31 de julho de 2012

Nova geração do Kia Cerato enfim aparece


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Terceira geração do Cerato chega às lojas sul-coreanas em outubro; no resto do mundo, estreia será em 2013
Após muitos aperitivos e projeções, aqui está a novíssima geração do Kia Cerato, que estreia entre o fim de setembro e o início de outubro na Coreia do Sul. Chamado de K3 na terra natal da montadora, e de Forte no mercado norte-americano, o sedã médio é global e seu lançamento nos Estados Unidos está previsto para o primeiro quarto de 2013 (até abril). Nessa mesma época, o modelo pode dar o "ar da graça" no Brasil, mas, por enquanto, não há informações oficiais da filial brasileira a respeito.

Segundo a Kia Motors, esta terceira geração do Cerato usa uma plataforma totalmente nova. Na comparação como modelo atual, o sedã ficou mais comprido e largo, mais baixo e com entre-eixos maior. Até agora, apenas a carroceria de quatro portas foi revelada. Não se sabe ainda se a Kia manterá as três configurações disponíveis no Cerato de segunda geração – hatch e sedã, ambos de cinco portas, e o cupê (Koup). Também não se sabe se o modelo será vendido na Europa. Lá, a fabricante oferece o médio Cee'd.
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Mecânica deve ter motor 1.6 com injeção direta de gasolina; no Brasil, sedã deve manter o 1.6 atual (126 cv)
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Segundo a Kia Motors, o novo Cerato está mais comprido, mais largo, mais baixo e com maior entre-eixos

Nissan divulga imagens oficiais do novo Pathfinder


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Assim que o conceito da nova geração do Pathfinder foi apresentado, a Nissan rodeou o futuro modelo de mistérios. Na ocasião, a montadora manteve o silêncio sobre possíveis alterações para a versão de produção. Nesta segunda-feira (30), porém, tirou os panos do utilitário e divulgou via Facebook fotos oficiais da novidade. Agora, até os mais céticos podem comprovar: pouco muda em relação ao protótipo.

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Ao que as imagens indicam, a linha 2013 terá vidros transparentes e um acabamento da grade dianteira sem cromado, algumas das diferenças em relação ao conceito apresentado no início do ano. No novo modelo, aNissan abandonou o chassis de múltiplas peças. Apesar do tamanho, o veículo de sete lugares deve começar a ser fabricado em forma de bloco único, como acontece com alguns hatches, vans e monovolumes.

A marca manteve segredo sobre a motorização do Pathfinder, mas já havia divulgado que ele será fabricado sobre a mesma plataforma do Infiniti JX 2013. Assim, a maior probabilidade é de que ele também compartilhe o motor e esconda sob seu capô o 3.5 V6 do crossover, capaz de despejar 268 cv de potência, com torque de 34 kgfm a 4.400 rpm. Mais detalhes sobre o novo Pathfinder devem ser divulgados até o final desta semana.

26 de julho de 2012

Kia revela mais do Cerato 2013 em novas fotos


Kia
Vendido como K3 na Coreia, novo Cerato também terá variação hatch de duas e quatro portas
Depois de revelar dois desenhos como teaser da nova geração do Cerato, a Kia mostrou mais do modelo em três imagens da campanha de divulgação para o lançamento. As fotos fazem parte de uma ação realizada na Coreia com a participação dos fãs da marca, por isso os detalhes do carro aparecem com fundo de fotos de pessoas. Mas é fácil perceber as principais novidades nas linhas do sedã, que acompanhará o estilo dos modelos da marca voltados para Europa.
O novo Cerato será feito sobre a plataforma do Cee'd, assim como a nova Carens. As vedas começam na Coreia no fim deste ano, e seguem para o resto do mundo no início do ano que vem.

Kia
Lanterna mostra proximidade do Optima, que inaugurou novo estilo da marca

Toyota fará pré-lançamento nacional do Etios



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A imprensa já conheceu de perto a nova proposta da Toyota, o compacto popular Etios, em um encontro no Japão, em junho. Agora, a marca decidiu apresentar o carro de origem indiana ao público comum. A partir de 2 de agosto, Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Campinas (SP), Brasília (DF), Curitiba (PR), Salvador (BA), Porto Alegre (RS) e Recife (PE) receberão o evento de pré-lançamento das versões sedã e hatch. 

