente. Para atender à demanda da América Latina, o 208 será produzido, a partir de 2013, na fábrica de Porto Real (RJ), enquanto os países da Europa Central serão atendidos pela unidade de Trnava, na Eslováquia.

Por enquanto, só é possível ver a novidade pelas fotos divulgadas pela Peugeot, mas o modelo deve ser apresentado no Salão do Automóvel de Genebra já em março e suas vendas na França começam dentro de alguns meses, ainda no primeiro semestre deste ano.

BMW M anuncia inédita preparação com motores diesel


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Apesar da preocupação em poluir menos, modelos não perderam o tradicional desempenho esportivo
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Motor 3.0 diesel é sobrealimentado por três turbos
A divisão esportiva da BMW – conhecida pela letra “M” – anunciou nesta quinta-feira (26) o lançamento de modelos equipados com motor movido a diesel na Europa. Pela primeira vez, um BMW preparado pela M usará motor diesel. O grupo de estreantes é formado pelo sedãM550d XDrive, a perua M550d Touring XDrive e os utilitários esportivos X5 M50d e X6 M50d. E mais: esses quatro modelos estreiam o motor 3.0 litros seis cilindros em linha sobrealimentado por três turboscompressores e dotados de injeção de duto único, que opera em 2.200 bar. 
O resultado dessa combinação são 381 cv de potência (entre 4.000 e 4.400 rpm) e um torque pesado de 75,5 kgfm, liberado por inteiro entre 2.000 a 3.000 rpm. Nos quatro modelos o motor é gerenciado pelo câmbio automático de oito velocidades. As velocidades máximas, como de costume, são limitadas a 250 km/h. E a preparadora da fábrica bávara conseguiu atingir resultados impressionantes: a X5M acelera de 0 a 100 km/h em 5,4 s, a X6M faz em 5,3 s, enquanto a perua M550d Touring faz em 4,9 s e o sedã chega em apenas 4,7 s.
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Velocidade máxima dos modelos M Performance foi limitada pela montadora em "tradicionais" 250 km/h
O objetivo das versões M Performance, como se sabe, não é ser econômico. Mesmo assim os números nesse quesito são excelentes, sobretudo levando em consideração o incrível desempenho. O sedã faz média de 15,9 km/l, a perua faz 15,6 km/l, o X5 faz 13,3 km/l e seu irmão mais velho X6 faz exatos 13 km/l. Os modelos também contam com suspensão a ar de nivelamento automático (somente o sedã não recebeu essa tecnologia), rodas de 19 polegadas (o X6 leva rodas um pouco maiores, de 20 polegadas) e todo o sistema de entretenimento e segurança que são tradicionalmente empregados nos carros de luxo da marca.

Esses quatro novos BMW M foram desenvolvidos já que o diesel emite uma quantidade menor de gás carbônico. Para os brasileiros (endinheirados), porém, a novidade está distante: a montadora alemã confirmou que essas versões não serão importadas para cá.

Fiat planeja lançar versão alongada do 500


Editora Globo
6 centímetros maior, novo 500L mira Citroën C3 Picasso, Ford B-Max e Mini Countryman
Fiat deve anunciar no Salão de Genebra, em março, muitas novidades para o hatch retrô 500. O modelo passará a ter uma versão feita sobre a mesma plataforma do Punto italiano, que terá o entre-eixos maior em cerca de 6 centímetros. Essa nova configuração terá opções para cinco e sete passageiros e, pelo menos provisoriamente, é chamada de 500L (L de “large”, “grande” em português).

A produção da nova variante do Cinquecento será em Kragujevac, na Sérvia, onde a Fiat tem parceria com o governo do país: a montadora detém 67% e o governo, os 33% restantes da fábrica. Ambos investiram cerca de 700 milhões de euros e a meta inicial é montar 40.000 unidades no primeiro ano, chegando a 100.000 unidades nos anos seguintes.

O modelo de 5 lugares deve chegar ao mercado Europeu em julho próximo, enquanto os norte-americanos terão de esperar até o começo de 2013. Já a versão de 7 lugares do 500L deve começar a ser vendida no mercado europeu em setembro e não será exportada aos Estados Unidos, pois os executivos da montadora italiana acreditam que o mercado norte-americano não receberia bem um carro pequeno para 7 pessoas.

