22 de março de 2012

Vazam fotos da Ferrari SP12 EPO


Editora Globo
Unidade seria do cantor Eric Clapton
A nova Ferrari SP12 EPO está sendo mantida em muito segredo até seu lançamento, no fim do ano. Mas o estúdio fotográfico MPSPhotography flagrou o superesportivo baseado na 458 Itália, que tem como principais características o novo desenho de para-choque, traseira e grade frontal – o que nos faz lembrar a Ferrari 512 BB, fabricada no final da década de 1970. 

Supostamente, a unidade flagrada foi produzida para o cantor e guitarrista Eric Clapton, que queria que seu “cavalinho rampante” viesse com motor de doze cilindros. A Ferrari teria avisado que esta escolha não seria viável. Mas rumores dizem que o músico britânico não precisa chorar: há a possibilidade do SP12 EPO ser equipado com um motor 4.5 de oito cilindros que produz poderosos 570 cavalos e tem um torque de 55 kgfm.

Editora Globo

Mercedes GLK é reestilizado e traz sete opções de motor


Editora Globo
A grade frontal já vem com a nova "cara" da Merdedes: estrela central e duas lâminas cromadas
Mercedes-Benz divulgou, hoje, as fotos e as informações oficiais do novo GLK. O utilitário estreará no Salão de Nova York (EUA), em abril, com novidades no design, no sistema de segurança e nas opções de motor. Desta vez, serão oferecidos sete tipos de motor. Além disso, o consumidor pode escolher entre sistemas de tração 4x2 ou 4x4. 

A reestilização trouxe uma aparência mais dinâmica: linhas retas contrastam com superfícies mais suaves que deixam o utilitário com um aspecto parecido aos do sedã da marca. No seu interior, as saídas do ar-condicionado passaram a ser redondas (como as do Classe A) e, pela primeira vez, o GLK vem com bancos esportivos. O painel recebeu detalhes em prata e um acabamento revestido de madeira. Já o câmbio automático de sete velocidades (7G Tronic) foi realocado para trás do volante e possui sistema econômico Stop/Start. 

Editora Globo
As vendas começam em agosto, nos EUA
Editora Globo 
A opção a diesel mais simples é oferecida por 36.235 euros (cerca de R$ 87.284), e traz motor 2.1 200 CDI que produz 145 cv e consumo de até 16 km/l. Segundo a marca, o 2.1 250 BlueTEC 4Matic, de quatro cilindros, é o motor a diesel mais potente do mercado: ele produz 207 cv (com 51 kgfm de torque) que alcançam de 0 a 100 km/h em oito segundos e atinge uma velocidade máxima de 210 km/h. As alternativas mais fortes são os dois motores de seis cilindros: o 350 CDI 3.0, a diesel, com 269 cv e 63 kgfm; e o 350 4Matic BlueEfficiency, que roda a gasolina e produz 310 cv com um torque de 38 kgfm. Esta é a versão mais cara; 50.099 euros (R$ 122.824). 

Para reforçar a segurança dos ocupantes, a Mercedes investiu em tecnologia. Há os sistemas Active Lane Keeping Assist, que alerta caso haja mudança de faixa involuntária, e o Pre-Safe, que tem como uma das funções apertar os cintos quando há iminência de acidente. Além disso, o utilitário possui câmeras nas extremidades e nos retrovisores que dão uma visão de 360º graus ao motorista. 

Confira o vídeo oficial do GLK 2012, que estará à venda, nos EUA, em agosto. 




Editora Globo

Chevrolet Agile Wi-Fi: carro com internet?



 
Nesses tempos tão conectados, a palavrinha Wi-Fi é quase mágica. Vejam o caso do Chevrolet Agile. Em novembro de 2011, a General Motors do Brasil lançou uma série limitada do hatch compacto com a famosa sigla – que indica existência de sinal de internet disponível. Pois bem, apenas 1.000 foram oferecidas, volume que se esgotou rapidamente. Nos carros (ao menos entre os nacionais), conexão com a rede mundial de computadores ainda é coisa rara, do futuro. Isso explica o sucesso comercial da versão.
Mas, afinal, como funciona o Agile Wi-Fi? Pois é, de início, toda a equipe de Autoesporte pensou que a internet fosse provida pelo carro – por meio do sistema de som ou algum recurso/equipamento embarcado. Enfim, quando o modelo chegou à redação, nosso piloto de testes, o Silvestre (carinhosamente chamado de Careca) me entregou a chave e um envelope pardo estufado. “Mas o que é isso?!”, perguntei espantado. “O pessoal da GM disse que é o equipamento que faz a conexão a internet”, ele respondeu.