Aqui no Brasil, o modelo começa a ser produzido na nova fábrica de Sorocaba (SP) agora no início de agosto. Além de verem de perto os automóveis e poderem constatar se realmente são confortáveis no interior, os visitantes terão a possibilidade de efetuar uma pré-reserva do Etios. Isso não obriga o cliente a necessariamente comprar o carro no início das vendas. A vantagem é ser contatado por uma concessionária para possivelmente adquirí-lo. Nessa “turnê” que se encerra em 23 de setembro, na capital pernambucana, também estarão expostos o Toyota Prius e o cupê esportivo Toyota 86

Etios custará entre R$ 30 mil e R$ 55 mil no mercado brasileiro. Haverá duas opções de motor: o novo 1.3 16V (hatch) e o 1.5 16V (sedã e hatch) – ambos flex. Por enquanto, apenas um câmbio manual de cinco marchas está previsto. 

Confira abaixo o vídeo oficial do Etios, divulgado pela Toyota do Brasil:




Aceleramos o Toyota Etios, primeiro "popular" da marca
FONTE: autoesporte.com

VW Santana lidera mercado chinês em junho

Sim, ele mesmo. O sedã de quase 30 anos ainda é vendido na China, restrito a taxistas, autoridades e empresas comerciais

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O emblemático modelo da Volkswagen, que não é mais encontrado nas lojas brasileiras desde maio de 2006, ainda é sucesso na China. Pasme: mesmo com tantas inovações automobilísticas nos últimos anos, o Santana foi o carro mais vendido no país asiático no mês de junho, com 28.185 unidades comercializadas. O segundo posto foi ocupado pelo Ford Focus (27.160 unidades), seguido do Chevrolet Sail (25.380 unidades). As curiosidades não param por aí: os orientais preferem a versão original do Santana (14.755) à modernizada (13.430), chamada de Vista. Ela vem com ar-condicionado, sistema de áudio, ABS, airbag duplo e pré-tensores nos cintos de segurança. 

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O modelo foi o primeiro veículo fabricado na China pela Volks, com a colaboração da SAIC (Shangai Automative Industries Corp). De 1982 a 1985, o Santana foi produzido em regime CKD (as peças chegavam do exterior e eram reunidas no país, para montar o carro). Só depois disso a fabricação passou a ser realizada completamente na nação asiática. Há dois anos, o motor 1.8, de 75 cv, foi trocado pelo 1.6, de potência 87 cv, com transmissão manual de cinco velocidades, freio ABS e uma terceira luz de freio. Em maio de 2011, o sedã passou a ser vendido exclusivamente para frotas do governo, de empresas e de táxis. 

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No Brasil, o Santana deu o ar da graça entre 1984 a 2006. No início, era uma evolução do Passat e disputava mercado com o Chevrolet Monza. Quando lançado, incluía rádio toca-fitas, rodas de liga-leve e direção hidráulica progressiva como equipamentos de série. Até 1987, sofreu pequenas reformulações, como o câmbio mais curto e motor AP, além de pára-choques integrais. Quando completou 12 anos de estrada no Brasil, o Santana começou a declinar – não recebeu mais alterações mecânicas, somente pequenas renovações estéticas.
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Volkswagen Santana CD 1984, fabricado no Brasil

18 de julho de 2012

Chevrolet Camaro SS 1LE traz visual agressivo


General Motors
Detalhes em preto fosco marcam visual do Camaro SS 1LE
A General Motors tem reforçado muito o lançamento do Camaro ZL1, a versão mais potente da história do muscle car. Mas ela não se esqueceu daqueles que não podem (ou nem querem) desembolsar US$ 54 mil (cerca de R$ 108 mil) em um Camaro mais esportivo. Por isso a marca revelou hoje o Camaro SS 1LE, versão intermediária do clássico americano que pode atender ao apetite.
Esta nova versão trata-se, na verdade, de um pacote que pode ser aplicado no Camaro SS logo na compra. Ele incrementa o visual do Chevrolet com capô preto fosco, um spoiler traseiro e um novo difusor dianteiro. As rodas também são pretas sem brilho, além de serem desenhadas musculosamente por dez raios, e vieram direamente do irmão maior ZL1.