A intenção da Fiat é que as novas versões ocupem o espaço que ficará aberto quando a minivan Idea deixar a linha de produção, o que está previsto para acontecer no fim do ano. O 500L, assim, terá como adversários diretos os europeus Citroën C3 PicassoFord B-Max e Mini Countryman.

Haverá ainda cinco opções de motorização: o bloco 1.3 diesel em versões 75 cv ou 95 cv, o 1.4 a gasolina com potências de 77 cv ou 105 cv (dependendo da configuração desejada) e o moderno motor TwinAir de 900 cc a gasolina, com dois cilindros, turbocompressor e 85 cv de força.

AvtoVAZ prepara lançamento do Largus, o Logan russo


Lada
Modelo russo tem a mesma plataforma que o Logan
AvtoVAZ, fabricante russa que produz os modelos da Lada, começa a montar em março o “inédito” Largus, uma multivan que usa a mesma plataforma do Dacia Logan – sedã vendido no Brasil com o escudo da Renault. O desenho externo é quase idêntico ao da versão MPV (Multi-Purpose Vehicle) do sedã da fábrica romena. O modelo virá em três versões de cinco ou de sete lugares e como uma van de carga com cabine dupla. 

As vendas do Largus na Rússia começam em junho, com preços entre 340 mil a 440 mil rublos – algo entre R$ 19,5 mil e 25 mil. No momento, 20 unidades pré-série circulam pelas ruas russas com objetivo de testar sua resistência à corrosão e o desempenho em ambientes com condições climática severas. O lançamento do Largusevidencia uma aproximação entre AvtoVAZ e Renault-Nissan – que tem 25% das ações da fabricante. 

O grupo franco-japonês está de olho na evolução dos negócios da AvtoVAZ no país, que é integrante do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) e um dos que mais crescem em produção e vendas na atualidade. Segundo a Associação das Empresas Europeias (AEB), em 2011 a Rússia teve um aumento de 39% na sua produção de automóveis, chegando a 2,65 milhões de unidades. E a AvtoVAZ foi líder no ranking de vendas. 

Lada

Peugeot anuncia 408 turbo por R$ 81.490


(Autoesporte)
Editora Globo
Peugeot 480 THP (turbo) chega ao mercado brasileiro em março com o preço sugerido de R$ 83.490
O site oficial da Peugeot brasileira já anuncia a nova versão do 408, agora com motor THP (turbo). As unidades ainda não chegaram às lojas, mas o seu valor está confirmado: R$ 81.490. Segundo concessionárias procuradas por Autoesporte, as vendas só começam em março e as reservas ainda não podem ser feitas. O 408 estreou no início de 2010, substituindo o 307 Sedan, que não fez sucesso no Brasil. 

Com o acabamento Griffe, o 408 turbo usa o mesmo conjunto motor/câmbio que o crossover Peugeot 3008. O bloco 1.6 litro tem injeção direta de combustível e produz 165 cv e um torque de 24,5 mkgf, acoplado ao câmbio automático sequencial de seis marchas. Segundo a Peugeot, o sedã tem velocidade máxima de 213 km/h e acelera de zero a 100 km/h em 8,3 segundos. 

25 de janeiro de 2012

Kia começa a vender o Sportage flex


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Versão flex do crossover Sportage já está nas revendas brasileiras da Kia Motors a partir de R$ 90.900
Kia Motors do Brasil já comercializa o crossover médio Sportage com motorização flex no país. O bloco 2.0 litros de quatro cilindros que empurra o utilitário agora produz 169 cv de potência com gasolina, e ganhou 12 cv com etanol, passando a gerar máxima de 181 cv. A atualização na mecânica também contemplou a caixa de câmbio manual, que passa a ter seis marchas em vez de cinco – a transmissão automática já tinha seis marchas. 

