31 de agosto de 2011

Especial AMG: o lado mais brutal da Mercedes-Benz


Editora Globo
AMG tem 44 anos de existência e o cupê SLS (acima) é o primeiro carro 100% desenvolvido pela marca
Um homem, um motor – e não estamos falando de qualquer motorzinho a gasolina! Todos os carros a seguir usam poderosos motores V8 com cavalaria pesada. É regra da AMG, a divisão esportiva da Mercedes-Benz. Cada modelo preparado em suas “oficinas” carrega um propulsor com placa e assinatura do engenheiro responsável. Em outras palavras, os blocos são cuidados a mão, quase artesanais. E vão muito além do motor em si: estamos falando de verdadeiros predadores de asfalto! Isso pode parecer marketing, mas é real.

A AMG tem apenas 44 anos de existência. Foi fundada em meados de 1967 por dois ex-engenheiros daMercedes-Benz, Hans Werner Aufrecht e Erhard Melcher, na cidade natal de Melcher, Grosspach. A sigla do nome vem das iniciais de Aufrecht e Melcher e da pacata Grosspach. Oficialmente, a AMG só passou a integrar o grupo Daimler (dono da Mercedes-Benz) em 1999, quando a empresa adquiriu 51% das ações da preparadora – que passou ser designada Mercedes-AMG. E em 2006, a divisão tornou-se uma marca.

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Traseira do CLS é moderna e tem linha fluidas
Antes disso, porém, veio o primeiro projeto reconhecido da AMG sobre um Mercedes-Benz. Foi o C 36, lançado em 1995 sobre o sedã Classe C. A divisão apimentou o motor 3.6 litros seis-cilindros para gerar 280 cv – a máxima já era limitada em 250 km/h. Mas isso foi só o começo. Em 2009, a Mercedes revelou o superesportivoSLS, primeiro veículo totalmente desenvolvido pela AMG. Para celebrar essa parceria, a filial brasileira promoveu oAMG Performance Tour. E Autoesporte foi conferir seis modelos na pista.

Destes, o maior destaque é o novíssimo CLS, lançado mundialmente no fim de 2010 e anunciado no Brasil em fevereiro desse ano. Por enquanto, o cupê grande de quatro portas vem apenas na versão 63 AMG, equipada com um violento motor 5.5 V8 biturbo a gasolina de 557 cv de potência e um torque visceral de 81,5 kgfm, liberado dos 2.000 aos 4.500 giros. Confira abaixo como foi esse passeio pelo sinuoso e estreito traçado do circuito da fazenda Capuava, em Indaiatuba (SP), onde nos aguardavam os AMG!

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Cupê-conversível ainda tem visual inspirado no SLR McLaren, superesportivo que antecedeu o SLS AMG (2010)
Mercedes-Benz SLK 55 AMG – A nova geração do SLK estreia agora em meados de setembro, no Salão de Frankfurt (Alemanha). E o cupê-conversível já aparecerá na variante mais agressiva, a 55 AMG. Ainda não há uma data definida para o seu desembarque no Brasil – o modelo deve chegar no início de 2012. Mesmo assim, fomos passear novamente a bordo do menor esportivo Mercedes-Benz preparado pela AMG. Aqui, a receita tem um tempero a mais: o SLK é pequeno e muito ágil. O cupê-conversível naturalmente convida o motorista a uma “tocada” mais lúdica, quase como em um kart. Só que sob o capô há um motor 5.4 V8 capaz de gerar 360 cv, acoplado a um câmbio de sete marchas. Segundo a fábrica, bastam 4,9 segundos para arrancar de zero a 100 km/h. O SLK 55 AMG ainda traz uma vasta lista de série.