General Motors
Spoiler traseiro ajuda a identificar a série 1LE dos demais Camaros
A suspensão também foi retirada da versão topo de linha, assim como o sistema de injeção de combustível e o volante de base achatada. O câmbio para troca de marchas também veio do ZL1, mas o sistema de transmissão manual de seis marchas Tremec TR6060-MM6 é exclusivo deste 1LE.
A marca não divulgou números de desempenho, mas a aceleração do carro deve ter se mantido a mesma, já que a aerodiâmica não foi drasticamente alterada com as mudanças. O foco foi em tornar o carro agradável para o uso comum e para competições.

General Motors
No restante, a estrutura do Camaro SS 1LE é a mesma da versão SS, com barras estabilizadoras, eixo-traseiro reforçado e  motor V8 6.2LS3 de 431 cavalos. Se não chega aos brutais 588 cv do ZL1, ao menos garante muita diversão nas ruas ou na pista.
O preço ainda não foi divulgado pela GM, mas a montadora afirma que ele custará menos de US$ 40 mil (cerca de R$ 80 mil) nos EUA.

General Motors

17 de julho de 2012

VW Gol e Voyage reestilizados chegam em agosto


Volkswagen
Mudanças no visual do Gol são pontuais para aproximá-lo dos modelos Fox, Polo, Jetta e Passat
Nos próximos meses você verá em anúncios publicitários destaques para o “Novo Gol” e “Novo Voyage”. Mas não se trata de uma nova geração – a novidade é apenas a reestilização do já conhecido Gol G5, lançado em 2008. Gol Voyage receberam a identidade visual global da Volkswagen, já apresentada nos modelos comoFoxPoloJetta Passat. Ambos também ganharam novos equipamentos de série e opcionais.
Os preços continuam praticamente os mesmos. A versão de entrada do VW Gol 1.0 sai por R$ 27.990 (o Golatual tem preço sugerido de R$ 27.904) e entre os itens de série traz vidros dianteiros com acionamento elétrico, novas palhetas para o limpador de para-brisa (aerowisher), banco do motorista com regulagem de altura e destravamento interno elétrico do porta-malas. Com motor 1.6 o preço inicial é de R$ 31.890 e R$34.490 com câmbio automatizado I-Motion.

Volkswagen
VW manteve preços do modelo atual para enfrentar longa lista de concorrentes
Já o Voyage começa em 29.990, com motor 1.0, e traz os mesmos itens de série do hatch. A versão com motor 1.6 e câmbio manual tem preço sugerido de R$ 34.590. Com transmissão automatizada o preço vai para R$ 37.190.
Gol Voyage também passam a trazer de série faróis com máscara negra e grade preta, como no Fox. Outra novidade é a roda de liga-leve aro 16 (pneus 195/50 R16), oferecida como opção para os dois modelos, nas versões equipadas com motor 1.6. Nos dois casos, o preço do opcional é R$ 1.125.

Volkswagen
Com transmissão automatizada, sedã Voyage I-Motion custa R$ 37.190
Pacote Bluemotion Essa é a primeira vez que a linha Gol oferece o pacote Bluemotion, que prioriza a economia de combustível. Mas não houve alteração mecânica nenhuma: o pacote, opcional por R$ 324 nos modelos hatch e sedã, somente nas versões 1.0, oferece apenas pneus 175/70 R14 com baixa resistência à rolagem e indicadores de consumo instantâneo e troca de marcha no painel de instrumentos.

Volkswagen
Rodas de liga-leve aro 16  com pneus 195/50 R16 também são novidade
Motor 1.0 mais econômico 
Segundo a Volkswagen, Gol e Voyage fazem a estreia da nova geração de motores 1.0, que traz melhorias de torque em baixas rotações. Não houve alteração de potência (76 cv com etanol). Combinado ao pacote Bluemotion, o motor 1.0 pode reduzir em até 8% o consumo de combustível em relação à versão 1.0 convencional, de acordo com a fabricante.