Série Agile Wi-Fi não tem diferenciais de visual nem de mecânica em relação ao modelo convencional
Abri o envelope e... Bingo! Havia um “guia rápido” e um pequeno aparelho, semelhante a um modem 3G portátil, desses que são vendidos pelas companhias de telefonia móvel. Após rápida leitura do guia, descobri como ligava o aparelho, mas na minha cabeça o carro seria necessário para estabelecer uma conexão. Assim, saí a caminho do estacionamento para, enfim, “me conectar”. Já dentro do carro, espetei o cabo USB no som e... Nada! Minutos depois, fim do mistério: o modem não precisa do carro.
Alguns aqui podem evocar o místico detetive britânico Sherlock Holmes e refutar: “elementar, meu caro Watson!”. Mas a sigla Wi-Fi – fixada nas colunas traseiras – sugere que o Agile oferece conexão de internet a bordo, quando, na verdade, a versão é apenas o fruto de uma parceria entre GM e a TIM, gigante da telefonia móvel. O que disponibiliza o sinal para navegar na grande rede é o próprio modem, que é um roteador de bolso equipado com um chip 3G da TIM. O serviço, no Agile Wi-Fi, é gratuito por um ano.
Série é identificada por selo Wi-Fi na coluna traseira
Após esse período, os proprietários da série limitada terão de pagar assinatura para ter o acesso à internet noAgile. A GM do Brasil não soube dizer quanto custará o serviço, uma vez que o vínculo com entre a montadora e a TIM termina após os 12 meses. Ou seja, na prática, a série Wi-Fi foi um pacote de conectividade, vendido a R$ 200. Esse “opcional”, disponível somente na versão top LTZ, incluía o “roteador de bolso” com o chip da TIM. Detalhe: o equipamento pode ser levado a qualquer lugar, independente do carro.
Aparelho que fornece sinal de internet é portátil e pode ser usado fora do Agile
De acordo com o “guia rápido”, o modem/roteador emite sinal de internet que pode ser usado por até cinco aparelhos simultaneamente. E, claro, para a segurança do pequeno grupo há uma senha de acesso. Após a experiência, contei todo o “esquema” para a turma da revista. E todos se decepcionaram, esperavam algo mais. De qualquer forma, não há como negar: entre os nacionais (e mesmo entre os importados), o Agile Wi-Fi tem seu valor. A versão foi pioneira na oferta do serviço de navegação na internet a bordo.
E quem vai usufruir dessa conectividade? Confiram no vídeo exclusivo de Autoesporte!

21 de março de 2012

Após quase 17 anos, eis a nova Chevrolet Blazer


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Trailblazer chega às lojas tailandesas da Chevrolet em junho; no Brasil, utilitário chega no segundo semestre
Quase 17 anos se passaram e a General Motors, enfim, apresentou nesta quarta-feira (21), na Tailândia, a nova geração da Chevrolet Blazer, utilitário esportivo médio derivado da picape S10. O modelo, rebatizado deTrailblazer por lá, faz sua estreia na 33ª edição do Salão do Automóvel de Bangkok, na capital tailandesa. Do conceito, mostrado em novembro no Salão de Dubai (Emirados Árabes), foram mantidos quase todos os traços. O desenho diantiero é praticamente igual ao da nova S10, já à venda no Brasil.

Segundo o comunicado oficial da GM, as vendas da Trailblazer na Tailândia começam em junho. Nos meses seguintes, o utilitário será lançado em diversos países, incluindo o Brasil – aliás, foi a filial brasileira que liderou o desenvolvimento da nova S10 e a Trailblazer. Assim como o exterior, a cabine da nova geração da Blazer também é igual à da picape média Chevrolet. Destacam-se o quadro de instrumentos no padrão "dual cockpit", criado com o muscle-car Camaro, e o singular console central, com vários comandos dispostos em círculo.