FICHA TÉCNICA
Motor: dianteiro, longitudinal, oito cilindros em “V”, gasolina
Cilindrada: 5.439 cm3
Potência: 360 cv a 5.740 rpm
Torque: 52 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: Automático sequencial de sete marchas (AMG)
Medidas: 4,1 metros (comprimento); 2,01 metro (largura); 1,28 metro (altura); 2,43 metros (entre-eixos)

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Versão do Classe C turbinada pela AMG será mostrada em breve, com o mesmo desenho do recente face-lift
Mercedes-Benz C 63 AMG – O mais clássico dos AMGs, o C 63 também é o que mais gosta de dançar. Dos modelos da preparadora testados, o sedã superesportivo alemão é um dos que mais oferece diversão ao volante – principalmente se a ideia for fazer do autódromo uma discoteca! Nas curvas mais fechadas, sente-se claramente o controle eletrônico de estabilidade atuar. E não é porque o motorista está alvoroçado demais: são 487 cv de força e um torque feroz de 61,2 kgfm despejados sobre as rodas traseiras.

FICHA TÉCNICA
Motor: Dianteiro, longitudinal, oito cilindros em “V”, gasolina
Cilindrada: 6.208 cm3
Potência: 487 cv a 6.800 rpm
Torque: 61,2 kgfm a 5.000 rpm
Câmbio: Automático sequencial de sete marchas (AMG)
Medidas: 4,72 metros (comprimento); 2.02 metros (largura); 1,44 metro (altura); 2,76 metros (entre-eixos)

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As quatro saídas de escape na base do para-choques são marca registrada da versão modificada pela AMG
Mercedes-Benz E 63 AMG – O sedã médio-grande de luxo é um dos modelos mais bem-sucedidos da história da Mercedes-Benz. E nesta versão apimentada pela AMG, esse acerto do carro fica ainda mais evidente. Apesar de toda a brutalidade do motor 6.2 V8 de 525 cv, o E 63 AMG é agressivo sem perder o balanço e a precisão dos movimentos. Há muita energia para produzir arrancadas de tirar o fôlego. Ao mesmo tempo, o comportamento dinâmico nas manobras é de uma perfeição espantosa. O sedã faz o motorista se sentir um verdadeiro piloto, pois permite uma condução extremamente arrojada sem dar qualquer susto. A neutralidade nas manobras é seu ponto forte.

FICHA TÉCNICA
Motor: Dianteiro, longitudinal, oito cilindros em “V”, gasolina
Cilindrada: 6.208 cm3
Potência: 525 cv a 6.800 rpm
Torque: 64,2 kgfm a 5.200 rpm
Câmbio: Automático sequencial de sete marchas (AMG)
Medidas: 4,88 metros (comprimento), 2,07 metros (largura); 1,44 metro (altura); 2,87 metros (entre-eixos)

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Um dos modelo mais novos da Mercedes, o CLS 63 AMG já exibe os traços da identidade visual recente da marca
Mercedes-Benz CLS 63 AMG – Principal lançamento da Mercedes no primeiro semestre do ano, a nova geração do CLS é imponente, muito precisa e dona do visual mais moderno na gama da marca. O modelo é também um dos AMG com maior potência sob o capô. Na prática, o cupê de quatro portas tem uma aceleração incrível e assustadora. Ele não apenas arremessa o corpo do motorista e dos passageiros contra os encostos dos bancos, como produz um ronco grave altamente estimulante. Seu poder de fogo é tamanho que, nas manobras, é preciso mais cuidado que com o E 63 AMG. Por dentro, o CLS também é um dos carros mais modernos e refinados da marca. Um dos destaques é o volante recortado e de encaixe esportivo. A caixa de câmbio, como em quase todos os AMG testados, oferece quatro modos de condução (Conforto, Sport, Sport Plus e Manual). E oCLS que vem ao Brasil ainda tem o pacote Performance, que adiciona 30 cv ao motorzão 5.5 V8 biturbo.