Linha 2013, de novo? Sim! Mesmo tendo anunciado o Gol e Voyage G5 como linha 2013 em fevereiro desse ano, os novos modelos também chegam às lojas como 2013. Quem comprou o Gol G5 recentemente pode perder mais dinheiro na hora da revenda.

Volkswagen
Interior traz poucas mudanças: maior aposta está em novas opções de tecnologia para o sistema de som, opcional
Confira todos os preços: 

Gol 1.0 – R$ 27.990
Gol 1.6 – R$ 31.890
Gol 1.6 I-Motion – R$ 34.490
Gol Power 1.6 – R$ 38.290
Gol Power 1.6 I-Motion – R$ 40.890

Voyage 1.0 – R$ 29.990
Voyage 1.6 – R$ 34.590
Voyage 1.6 I-Motion – R$ 37.190
Voyage 1.6 Comfortline – R$ 40.890
Voyage 1.6 Comfortline I-Motion – R$ 43.490

Volkswagen
Versão Bluemotion promete redução de 8% de consumo em relação ao Gol 1.0 tradicional
                                      - Uma matéria do site auto esporte.

Ford Focus celebra liderança com linha 2013


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Pela primeira vez o Focus fechou o primeiro semestre na liderança entre os hatchs médios no Brasil
Ford anunciou na noite desta segunda-feira (16) a introdução da linha 2013 do Focus. A atualização de linha não traz qualquer mudança, mas pega carona no bom momento da versão hatch, que pela primeira vez em anos está firme na liderança à frente do Hyundai i30. No primeiro semestre desse ano, o Focus hatch somou 10.473 unidades conta as 9.723 emplacadas pelo i30

Mas vale ressaltar: embora a Ford informe que esse crescimento do Focus tem a ver com seu "conjunto" (que reúne design atraente, boa mecânica e ótimo nível de equipamentos), a verdade é que o rival da Hyundai está sofrendo com o super IPI para carros importados, vigente desde dezembro de 2011. Outro agravante é o fato de o i30 estar muito próximo de ganhar nova geração. 
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Modelo não recebeu qualquer mudança na atualização para a linha 2013; versões e preços seguem iguais
Sem mudanças, o Focus segue igualzinho nas carrocerias hatch e sedã – inclusive nos preços, que partem de R$ 49.400 e R$ 51.670, respectivamente. Os modelos seguem em oferta nas versões GL, GLX e Titanium – as duas últimas com opção do motor 2.0 flex de 148 cv e de câmbio automático sequencial. Nas configurações básica e intermediária, é oferecido o bloco 1.6 flex (da família Sigma) de 115 cv com etanol e o câmbio manual de cinco marchas. 

Na engenharia, um dos pontos fortes é a suspensão independente com barras estabilizadoras nos dois eixos, sendo o traseiro de braços múltiplos. Já a lista de equipamentos é bem acertada desde a versão GL, com direção hidráulica, ar, "trio", airbags frontais, ABS, rádio/CD com entrada auxiliar e rodas de liga leve 16 polegadas. Na versão top Titanium, há couro, partida do motor no botão, som premium, ar digital, sensor de obstáculos, teto solar, entre outros. 

Nissan coloca GT-R ao lado de jatos dos EUA


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O primeiro time de acrobacia aérea e militar do mundo foi o caminho que a Nissan seguiu para obter inspiração. Membros da equipe da marca japonesa visitaram o esquadrão de demonstração aérea da marinha, os Blue Angels, nos Estados Unidos, para observar como os pilotos dos jatos interagem com as máquinas. 