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Versão final do utilitário preservou quase por inteiro o visual do protótipo, mostrada em novembro de 2011
Um dos destaques na nova Blazer é o conjunto mecânico, que estreia os novos motores 2.5 e 2.8 litros Duramax dieselturbo, ambos com quatro cilindros em linha. O bloco maior usa um turbo de geometria variável e os números de desempenho são interessantes. A GM informa 180 cv de potência e um torque robusto de 47,9 kgfm, quando acoplado à transmissão automática de seis velocidades. Com o câmbio manual de cinco marchas, o torque máximo é de 44,8 kgfm. Já o propulsor 2.5 litros gera 150 cv e fortes 35,7 kgfm.

Na parte de engenharia, a GM ressalta que a nova geração da Blazer usa uma robusta estrutura em longarina, que dinamicamente se comporta como um carro de passeio (ou melhor, transmite essa sensação). Parte disso certamente vem da suspensão traseira com braços múltiplos. A montadora norte-americana também citou todo o aparato tecnológico voltado à segurança. O utilitário sairá de fábrica com controle eletrônico de estabilidade e de tração e freios ABS, além de recursos como assistente de saída em ladeiras.

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Interior da Trailblazer é praticamente igual ao da nova geração da picape média S10, já à venda no Brasil
Por enquanto, a General Motors ainda não divulgou todos os dados técnicos da nova geração da Blazer. Pelas imagens, porém, observa-se que o utilitário terá configuração para sete passageiros, e as duas fileiras de bancos traseiros são rebatíveis, o que deve entregar ao modelo um dos maiores bagageiros entre os utilitários esportivos da categoria. As fotos também mostram que a Trailblazer terá itens modernos, como iluminação diurna por leds – adotados nas lanternas. O modelo estreia no Brasil no segundo semestre desse ano.
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Mitsubishi L200 Triton ganha novas versões


Mitsubishi
Mitsubishi L200 Triton GLX é oferecida por R$ 90.990
A Mitsubishi começou nesta semana a venda da linha 2012 da L200 Triton. Com o fim do modelo Outdoor, a nova versão GL assume o posto de mais barata - exclusiva para frotistas. Algumas unidades da picape já estão disponíveis nas concessionárias do país, segundo apurou Autoesporte. O preço sugerido pela marca é de R$ 86.990.
A nova linha L200 Triton também conta com os modelos GLS e GLX, além do HPE, que segue à venda. As novas versões são equipadas com motor 3.2 16V DOC a diesel de 170 cv de potência e 35 kgfm de torque e sistema de tração Easy Select, que permite a variação de 4x2, 4x4 e4x4 reduzida.
A picape também conta com suspensão dianteira independente, com braços triangulares duplos, amortecedores hidráulicos, molas helicoidais e barra estabilizadora. Todas as versões são equipadas com ar condicionado, retrovisores com ajuste elétrico e a nova grade frontal, de design exclusivo das opções de cabine dupla.
Nas lojas
Empresas e pessoas jurídicas já podem comprar a versão mais barata GL com faturamento direto da fábrica,segundo apurou Autoesporte.  Com airbags duplos e freios ABS nas quatro rodas, o modelo sai por R$ 86.990. Segundo os vendedores, as previsões para entrega do veículo variam entre 10 a 40 dias, dependendo do estado.
Confira os preços da linha completa:
L200 Triton GL - R$ 86.990
L200 Triton GL (airbag, abs) - R$ 91.990
L200 Triton GLX - R$ 90.990
L200 Triton GLS - R$ 97.990
L200 Triton HPE Flex automática - R$ 104.690
L200 Triton HPE manual - R$ 115.990
L200 Triton HPE automática - R$ 125.990

Hyundai deve lançar novo Sonata em 2014


Hyundai
Sedã coreano alcançou a liderança nas vendas do seu segmento em fevereiro de 2012
O Hyundai Sonata deve chegar renovado ao mercado norte-americano em 2014. A informação foi confirmada pelo CEO da Hyundai na Coreia, Kim Choon-ho à agência de notícias Reuters. Caso as previsões se concretizem, o sedã será lançado poucos meses depois do renovado Genesis, que deve chegar ao mercado em 2013.

Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores do Brasil (Fenabrave), o Sonata é líder isolado quando comparado com os principais modelos que concorrem em sua categoria. Em novembro de 2011, a Toyota emplacou apenas 2 unidades do Camry (que estava para ser atualizado), a Chevrolet registrou 11 unidades do Malibu e o Honda Accord teve apenas 14 emplacamentos. No mesmo mês, a Hyundai registrou 756 unidades emplacadas do Sonata.