FICHA TÉCNICA
Motor: Dianteiro, longitudinal, oito cilindros em “V”, biturbo, gasolina
Cilindrada: 5.461 cm3
Potência: 557 cv entre 5.250 rpm e 5.750 rpm
Torque: 81,5 kgfm entre 2.000 rpm e 4.500 rpm
Câmbio: Automático sequencial de sete marchas (AMG)
Medidas: 4,99 metros (comprimento), 2,07 metros (largura); 1,40 metro (altura); 2,87 metros (entre-eixos)

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Sedã topo de linha da Mercedes-Benz é agressivo na versão AMG, mas privilegia declaradamente o conforto
Mercedes-Benz S 63 AMG – Estamos falando do sedã topo de linha da Mercedes. O Classe S é enorme, mede 5,12 metros de comprimento. Sua proposta está claramente voltada ao conforto e, em grande parte dos casos, o proprietário sequer dirige o modelo: quem fica atrás do volante é o motorista particular. Mas nesta versão preparada pela AMG, há 571 cv de potência e um torque colossal de 91,7 kgfm, liberado por inteiro entre 2.250 rpm e 3.750 giros. E a tecnologia embarcada é de cair o queixo. A alavanca do câmbio fica no volante e há uma infinidade de botões. O quadro de instrumentos é inteiro reproduzido em uma tela de cristal líquido e os bancos tem múltiplos ajustes adaptativos. Bolsas de ar inflam nas curvas para apoiar melhor o corpo. Contudo, dos carros da AMG testados, o S 63 é o mais sereno. Apesar da energia, não é um carro para as pistas.

FICHA TÉCNICA
Motor: Dianteiro, longitudinal, oito cilindros em “V”, biturbo, gasolina
Cilindrada: 5.461 cm3
Potência: 571 cv a 5.500 rpm
Torque: 91,7 kgfm entre 2.250 rpm e 3.750 rpm
Câmbio: Automático sequencial de sete marchas (AMG)
Medidas: 5,12 metros (comprimento), 2,12 metros (largura); 1,48 metro (altura); 3,16 metros (entre-eixos)


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Agressivo de todos os ângulos, o SLS AMG é o superesportivo mais feroz da divisão esportiva da Mercedes
Mercedes-Benz SLS AMG – Um dos superesportivos mais cobiçados da atualidade, o SLS já impressiona pelo visual. Baixinho (1,26 metro de altura apenas) e largo (2,08 m), o modelo tem as famosas portas que se abrem para cima, no estilo asa de gaivota. Mas dos carros da AMG, o cupê é o que mais oferece desempenho. E não em força, especificamente: o motor 6.2 V8 aspirado a gasolina produz 571 cv e 66,2 kgfm aos 4.750 giros – o torque é bem menor que no CLS 63 e no S 63, por exemplo. Só que o cupê foi projetado para entregar o máximo de esportividade e precisão ao volante. Por isso, o SLS é (sem dúvida) o AMG mais incrível de dirigir. O modelo faz curvas com extrema precisão e é até um tanto arisco – é preciso ser muito habilidoso para desligar os controles de estabilidade e tração. O ronco encorpado do motor também é uma atração à parte.

FICHA TÉCNICA
Motor: Dianteiro, longitudinal, oito cilindros em “V”, gasolina 
Cilindrada: 6.208 cm
Potência: 571 cv a 6.800 rpm
Torque: 66,2 kgfm a 4.750 rpm
Câmbio: Automático sequencial de sete marchas (AMG)
Medidas: 4,64 metros (comprimento), 2,08 metros (largura); 1,26 metro (altura); 2,68 metros (entre-eixos) 




fonte: autoesporte.com.br

Land Rover mostra conceito do novo Defender


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Visto de frente, o DC100 lembra o Freelander, mas utilitário terá missão bem mais difícil de suceder o Defender
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Land Rover Defender é produzido desde 1948
A Land Rover divulgou nesta quarta-feira (31) as primeiras imagens do protótipo DC100, cotado para substituir o tradicional jipão Defender, produzido desde 1948. O estudo – que aparece em seu habitat natural, no meio do mato – será revelado em duas semanas, no Salão de Frankfurt (Alemanha). Segundo a fábrica britânica, oDefender sairá de linha em 2015, pouco antes de completar 70 anos de idade.