Editora Globo
É meio difícil imaginar a forma como isso poderia contribuir no processo de criação de automóveis. A Nissan não esclarece com precisão: afirma apenas que buscou ideias de design e desenvolvimento de produtos. Vamos ter que esperar para ver. Mas ao menos as imagens deste encontro de caças com o GT-R renderam belas imagens. Confira abaixo:

16 de julho de 2012

Mercedes vai criar crossover sobre o novo Classe A


Mercedes-Benz
Lançado em março no Salão de Genebra, novo Classe A virou hatch é a maior maior aposta da Mercedes-Benz
O chefão da Mercedes-Benz, Dieter Zetsche, confirmou nesta segunda-feira (16) o que já era especulado há algum tempo: a fábrica alemã vai produzir um crossover compacto sobre a nova geração do Classe A. O anúncio foi feito na conferência que marcou o início da produção do hatch de luxo na fábrica de Rastatt, na Alemanha. Ainda sem data de estreia e nome (fala-se em GLA), o jipinho de luxo tem confirmado apenas seus rivais diretos:Audi Q3 e BMW X1

"Esse início de produção é um marco importante no plano de expansão da Mercedes-Benz até 2020. O novoClasse A representa nossa ofensiva no segmento de compactos, e ainda há mais por vir: um utilitário esportivo compacto será o terceiro modelo a ser produzido aqui em Rastatt", disse Dieter Zetsche na cerimônia. Além da plataforma, o futuro crossover deve usar os motores de quatro cilindros do hatch de luxo, entre eles o 2.0 turbo de 211 cv. 

Mercedes-Benz
Novo Classe A terá motores compactos, entre eles um 1.6 turbo (122 cv e 156 cv) e um 2.0 turbo de 211 cv
Novo Classe A chega ao Brasil em 2013

Recém-lançado na Europa, o novo Classe A já pode ser considerado um sucesso. De acordo com a Mercedes-Benz, até o momento já foram registrados mais de 40 mil pedidos pelo modelo, fora as mais de 70 mil encomendas do novo Classe B, que também é montado na fábrica de Rastatt. Para atender à forte demanda, o CEO da montadora anunciou um investimento de 600 milhões de Euros até o fim desse ano para expandir a produção. 

Isso pode inclusive alterar a previsão de chegada do hatch de luxo em outros mercados, como o brasileiro. Por aqui, a estreia da terceira geração do Classe A é aguardada para o início de 2013. O vice-presidente de vendas da marca, Philipp Schiemer, falou até na possibilidade de montar no Brasil o rival das novas gerações de Audi A3BMW Série 1Contudo, o impasse do governo em relação às importadoras, com o super IPI, pode enterrar o plano. 

Mercedes-Benz
Interior do futuro crossover compacto da Mercedes deve seguir estilo da nova geração do Classe A

Peugeot 207 Quiksilver vira versão de linha


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Dez anos após o lançamento do 206 Quiksilver (2002), série do 207 deixa de ser limitada e vira versão de linha
Peugeot do Brasil anunciou nesta segunda-feira (16) o retorno do 207 Quiksilver, desta vez não mais como série especial, mas como versão permanente do hatch compacto. Já disponível nas lojas (apenas nas cores cinza, branco e vermelho), o modelo criado em parceria com a grife de surfwear aposta no apelo jovem e na interessante relação custo/benefício. O preço sugerido de R$ 42.490 já inclui, por exemplo, teto solar elétrico. 

Repleto de adereços, o 207 Quiksilver traz de fábrica rodas de liga leve aro 15 bicolores, teto coberto com adesivo "black piano", tampa de combustível em alumínio, faróis com máscaras negras e escape cromado. Por dentro, há volante em couro, bancos esportivos com a logo da grife de surf bordada, pedaleiras e quadro de instrumentos com fundo branco. Monogramas e emblemas com o nome Quiksilver aparecem espalhados. 

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Versão aposta na boa relação custo/benefício e no visual esportivo para bater o rival "praiano" Sandero Rip Curl
A lista de equipamentos, porém, é o ponto forte. O 207 "surfista" vem com airbags frontais, freios com ABS, sensores de chuva e de luz, ar-condicionado digital, direção hidráulica, "trio" e sistema de som com comandos na coluna de direção, conexão Bluetooth e entradas USB e auxiliar. Sob o capô, permanece o bloco 1.6 litro flex de 113 cv (etanol) e o câmbio manual de cinco marchas que equiparam a última safra. O rival direto é o Renault Sandero Rip Curl.

