12 de setembro de 2012

Peugeot mostra imagens do crossover 2008


   Divulgação
Evolução do Urban Crossover, o utilitário pequeno 2008 deve ser produzido no Brasil a partir do fim de 2013
A Peugeot revelou nesta terça-feira (11) as primeiras imagens do 2008, crossover compacto conceitual que será revelado em duas semanas, no Salão de Paris. Feito sobre a plataforma do hatch 208, o modelo é uma evolução do Urban Crossover, conceito de jipinho urbano revelado em abril, no Salão de Pequim. Com lançamento previsto para 2013, o 2008 vai brigar globalmente com Renault Duster, a nova geração do Ford EcoSport e o futuro Chevrolet Trax. E mais: o utilitário pequeno deve ser fabricado no Brasil.

Segundo informou a montadora francesa em Pequim, o Urban Crossover, agora chamado oficialmente de2008, foi desenvolvido em conjunto pelos centros de estilo de São Paulo (Brasil), Xangai (China) e Paris (França). Embora ainda seja um conceito, o utilitário é visualmente parecido com o hatch 208, que começa a ser produzido em janeiro na fábrica da PSA Peugeot Citroën em Porto Real, no Sul fluminense. O destaque é o degrau no teto, a partir da metade do teto, que deve ampliar o espaço vertical no banco traseiro.

   Divulgação
Peugeot não divulgou detalhes do 2008; revelação completa será no Salão de Paris, no fim do mês
Mas o elemento que explicita a ligação com o futuro hatch compacto são as lanternas, cujo formado estilo "bumerangue" é idêntico. Por enquanto, a Peugeot não informou detalhes do utilitário, nem revelou o interior do modelo. Sabe-se apenas as dimensões, informadas na revelação do Urban Crossover: 4,14 metros de comprimento por 1,74 m de altura – medidas são próximas às do novo EcoSport. A expectativa é de que a produção na fábrica brasileira comece no fim de 2013, com motores flex 1.6 (122 cv) e 2.0 (151 cv).

   Divulgação
  Divulgação
   Divulgação

Nissan inicia produção do Sentra global no México


Nissan
A Nissan começa a produzir o Sentra 2013 na fábrica de Aguascalientes, no México. Para que fosse possível a produção do novo veículo, a montadora investiu R$ 303 milhões no complexo mexicano e pretende contratar três mil funcionários até o final do próximo ano. As vendas no mercado local devem começar em outubro.

O carro será exportado para 20 países como Estados Unidos, Canadá e, mais tarde, Brasil. A montadora pretende transformar o veículo em um carro global para concorrer com Honda Civic, Toyota Corolla e Chevrolet Cruze. O modelo é equipado com motor 1.8 de 131 cv de potência e 17,7 kgfm de torque.

Nissan
Nos EUA, o Nissan Sentra tem sido, nos primeiros oito meses deste ano, o terceiro carro mais popular, com 76.495 unidades vendidas. Por lá, o veículo possui tela touch-screen de 5,8 polegadas, luzes diurnas de led e câmera de ré. No Brasil, foram vendidas 6.682 unidades.

A expectativa é de que o novo Sentra seja revelado no Salão do Automóvel de São Paulo, no fim de outubro, com chances de vendas antes do fim do ano, ou no início de 2013.

Nissan

Chrysler anuncia novo Viper por R$ 201 mil nos EUA


   Divulgação
Novo Viper já está nas lojas norte-americanas; por enquanto, superesportivo não previsão de vir ao Brasil
A Chrysler anunciou nesta terça-feira (11) a data oficial de estreia da 5ª geração do SRT Viper, superesportivo mais emblemático e poderoso do conglomerado norte-americano. O novo "Víbora" chega às lojas em novembro com preço inicial sugerido de US$ 99.390 (cerca de R$ 201 mil), e valor máximo de US$ 122.390 (R$ 247,5 mil) na versão top de linha –os preços são específicos para os Estados Unidos.

Totalmente reformulado, o supercupê está mais largo, mais baixo e mais agressivo. O motorzão 8.4 V10 a gasolina produz energéticos 648 cv de potência, e um torque pesado de 82,8 kgfm – com corte de giros a 6.200 rpm. Segundo a montadora, a nova carroceria, feita com aço, alumínio e fibra de carbono, é 50% mais resistente à torção que a anterior.

Com a evolução da estrutura, o Viper perdeu significativos 450 kg. Para preservar a esportividade, o modelo é equipado com um câmbio manual de seis marchas. E a tração, claro, é traseira. O sistema de freios traz discos enormes fornecidos pela italiana Brembo. E por fora e por dentro, o Víbora está mais moderninho, com leds e tela de LCD integrada ao painel.

   Divulgação
   Divulgação
   Divulgação
   Divulgação

Ford Fusion usará motor 1.0 turbo na Europa


  Divulgação
Nova geração do Fusion, chamado de Mondeo na Europa, estreia no Brasil em outubro, no Salão de São Paulo
Difícil imaginar um sedã grande, como o Fusion, usando motorzinho 1.0 litro. Mas isso acontecerá na Europa. A Ford confirmou nos últimos dias que o Mondeo, equivalente do Fusion no mercado europeu, terá versão equipada com o motor 1.0 turbo da família Ecoboost. O pequeno bloco de três cilindros, dotado de comando variável de válvulas, injeção direta e turbocompressor, será capaz de gerar 125 cv de potência e um bom torque de 20,4 kgfm.

Símbolo do downzing, esse motor 1.0 Ecoboost produz energia equivalente à gerada por um bloco 2.0 litros dos anos 90. Na Europa, além do Mondeo, o New Fiesta, o médio Focus e as minivans B-Max e C-Max usará o propulsor compacto. Além de oferecer baixos níveis de emissões de CO2 (130 g/km), o motor 1.0 Ecoboost também vai trabalhar associado a recursos modernos como o start/stop, que desliga o motor em paradas curtas e reduz o consumo.

  Divulgação
   Divulgação
  Divulgação
   Divulgação