Os últimos dados de fevereiro de 2012 mostram que Accord e Camry não registraram emplacamentos, enquanto o Malibu teve 17 unidades emplacadas e o Sonata alcançou a liderança entre os sedãs médios, com 403 emplacamentos (desbancando seu irmão Azera da primeira colocação).

Vazam mais detalhes do novo Hyundai Santa Fe


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Folders (provavelmente obtidos em concessionárias sul-coreanas) mostram detalhes do novo Santa Fe
Ainda falta pouco mais de uma semana para a abertura do Salão do Automóvel de Nova Iorque (EUA), mas o site sul-coreano The Korean Car Blog publicou nesta terça-feira (20) os primeiros detalhes sobre a nova geração do Hyundai Santa Fe – que estreia na feira nova-iorquina. O que mais chama a atenção, entre as informações destacadas em folders "vazados", é o nível de sofisticação do utilitário. Haverá monitor de faixa de rodagem e até assistente de estacionamento, que mede o tamanho da vaga e faz os movimentos do volante sozinho.

O novo Santa Fe também terá o sistema multimídia BlueLink, que integra rádio/CD com ampla conectividade (USB, Bluetooth, entrada auxiliar e para iPods), navegador por GPS e computador de bordo. O recurso é operado por uma tela de LCD sensível ao toque no painel. Outras novidades são a iluminação diurna por leds nos faróis e lanternas e o airbag para os joelhos do motorista. Um dos folders também mostra a terceira fileira de bancos. Por enquanto, não há dados sobre mecânica. O utilitário estreia na próxima semana.
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Mercedes apresenta o apimentado SL 65 AMG


Mercedes-Benz
A nova identidade AMG traz duas lâminas cromadas e coloca estrela da Mercedes no centro da grade frontal
A Mercedes-Benz revelou nesta terça-feira (20) as primeiras fotos e informações de seu aguardado cupê-conversível, o SL 65 AMG. E o modelo já chega cheio de superlativos, com direito a motor 6.0 V12 biturbo que produz 630 cv e tem pico eletrônico de seu torque em 102 kgfm. Com isso, ele precisa de apenas quatro segundos para acelerar até os 100 km/h, com velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h. Sua primeira apresentação pública será no Salão de Nova York, em abril. Ele chega ao mercado alemão em setembro deste ano, por 236.344 euros (cerca de R$ 566 mil).
Mercedes-Benz
Mais veloz: SL 65 AMG faz de 0 a 100 km/h em quatro segundos e atinge até 250 km/h
Grande responsável pela velocidade do conversível, o câmbio automático de sete marchas foi fabricado com a nova tecnologia AMG Speed Shift Plus 7G-Tronic, que oferece quatro modos de condução: eficiente (C), esportivo (S), extra esportivo (S+) e manual (M). O teto rígido retrátil do esportivo pode ser recolhido em vinte segundos e o pilar A possui tubos de aço de alta resistência para garantir a segurança dos ocupantes.
Mercedes-Benz 
Como leveza é um fator fundamental para um esportivo deste porte, os engenheiros da Mercedes investiram em uma nova tecnologia que utiliza a combinação de plástico e fibra de carbono para a carroceria, que também usa mais alumínio – tecnologia também aplicada na suspensão. O resultado: o SL está 175 kg mais leve que sua versão não-AMG, com um total de 1.950 kg. Mais que melhoria na performance, com isso, o novo conversível conseguiu uma economia de 17% no consumo de combustível (8.6 km/l). 

Mercedes-Benz
Bancos com couro Nappa e câmbio automático com nova tecnologia AMG Speed Shift Plus 7G-Tronic

SL 65 AMG é o primeiro modelo a desfilar com o novo “rosto” que registrará a família AMG. A grade frontal é atravessada por duas “lâminas gêmeas” com alto brilho cromado. A forma em V faz com que a grade do radiador fique com uma aparência mais esportiva. Inclusive, todo design do roadster foi desenvolvido com o objetivo de gerar mais dinamismo para o motorista.