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Land Rover quer produzir Freelander 4x4 no Brasil


A persistência da crise europeia tem feito as montadoras voltarem cada vez mais a atenção aos mercados emergentes. E apesar do "super IPI" para modelos importados e da alta do dólar, o Brasil segue no centro dessa estratégia, especialmente quando o assunto é o segmento premium. Mais um sinal disso é a notícia de que o grupo Jaguar Land Rover (JLR) estaria planejando uma fábrica para montar o Freelander 4x4 em regime de CKD no Brasil. A montagem dos kits importados diretamente da Inglaterra poderia ter início dentro de um ano e meio, segundo declaração de Ralf Speth, CEO do JLR, para o jornal Financial Times.

Uma vez que atinja volume suficiente de produção nesse sistema, o grupo pretende abandonar o CKD e passar a produzir efetivamente no país - o que levaria mais uns dois anos. A assessoria de imprensa da marca no Brasil confirma as conversas com o governo. Mas não revela em que nível estão as negociações. Certo é que a produção não envolveria modelos da Jaguar.
Jaguar Land Rover foi adquirida pelo grupo indiano Tata Motors em 2008 por US$ 2,3 bilhões. As três fábricas do grupo da Inglaterra dão origem à maior parte dos veículos vendidos ao redor do mundo. Mas a própria Índia conta com uma planta que monta modelos em regime de CKD desde o ano passado.

Apesar do burburinho causado pela informação, não há grande novidade no que foi divulgado. Além disso, nenhuma decisão deve ser tomada até que o governo volte a se posicionar sobre o funcionamento do IPI sobre carros importados nos próximos meses.

Hoje o Freelander 2 é vendido no Brasil em três versões, S, SE e HSE. Os preços vão de R$ 149 mil a R$ 195 mil.

15 de julho de 2012

Hyundai mostra Elantra Coupé feito para "The Walking Dead”


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Elantra Coupé customizado para a história em quadrinhos "The Walking Dead" durante o festival Comic-Con
Hyundai está pronta para 2012. E não estamos falando de novas estratégias de mercado, mas do apocalipse zumbi. O Elantra Coupé matador de mortos vivos finalmente se tornou realidade. Em 12 de junho, a marca havia anunciado parceria com os criadores de “The Walking Dead”, história em quadrinhos sobre zumbis lançada em 2003 e adaptada para a TV em 2010. Na ocasião, a montadora lançou um desafio para o cartunista Robert Kirkman, um dos idealizadores da série. O desenhista recebeu a missão de desenvolver o design de um veículo à prova de zumbis. Em vídeo divulgado no site oficial da iniciativa, até ele duvida do resultado. “Eu não entendo muito sobre carros, mas sei bastante sobre o apocalipse zumbi e do que eu gostaria de ter para sobreviver. Acho que poderia pensar em algo legal, mas que pode não ser efetivo porque não sou bom com física”, avisou. 

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Alguns desenhos já haviam sido divulgados, mas quem foi ao festival de história em quadrinhos Comic-Con, em San Diego (EUA), poderá ver o Elantra Coupé de perto. Nesta quinta-feira (12), o próprio Kirkman revelou sua criação durante o evento. E todas as suas idéias mirabolantes saíram mesmo do papel. 

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O veículo – que comemora a centésima edição de “The Walking Dead” – foi customizado com minúcias capazes de manter qualquer um vivo em meio a ataques zumbis. Toda área envidraçada do hatch é equipada com uma grade que protege motorista e passageiro mesmo que os mortos-vivos quebrem os vidros. Faróis e lanternas também são protegidos. A frente recebeu duas pás de fibra de carbono com seis estacas de metal "atropeladoras". As rodas têm suportes onde estruturas cortantes de titânio podem ser encaixadas. No exterior, o modelo recebeu, ainda, uma armadura e três luzes superiores ofuscantes próprias para iluminar o mundo apocalíptico sem eletricidade. 

No interior, o carro teve seus bancos traseiros removidos. O objetivo? Abrir espaço para o armazenamento de armas e para o estoque de comida, água e outros itens fundamentais para a sobrevivência. Se a munição das armas de fogo acabar, são se preocupe. Há dois facões próximos às travas dos cintos de segurança. Para usá-los, basta abrir o “teto solar” envolto por grades e esfaquear os zumbis ao seu redor. Caso queira matar os mortos-vivos com mais comodidade, abra o porta-malas e atire com as armas que ficam ali. Será possível acompanhar toda a ação pela câmera traseira. 