Outra novidade interessante no Sportage é a troca da direção hidráulica pela elétrica, que é mais eficiente e passa a vir de fábrica em todas as versões. E a configuração top de linha do crossover agora exibe filetes de leds (diodos luminosos) na base dos faróis. Os preços sugeridos do novo Sportage flex vão de R$ 90.900 a R$ 113.400. O utilitário é o terceiro modelo com motor flex da montadora sul-coreana, ao lado de Picanto e Soul

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Fiesta RoCam começa 2012 com novos equipamentos


Ford
1.6 vem com ar condicionado e direção hidráulica por R$ 33.900
Depois do lançamento da versão hatch do Fiesta Rocam, em outubro de 2011, a Ford traz mais novidades para este ano. Novos itens de série foram implementados: alarme, travamento automático a 15 km/h e travas elétricas e do porta-malas. Assim, o modelo passa a contar com mais equipamentos já na versão básica, que sai a partir de R$ 26.900 para o hatch e por R$ 28.900 para o sedã.
Já como opções extras, o consumidor mais exigente pode adquirir ar condicionado e direção hidráulica na versão 1.6 a partir de R$ 33.900 (hatch) e R$ 35.900 (sedã). Além disso, também é possível dar um upgrade no veículo com airbags duplos e freios ABS.

Polícia de Berlim adota eco-frota


Toyota
Fluence Z.E., Kangoo Z.E., i-MiEV e Prius são os modelos que integram a primeira eco-frota da polícia de Berlim
A polícia de Berlim, na Alemanha, está dando início ao projeto conhecido como “Iniciativa 120”, que tem como objetivo reduzir o impacto ambiental de seu trabalho nas ruas. A meta final é que as emissões não ultrapassem 120 g/km, e um dos passos mais importantes para que o projeto se concretize é a adoção de 11 viaturas com baixa emissão de gases poluentes.

Foram escolhidos diversos modelos para integrarem a primeira frota, tais como Opel AmperaRenault Fluence sedan Z.E., Kangoo Van Z.E. e Mitsubishi i-MiEV. Além desses modelos, uma frota inicial de três Prius está sendo oferecida pela Toyota para que a polícia alemã teste o modelo.
Não há dúvidas quanto as boas intenções da “Iniciativa 120” da polícia alemã – já que vivemos em um mundo em que cada vez mais o impacto ambiental deve ser evitado -, mas será que os moradores de Berlim vão se sentir protegidos com viaturas limitadas pelo desempenho de motores híbridos?

Golf e Polo são os campeões europeus


Volkswagen
Golf continua na liderança pelo quarto ano consecutivo e deve ter sua sétima geração apresentada em Paris
Pelo quarto ano consecutivo, o título de carro mais vendido da Europa ficou com o Volkswagen Golf, que vendeu 484.547 unidades, seguido por outro modelo da mesma montadora, o Polo – com 356.490 veículos vendidos. A fábrica alemã manteve-se no topo da lista, apesar de queda de 2% nas vendas de 2011 na comparação com 2010.

Ainda no ranking, encontram-se carros como Ford (New) Fiesta, que atingiu a marca de 348.465 unidades, o Opel Corsa (313.325) e o Renault Clio (294.712) – estes dois últimos em gerações à frente dos similares brasileiros de Chevrolet e Renault.

A missão de manter a Volkswagen no topo das vendas será repassada à sétima geração doGolf, que deve ser revelada no Salão de Paris, em setembro. No Brasil, o hatch médio ainda permanece na quarta geração, mas há grandes chances de a sétima geração ser fabricada no México – o que traria o novo Golf ao mercado brasileiro.
Volkswagen
VW Polo foi eleito o Carro do Ano na Europa em 2010 e foi o segundo mais vendido do continente em 2011

Renault faz recall de Logan e Sandero


Editora Globo
Renault Sandero poderá ter caixa de direção hidráulica substituída
A Renault do Brasil divulgou nesta terça-feira (24) um comunicado de recall para 10.578 unidades dos modelos Logan e Sandero – incluindo a versão aventureira Stepway doSandero. Segundo a a filial brasileira da montadora, foi detectado um problema na caixa de direção. Em casos extremos, a direção pode travar, causando acidentes.
Para reparar o defeito, a Renault solicita que os proprietários levem seus veículos nas revendas autorizadas para verificação da caixa. Se necessário, a fabricante propõe a troca do componente.
Para mais informações, a empresa oferece o Serviço de Atendimento ao Cliente 0800 555 615 (ligação gratuita) e o email sac.brasil@renault.com, além do site www.renault.com.br.
Confira as numerações de chassis envolvidas:
Renault Sandero 2012
Final de Chassis: CJ840383 a CJ932550
Renault Sandero Stepway 2012 
Final de Chassis: CJ856414 a CJ917170 
Renault Logan 2012 
Final de Chassis: CJ893124 a CJ 937030 
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Renault Logan modelo 2012 está envolvido no recall