Mercedes-Benz

JAC lança o sedã médio J5 de olho no New Fiesta e City


Renato Durães
Sedã médio JAC J5 quer fazer frente a Fiesta e City
 Um ano após o início das operações no Brasil, a empresa começa as vendas do sedã médio J5. Ele aumenta a linha da importadora, que já vende por aqui o J3, o J3 Turin e o J6.
O modelo tem porte de Cruze (4,59 m), entre-eixos de Peugeot 408 (2,71 m) e preço de City (R$ 53.800). Como normalmente ocorre com veículos chineses, o J5 vem bem equipado. Chega com freios ABS, duplo airbag, ar-condicionado digital, som, rodas de alumínio aro 16 e trio elétrico, como itens de série. E, como os demais JAC, a garantia é de seis anos.
Graças ao bom entre-eixos, o espaço atrás agrada. O estilo também faz dele, no mínimo, o mais belo entre os JAC. O sedã foi concebido em parceria com a Pininfarina. Não chega a ser tão arrojado como o Ford New Fiesta, mas não faz tão feio diante do Honda City. As lanternas dão elegância à traseira, e a frente também tem estilo agradável, sem ser rebuscada.
Renato Durães
Motor 1.5 de 16V e 125 cavalos não decepciona
O painel tem revestimento macio, e a superfície polida no painel e nas laterais transmite aspecto de sofisticação. A tampa do cinzeiro, no console, lembra muito o estilo da Mercedes. Uma das falhas está no quadro de instrumentos, muito escuro, e por isso quase invisível durante o dia. Outra falha está na ausência de computador de bordo.
Ao contrário do que se poderia supor em um carro desse porte, o J5 não vem com motor 1.6 ou 1.8, mas sim com um 1.5. Porém, dotado de 16 válvulas e comando variável (VVT), o desempenho não decepciona. Mas é certo que nesse quesito ele vai ficar atrás dos oponentes. Trata-se basicamente do bloco do J3, com aumento de curso nos pistões. As respostas ao acelerador são satisfatórias, e o giro sobe rápido. Desenvolvido pela austríaca AVL, tem bloco de alumínio e 125 cavalos (potência dos bons 1.6). O torque de 15,5 kgfm também agrada, mas, como o pico máximo ocorre a 4.000 rpm, em subidas íngremes o J5 manifestou certa anemia, principalmente com a rotação abaixo dos 3.000 rpm. A versão flex deve vir no ano que vem.
De acordo com Sergio Habib, o J5 passou por “cerca de 160” para se adequar ao mercado brasileiro. “Chinês dirige muito devagar”, diz Habib. Por isso, lá o conforto é muito valorizado, e a suspensão é bem macia. Aqui, a engenharia procurou deixá-la mais firme. De série, o carro vem com rodas aro 16 e pneus 205/55. Opcionalmente, pode vir com rodas aro 17 e pneus 215/45. No teste, o carro absorveu bem as imperfeições do piso, e mostrou boa estabilidade nas curvas. A suspensão é independente nas quatro rodas.
Renato Durães
Painel tem revestimento macio que passa ar de sofisticação, mas quadro de instrumentos é escuro
A densidade dos bancos foi mudada, também para passar maior sensação de firmeza. Os cintos aumentaram 30 cm, para possibilitar colocação de cadeira infantil. Alto-falantes e antena (impressa no vidro) também foram substituídos, mas na unidade testada o rádio ainda apresentava muito chiado.
Afora o preço básico, o J5 pode ficar mais caro por conta de pintura metálica (R$ 1.290), bancos de couro (R$ 1.600) e rodas aro 17 (R$ 1.390). Assim, o preço pode chegar a R$ 58.080. Sergio Habib estima vender de 800 a 1.000 unidades por mês do modelo.
O teste completo do J5 está na edição de abril da revista Autoesporte, que chega às bancas na sexta-feira (23). 
Renato Durães

EcoSport recebe desconto de cerca de R$ 4.000


Ford
Utilitário esportivo está sendo oferecido de R$ 51.900 (Freestyle 1.6) a R$ 58.900 (2.0 mecânico)
As revendas da Ford em São Paulo estão oferecendo descontos de cerca de R$ 4.000 na versão de entrada doEcoSport, visando liquidar o estoque para a chegada da nova geração do modelo. Ainda podem ser encontradas na maioria das concessionárias tanto as versões com motor 1.6 litro quanto as com o bloco 2.0.