No vídeo, Gary Castillo, responsável pela customização, mostra a fabricação das peças. Que venha 2012! 

14 de julho de 2012

Ford confirma novo EcoSport a partir de R$ 53.490


A partir deste sábado (14) a Ford começa a aceitar reservas pelo novo EcoSport; sinal exigido é de R$ 5.000
Ford confirmou no início da noite desta sexta-feira (13) versões e preços de lançamento da nova geração doEcoSport. Neste sábado (14), as revendas da marca começam a aceitar reservas pelo crossover, que partirá de R$ 53.490 na versão de entrada S, passando a R$ 59.990 na configuração Freestyle. Nesse primeiro momento, o novo Eco pode atingir R$ 63.690 com a inclusão de forração em couro e airbags laterais e de cortina. Para ter preferência de compra, os interessados terão de deixar R$ 5.000 de sinal na concessionária, junto com o email de confirmação do cadastro feito no hotsite www.novoecosport.com.br

De acordo com a montadora, mais de 104 mil pessoas já se cadastraram na página virtual criada para o lançamento do modelo – o que, cá entre nós, deve tornar bastante difícil a consumação dessa reserva. Isso porque a ação de pré-venda envolverá somente 2.500 unidades do novo EcoSport. Ou seja, menos de 3% dos potenciais clientes conseguirão garantir seu pedido. E a tendência é que a fila para ter o novo Eco cresça ao longo dos próximos meses, potencializada pelo bom pacote de equipamentos da versão S. O modelo sai de fábrica com direção elétrica, ar-condicionado, "trio" elétrico, sistema multimídia Sync com comando de voz e Bluetooth, faróis com leds, airbag duplo e freios ABS. 

Painel do novo EcoSport ficou bastante parecido com o do New Fiesta; destaque é o sistema multimídia Sync
Na configuração Freestyle, o Eco fica ainda mais sofisticado, com computador de bordo, sensor de obstáculos traseiro, vidros elétricos com acionamento por um toque, assistente de partida em rampas, controles eletrônicos de estabilidade e de tração, e um pacote estético que inclui rodas de liga leve aro 16. Importante: nessa pré-venda, o modelo será oferecido apenas nas cores sólidas branco e preto, e nas metálicas laranja e prata. Sob o capô, ambas as versões usam o motor 1.6 16V flex da família Sigma, com quatro cilindros em linha, bloco feito de alumínio e 115 cv de potência com etanol. 

Mais para frente, a nova geração do EcoSport terá ainda o motor 2.0 16V Duratec, capaz de gerar 143 cv de força, com opção de câmbio automático e tração integral (AWD). Estes serão restritos à versão top de linhaTitanium, que, pelos preços até aqui confirmados, deve ficar na casa dos R$ 80 mil. Com essa amplitude de preços, o novo Eco vai brigar entre os utilitários compactos, especialmente com o Renault Duster, e também deve incomodar modelos maiores (compactos-médios), como Chevrolet CaptivaFiat FreemontHonda CR-V,Hyundai ix35 e Kia Sportage. Para seduzir os compradores desse time de cima, a nova geração do crossover da Ford terá chave inteligente com partida do motor por botão, ar digital e sensores de luminosidade e chuva – além da parafernália eletrônica já citada acima. 

Confira abaixo mais imagens da nova geração do Ford EcoSport!