De acordo com a montadora, o DC100 é a interpretação moderna do Defender. Apesar de não haver muita semelhança entre os modelos, há elementos no protótipo claramente inspirados no clássico jipão da marca. O chefe de design da Land Rover, Gerry McGovern, responsável pelo visual do estudo, disse que “criar o sucessor doDefender é um dos maiores desafios do design automotivo”. Vendo o jipão clássico, parece que Gerry tem razão.
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De perfil, o DC100 exibe alguns elementos presentes no Defender; o mais perceptível deles é o formato do teto

Space se veste de Cross por R$ 57.990


VW
Space Cross sairá a partir de R$ 57.990, com trio elétrico, air bag duplo, direção hidráulica e freios ABS
Gosta da perua SpaceFox, mas estava com dó de coloca-la na lama? A chegada da Space Cross pode ser uma boa motivação. A Volkswagen lança a versão aventureira da perua, disponível a partir de R$ 57.990, equipada com o motor 1.6 VHT de 104 cv de potência e uma boa dose de equipamentos. Traz como itens de série trio elétrico, ar-condicionado, airbag duplo e freios ABS. 

Outra novidade da perua é a opção com câmbio automatizado I-Motion, indisponível para o irmão CrossFox, a partir de R$ 60.690. Mas o forte mesmo está no visual, muito parecido com o do hatch. A dianteira é a mesma, sem tirar ou por, diferente da traseira, que tem desenho ligeiramente diferente, sem contar a ausência do estepe na tampa traseira.

VW
Perua terá 200 unidades produzidas com a cor vermelho Apple
A perua preferiu ser mais discreta e ousou apenas na cor de lançamento: vermelho Apple. As rodas aro 15 ganharam a pintura na cor cinza, além de pneus 205/55. Eles elevaram a altura da perua, assim como a suspensão. Segundo a Volkswagen, a Space ficou 33 mm mais alta na dianteira e 35 mm na traseira. 

A mudança não influencia no comportamento dinâmico da Space, que apesar da suspensão mais alta, tem a estabilidade mantida por conta dos pneus mais largos. As retomadas do motor parecem mais lentas na versão aventureira, talvez por conta da mesma relação de marcha da versão convencional e o adicional de 41 kg. 

O torque de até 15,6 kgfm (etanol) não garante arrancadas tão inspiradas como a da concorrente Palio Weekend Adventure 1.8, mas embalada a perua se mostra boa para o circuito urbano e na estrada. Segundo a VW, o modelo chega aos 100 km/h em 11,5 s utilizando etanol, e transporta até 430 litros de bagagem. Quer saber o resultado do nosso tira-teima? Então confira o teste completo na revista Autoesporte de setembro, à venda nas bancas e também no iPad.

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Abarth cria versões de competição de 500 e Punto


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O 695 Competizion é equipado com motor 1.4 litros de 16 válvulas com 180 cavalos de potência
A Abarth, preparadora oficial do Grupo Fiat, marcará presença no Salão de Frankfurt com três novidades. Entre elas, está o 695 Competizione, inspirado no 500 Abarth Assetto Corsa, com exterior e interior totalmente adaptados para torná-lo um carro de competição. Para que o modelo ficasse com as características de um carro de corrida, foi retirada a fileira de bancos traseiros e colocado um santoantônio – tipo de proteção – no lugar. 