O preço médio do EcoSport Freestyle 1.6 mais básico nas diversas concessionárias consultadas porAutoesporte é de R$ 51.900. O modelo, antes vendido por R$ 55.900, vem com rádio/CD com entrada USB, direção hidráulica, ar-condicionado, vidros elétricos e farol de milha. Por mais R$ 2.000, a versão intermediária do utilitário (com o mesmo motor 1.6) traz air bags e freios com ABS.

O EcoSport mais completo vem com motor 2.0 e é oferecido com duas opções de câmbio. A versão com transmissão mecânica custa cerca de R$ 58.900, enquanto a com transmissão automática recebeu um desconto maior e é oferecida a um preço competitivo: cerca de R$ 57.900.

Mini Cooper Roadster chega por R$ 132.950


Mini
Versão de entrada Cooper sai por R$ 132.950 e Cooper S, por R$ 114.950
A Mini acaba de ampliar sua gama de modelos no Brasil. E o mais novo integrante do cardápio é apimentado e deve ser apreciado por, no máximo, duas pessoas; e, de preferência, a céu aberto. Trata-se do Roadster, o sexto modelo da marca britânica à disposição no mercado nacional. Ele desembarca nas 20 concessionárias Mini no País nas versões Cooper e Cooper S, ambas com motor quatro cilindros e 1.6 litro.
A configuração de entrada Cooper sai por R$ 132.950 e vem com motor aspirado e sistema de controle de válvulas variável Valvetronic, capaz de entregar 122 cavalos de potência e 16,3 kgfm de torque. O Cooper S, por sua vez, custa R$ 144.950. O bloco, nesse caso, vem com turbo, que ajuda a despejar 184 cv e 24,5 kgfm nas rodas dianteiras. De acordo com o fabricante, a variante aspirada vai do zero aos 100 km/h em 9,2 segundos e atinge 199 km/h, de velocidade máxima. A opção mais potente, por sua vez, leva 7 s para atingir os três dígitos do velocímetro e chega a cravar 227 km/h.
Mini
Pacote de personalização John Cooper Works também é oferecido
De acordo com Matheus Pereira, coordenador de Vendas da Mini Brasil, a expectativa é de que o Roadster feche 2012 com 100 unidades emplacadas. Ainda segundo o executivo, 50 unidades do conversível já estão à venda no país, sendo que 35 delas vieram equipadas com o pacote de personalização John Cooper Works (JCW), disponível apenas para a configuração Cooper S. O kit inclui rodas de 17 polegadas, spoilers dianteiro e traseiro e saias laterais, além de itens de acabamento diferenciado no interior, entre elas costura na cor vermelha no aro do volante. Com todos esses mimos, o pacote JCW não sai por menos de R$ 151.950.
Mini
Acabamento mais esportivo diferencia Roadster dos demais modelos da linha Mini
As primeiras unidades do Roadster vem com capota de lona e acionamento totalmente manual (abertura, recolhimento e travamento). A BMW, marca que detém os direitos da Mini, garantiu que o próximo lote de veículos virá com teto semi-automático, em que apenas o travamento é feito manualmente, por meio de uma alavanca acima do para-brisa. E o espaço limitado a duas pessoas tem suas compensações. Uma delas é o porta-malas, com capacidade para acomodar 240 litros mesmo com a capota recolhida - isso graças, em parte, à ausência do estepe, dispensado pelo uso dos pneus run-flat.
Além do visual charmoso e do desempenho que remete ao kart, o Roadster tem entre seus destaques o sistema de mídia que realça a diversão ao volante. O sistema Mini Connected, por exemplo, oferece acesso à internet e redes sociais (Facebook, Twitter e Google), com informações exibidas na grande tela arredondada, situada ao centro do nada discreto mostrador do velocímetro. O aplicativo Drive Excitment, por sua vez, alerta o condutor por meio de indicadores bem-humorados e que lembram ícones de videogame - o aviso de abastecimento, por exemplo, é representado pela figura de um hambúrguer. O carro literalmente conversa com o motorista pelo equipamento de áudio. Mas apesar de inovadores, esses equipamentos tem duas limitações. Eles estão disponíveis apenas para quem tem iPhone e entende inglês. De acordo com Luiz Strozi, gerente de Treinamento e Técnico da Mini, a empresa está trabalhando em uma versão compatível ao sistema Android.
Mini
Primeiras unidades à venda chegaram ao país com sistema de teto totalmente manual
A degustação do Roadster foi feita em uma pista de asfalto, dentro de um condomínio de luxo, em São Carlos, no interior paulista. O trecho, de cerca de quatro kilômetros, incluía retas curtas, curvas de alta velocidade e "grampos" nas extremidades. A velocidade, apesar de controlada - o percurso foi feito em comboio e havia demarcações feitas por cones -, chegava facilmente aos 150 km/h, com a ajuda do câmbio Steptronic, de seis marchas, que se adapta ao modo de guiar do condutor. As trocas podem ser feitas manualmente com ajuda de hastes atrás do volante. Mais pesado que a variante hatch, o Roadster (1.205 quilos contra 1.140 kg) grudou na pista enquanto o pé direito pressionava o acelerador com vontade. A direção elétrica responde de forma direta e, com a ajuda dos controles eletrônicos de estabilidade e tração, a sensação de domínio sobre a máquina era ainda mais prazerosa. Acima dos 80 km/h, um aerofólio posicionado sobre a tampa traseira, surge melhorando o fluxo de ar sobre a carroceria. Abaixo dos 60 km/h, a asa recolhe automaticamente. O ponto negativo fica por conta da turbulência na cabine, quando a capota está guardada. Acima dos 100 km/h, o incômodo faz a gente ponderar se vale a pena viajar com o vento nos cabelos.
Roadster é a única novidade da Mini para o mercado nacional neste ano. A marca promete mostrar em outubro próximo, a versão final do protótipo Paceman, mostrado em Detroit (EUA), no ano passado. A novidade será a principal atração da Mini no Salão do Automóvel de São Paulo. As vendas devem começar em 2013.
Mini