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Interior do 695 possui padrão de carros de competição
Esta série especial também é equipada com faróis de xenônio, com funções de médios e máximos para a emissão de luz e opções para todas as condições meteorológicas. O motor é 1.4 litros de 16 válvulas e desenvolve 180 cavalos de potência. A troca de marchas é feita por borboletas posicionadas atrás do volante e os freios são da Brembo, assim como os da edição Ferrari.
Punto SuperSport também será apresentado pelaAbarth no Salão, em setembro. Alimentado por um motor 1.4 que desenvolve 180 cavalos a 5.750 rpm e com 27,5 kgfm de torque máximo a 2.500 rpm, o carro atinge uma velocidade máxima de mais de 216 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos. O interior tem bancos, volante e outros detalhes revestidos em couro preto com costura vermelha e amarela. Os encostos são na cor preto brilhante.
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Punto SuperSport atinge velocidade máxima de mais de 216 km/h
Já o Abarth 500 Cabrio Italia é um tributo ao 150º aniversário da unificação italiana. Serão produzidos 150 modelos com motor 1.4 que oferece 160 cavalos de potência e torque máximo de 23,4 kgfm a 3.000 rpm no modo Sport . A velocidade máxima é de 211 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 7,4 segundos.
Segundo a Abarth, os carros mostram ao público três novas especialidades que enfatizam os valores da marca: esportividade e estilo italiano no novo 500 Abarth Italia Cabrio, patrimônio com o novo Punto Super Sport, e espírito de corrida no 695 Competizione.

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Cabrio Italia também será apresentado pela Abarth no Salão de Frankfurt

30 de agosto de 2011

Honda CR-V tem descontos de até R$ 16 mil


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O CR-V 2011 tem descontos devido ao maior volume de unidades importadas do México e novo modelo que vai chegar
Honda CR-V está com desconto nas lojas. O modelo 4x2 pode ser encontrado por até R$ 2 mil mais barato, enquanto o desconto do modelo 4x4 pode chegar a mais de R$ 16 mil. Segundo a montadora, o preço é fruto do maior volume de unidades importadas do México. Porém, a versão 2012 do utilitário esportivo está prestes a ser lançada nos Estados Unidos, e deve chegar ao mercado brasileiro no início do próximo ano (clique aqui para ler mais). Assim, a marca se movimenta para manter a competitividade do modelo. Desde janeiro, foram emplacadas 8.749 mil unidades do CR-V.

Autoesporte apurou nas concessionárias da marca os valores das duas versões. A média encontrada para o modelo top de linha 4x4 foi de R$ 93.616. Enquanto a tabela registra R$ 99.880, os preços variaram de R$ 83.500 para R$ 99.900, em diferentes pacotes. Já a versão 4x2 teve média de preço de R$ 83.860, enquanto o valor oficial indica R$ 85.700. Os preços variaram entre R$ 82.000 e R$ 85.700 nas lojas.

Town & Country 2012 chega por R$ 173.900


Chrysler
Novo desenho das lanternas e grade são destaques novos na dianteira, inspirados no 300C
A nova linha da Chrysler Town & Country começa a ser vendida esta semana no Brasil. O modelo 2012 da minivan passou por um facelift e ganhou um novo motor, o Pentastar 3.6 V6 a gasolina de 35,9 kgfm de torque 283 cv de potência – 8 cv a mais que o modelo 2011. O preço sugerido de R$ 173.900, e se mantém é igual a versão que estava no mercado.
O design da Town & Country foi apresentado em 1989 e sofreu pequenas alterações no decorrer do tempo. Entre as novidades da versão 2012, estão a grade inspirada no Chrysler 300C, o novo desenho de capô e faróis e a inclusão da logomarca redesenhada. Com 5,15 m de comprimento, 1,99 m de largura, 1,72 m de altura e 3,08 m de entre-eixos, a van oferece espaço para sete ocupantes.
Chrysler
Espaço é valorizado com sistema de rebatimento de bancos inteligente
O modelo conta com bancos em couro, duas telas de DVD no teto para os ocupantes das segunda e terceira fileiras de bancos, ar-condicionado com ajuste independente para os passageiros, sistema de rebatimento de bancos inteligente. O carro ainda conta com transmissão automática de seis velocidades, sistema de entreteniment MyGIG com touch screen, volante multifuncional, navegação e telefone viva-voz, airbag frontal e de cortina, controle de estabilidade e assistência de frenagem.
Chrysler
Town & Country 2012 tem sistema de entretenimento MyGIG, com disco rígido de 30 gb e touch screen

Peugeot mostra o futurista HX1 Concept


Editora Globo
O HX1 parece uma perua futurista, mas bancos traseiros são retráteis como em uma van; rodas lembram turbinas
A Peugeot revelou nesta segunda-feira (29) as primeiras imagens e informações sobre o HX1 Concept, uma proposta de veículo multiuso do futuro. Pelas linhas e medidas, o estudo mais parece uma perua de filme de ficção científica – são longos 4,95 metros de comprimento, por 1,99 metro de largura e baixos 1,37 metro de altura. Mas a Peugeot associa sigla MPV (Multi-Purpose Vehicle), para indicar sua alta versatilidade.

Segundo a marca francesa, o HX1 é “malevável” pode se transformar, por exemplo, em uma van, com o rebatimento completo dos dois assentos traseiros (individuais). Ao mesmo tempo, o protótipo tem sua aura familiar, com farto espaço interno para os quatro ocupantes. E como não poderia deixar de ser, o modelo tem sua dose de sustentabilidade, com o uso de tecnologia híbrida para poluir menos o meio ambiente.

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Desenho frontal mostra faróis bem afiados e adianta um pouco como serão os modelos da Peugeot no futuro
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Interior futurista é típico de carros-conceito
O HX1 Concept usa o sistema Hybrid4, já mostrado no crossover 3008 e na perua 508 RXH – que também fará sua estreia no Salão de Frankfurt (Alemanha), em setembro. O motor 2.2 HDi (diesel) produz 204 cv de potência em despeja sua energia sobre o eixo dianteiro, enquanto um bloco elétrico de 95 cv traciona as rodas traseiras. Combinados, os motores geram potência de 299 cv e prometem um consumo médio superior a 31 km/l.

Ainda de acordo com a Peugeot, o HX1 tem autonomia para percorrer até 30 km no modo 100% elétrico. E suas baterias de íon de lítio podem ser recarregadas em tomadas de 200 volts (modo “plug-in”). A montadora francesa, porém, buscou reforçar a esportividade da perua futurista. O conceito exibe saias laterais, enormes saídas de escape e um aerofólio retrátil no alto da tampa traseira, que emerge quando o modelo atinge os 100 km/h.

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Saídas de ar enormes e lanternas se destacam; no alto, aerofólio retrátil emerge após ultrapassar os 100 km/h
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Portas se abrem para cima e simetricamente opostas, para facilitar o acesso; bancos traseiros são retráteis

Fiat revela Panda antes de Frankfurt e novo punto


Fiat
Fiat Panda ganhou ares de Uno para ganhar fôlego no mercado europeu
Parece, mas não é o nosso Fiat Uno, mas a nova geração do Panda, compacto da Fiat voltado ao mercado europeu. O modelo que também tinha linhas quadradas anteriormente, recebeu uma atualização visual que o deixa bem parecido com o nosso popular. A apresentação está marcada para o Salão de Frankfurt, que acontece em setembro, mas as primeiras imagens foram divulgadas nessa segunda-feira (30).

Para-choques e para-lamas lembram muito o Uno nacional, mas o modelo é maior e será mais bem equipado para atender aos anseios dos europeus. Segundo a marca, porta-malas e espaço interno estão maiores em relação à geração anterior. Ele sairá de fábrica com o motor Twinair de dois cilindros e 65 cv, uma versão com o mesmo motor, mas turbo de 85 cv, além de um 1.2 quatro cilindros de 69 cv. Espera-se ainda uma versãoAbarth num futuro próximo, com mais de 100 cv.
Fiat
Para-choque traseiro e para-lamas lembram muito as peças usadas no Uno
Dentre os itens de segurança, o novo Panda trará um sistema que detecta um possível acidente quando o modelo está a menos de 30 km/h. No mesmo pacote de lançamentos para Frankfurt, a Fiat mostrará o novoPunto 2012, que ganhou uma mudança discreta: para-choques pintados na cor da carroceria em toda sua extensão. A principal novidade do hatch, porém, está na adoção do motor Twinair turbo de 85 cv.
Fiat
Fiat Punto europeu passa a ter o para-choque inteiro na cor da carroceria e adota motor de dois cilindros