12 de março de 2012

Hyundai revela visual do novo Santa Fe


Hyundai
Visual do novo Santa Fe marca início de estilo agressivo para utilitários esportivos da marca
A Hyundai revelou hoje para o mundo as primeiras imagens oficiais da nova geração do Santa Fe. O utilitário esportivo será lançado oficialmente em abril, no Salão de Nova York, e adotará pela primeira vez o estilo de "escultura fluida", adotado nos lançamentos da marca coreana desde o início de 2011. Ainda assim, o design adotado pelo Santa Fe é próprio, e foi batizado pela Hyundai como "Storm Edge", em referência à sua agressividade, marcada pela grade hexagonal composta por barras horizontais grossas, kit externo em duas cores e conjunto de luzes dianteiro distanciados.
Segundo a marca, o estilo dará ao Santa Fe uma sensação ainda maior de sofisticação, e indica qual será o caminho adotado por todos os SUVs em sua linha. As informações sobre mecânica e motorização não foram divulgadas ainda pela empresa.

Hyundai

Bentley irá redesenhar seu SUV


Newspress
Bentley EXP 9 F foi estudo em busca de utilitário esportivo a ser vendido em 2015
Você não gostou muito do visual da primeira experiência da Bentley no segmento dos utilitários esportivos? Bem, você não está sozinho. Depois de ser bastante criticado em sua aparição no Salão de Genebra, o EXP 9 F deverá passar por uma reformulação. De acordo com a revista inglesa What Car?, os executivos da empresa não ficaram felizes com a repercussão do modelo, e já encomendaram alterações pontuais no projeto. 
Segundo a reportagem, a Bentley admitiu que deverá fazer mudanças nas lanternas, que ficarão menores, e nas proporções, para deixá-lo mais próximo de um SUV comum. A Bentley espera conseguir equilibrar melhor os traços tradicionais de seus modelos de luxo com as linhas de um utilitário esportivo. A inteção da marca seria colocar o carro à venda até 2015.

Rolls-Royce Ghost ganha versão dois-tons


Rolls-Royce
Uso de duas cores na pintura será oferecido de fábrica no Ghost
A vida dos milionários ficará um pouquinho mais fácil. Isso porque, antes, os interessados em comprar um Rolls-Royce Ghost com pintura em dois-tons precisavam levar seu carro a uma oficina particular para pintá-lo, já que a marca de carros de luxo não oferecia a opção de fábrica para o modelo. Mas agora isso mudou.
A Rolls-Royce lançou, em Genebra, a linha de acabamento em duas cores para o Ghost. As opções de combinação são várias, mas a emrpesa preparou duas especiais para mostrar como exemplo: uma em preto Infinity com prata Cassiopeia e outro em marrom Baynunah com Arizona Sun com a tradicional estátua Spirit of Ecstasy dourada (este das fotos).
Rolls- Royce
Combinações podem ser feitas com todas as cores oferecidas na linha Rolls-Royce
Além de ser identificado com uma placa especial da série, o Ghost em dois tons exibido em Genebra leva o contraste de tons também para seu interior, com a combinação de preto e texturas de aço, como sempre, feitas artesanalmente. O preço por este "extra" não foi divulgado pela marca, mas as duas unidades exibidas no evento já têm dono.
Rolls-Royce

Novo R8 ganha teaser em vídeo da Audi


Editora Globo
Audi comemora em vídeo os cinco anos do superesportivo R8
A Audi lançou um vídeo em comemoração ao quinto aniversário do seu superesportivo R8. Toda sua história foi reproduzida: são seis modelos lançados até hoje. Ainda para este ano, esperamos a revelação da versão 2013, que pode ser vista rapidamente no final do vídeo.

Não é possível ver toda reestilização do modelo – que tem estrutura de alumínio de apenas 210 kg –, mas já se sabe que serão oferecidos dois violentos motores: o 4.2 L V8 (450 cv) e o 5.2 L de dez cilindros. Os 540 cavalos deste último atingem até 316 km/h e chegam de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos.

Confira o vídeo do R8 abaixo.

9 de março de 2012

GM e Fiat negociaram parceria


Editora Globo
General Motors e a Fiat tiveram conversas, no início do ano, a respeito de uma possível fusão de suas operações na Europa. Segundo o Wall Street Journal, os dois presidentes das montadoras - Dan Akerson, da GM, e Sergio Marchionne, da Fiat - teriam tido uma breve reunião sem chegar a uma proposta concreta. O jornal ainda afirmou que Marchionne teria tentado convencer a GM de que a marca italiana seria melhor parceira do que a PSA/Pegeout-Citroën

Esta última fechou uma aliança com a General Motors, no mês passado. Informações reveladas hoje dão conta de que a americana pagou 380 milhões de euros por 7% de suas ações. O acordo, que tem duração de 10 anos, reduzirá até US$ 2 bilhões os custos para as duas empresas, sem a necessidade de fechar fábricas e cortar empregos. 

Procurados pelo jornal estadunidense Fiat e GM não quiseram comentar sobre o assunto. 

Maserati registra o nome Levante para próximo sedã


   Divulgação
Acostumada com cupês, como o Stradale, Maserati lançará o sedã médio Levante
Maserati pode ter revelado, sem querer, importantes informações de um futuro lançamento. Segundo publicação italiana, foi descoberto o registro do nome Levante para um possível próximo sedã médio da marca. O nome Maseratina também é especulado como outra opção.
Caso venha a ser produzido, o modelo seria vendido no mercado europeu equipado com motor a diesel e rivalizaria com a BMW Série 5 e a Mercedes Classe E. A estratégia da montadora italiana de diversificar os modelos oferecidos em seu portfolio também conta com o SUV Cinqueporte (antes chamado de Kubang) e o sedã esportivo Quattroporte

Nova Ferrari California aparece em Genebra


Newspress
Público do Salão de Genebra já pode ver nova Ferrari California
Como a Autoesporte divulgou em fevereiro, a Ferrari California passou por uma reestilização que a deixou mais leve e mais veloz. No Salão de Genebra (Suíça), o público já pode conferir as mudanças. A sua aparência não passou por tantas modificações – com exceção da grade frontal prateada – mas o uso de alumínio em seu chassis fez com que o peso do superesportivo diminuísse cerca de 30 kg. 

Além disso, a Ferrari California teve um acréscimo de 30 cavalos. Agora, seu potente bloco 4.3 litros V8 gera 496 cv e um torque de 51 kgfm a 5000 rpm. Em 3,8 segundos, o superesportivo sai de 0 e alcança os 100 km/h – 0,2 segundos mais rápido que a versão anterior. A montadora também está oferencendo um pacote especial chamado de “Handling Speciale”, que altera configurações de suspensão para minimizar a inclinação da carroceria e melhorar as respostas do veículo. 
(Autoesporte)
Newspress