13 de julho de 2012

Aceleramos a nova CBR 1000 RR Fireblade 2012


Honda
Honda CBR 1000RR tem 178 cv muito bem distribuídos
Imagine-se a bordo de um esportivo puro sangue, como um Porsche 911 Turbo, com seus 530 cv prontos para serem atiçados. A 100 km/h, o pé direito vai ao fundo, o ponteiro do conta-giros sobe lá no alto e, de repente, passa uma moto compacta rasgando rumo à barreira dos 300 km/h... Após algum tempo, o carro poderá alcançar e até passar a moto, mas é preciso paciência. Poucas motos conseguem um trunfo desses. Quando isso ocorre, são modelos a partir de 750 cc, derivados das pistas do Mundial de Moto GP. Ótimo exemplo para este “causo” é a 8ª geração da Honda CBR 1000 RR, mais conhecida como Fireblade.
Embora não tenha mudado tanto em relação à versão anterior, a 1000 da Honda recebeu detalhes dignos de suas décadas de estradas e pistas. Considerada uma superesportiva dócil entre quem entende do assunto, ela entrega de maneira linear seus 178 cv de potência máxima (a 12.000 rpm). Para provar a história do combate com um supercarro, basta observar seu peso: exatos 178 kg – contra 1.584 kg de um 911 Turbo. Ou seja, cada cavalo da Fireblade move apenas um quilo, contra 0,33 cv/kg do carro em questão. Praticamente uma moto de corrida amansada. E, o melhor: emplacada!
Honda
Extremidades mais leves foi melhoria retirada de testes nas pistas de competição
Prontas respostas. Sempre
Entre as principais mudanças no modelo 2012 está o alívio de peso nas extremidades da moto, outra melhoria vinda das pistas. Assim, as rodas de três pontas grossas deram lugar a outras mais leves, com doze pontas finas. Isso melhora inclusive o efeito giroscópico em altas velocidades.
Suspensões foram recalibradas, com pistões mais largos no garfo (Showa) e seis diferentes ajustes na dianteira. O link traseiro incorpora a fixação do amortecedor (em vez de ficar junto ao quadro) de maneira a não transmitir as vibrações para o piloto. Atrás, pode-se regular compressão e retorno da mola.
Outra característica bem-vinda do Moto GP foi o uso de embreagem bi-partida. Quando se acelera, o acoplamento é feito em dentes retos, minimizando a perda de potência para roda traseira. Ao cortar aceleração ou reduzir marcha, são dentes cavos que entram em ação. Assim, anula-se o risco da roda traseira ir travando e quicando contra a pista, algo perigoso e comum em esportivas.
No motor, a central de injeção foi reprogramada de maneira a acabar com “buracos” existentes em baixas e médias rotações. Algo possível graças aos dois injetores por cilindro: acima de 5.500 rpm, a bancada superior de bicos entra em ação.
Honda 
Com quatro cilindros em linha – montados em blocos separados – e duplo comando para as 16 válvulas – , o motor de 999 cc gera mais torque do que um motor de carro similar: 11,4 kgfm a 8.500 rpm. Graças às melhorias no mapeamento da injeção, 80% deste valor já aparece nas 5.000 rpm.
Grande parte desta elasticidade também se deve ao escapamento com três caminhos diferentes, que também causa agradável mudança no ronco à medida que se acelera fundo. Até 4.000 rpm, os gases percorrem um caminho mais longo. Acima disso, uma válvula mecânica libera um caminho intermediário. Isso se mantém até 7.000 rpm, quando uma segunda válvula (eletrônica) fecha o caminho do meio e abre os caminhos curto e o longo, liberando as duas saídas do compacto escape em aço inoxidável. A potência é audível e aparece de forma instantânea. Tanto é que, em primeira ou segunda marchas, é preciso saber domar a compacta Fireblade para a frente não levantar do solo. Mesmo que isso ocorra em velocidades mais altas, o amortecedor de direção progressivo entra em ação, tornando a dianteira mais firme.
Autoesporte testou o novo modelo 2012 da CBR no Autódromo Capuava, em Vinhedo (SP), e atesta: é uma esportiva multiuso. Desde os pilotos iniciantes até os mais experientes irão se satisfazer, pois ela consegue agregar docilidade à adrenalina. Em segundos!
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Pneus 120/70 ZR 17 na dianteira e 190/50 ZR 17 na traseira garantem ótimo grip
Em curvas, a suspensão firme, junto aos largos pneus – 120/70 ZR 17 (D) e 190/50 ZR 17 (T) – garantem ótimo grip. Caso o piloto fique muito animado, a CBR costuma avisar antes a hora de aliviar o acelerador – embora fique devendo o controle de tração. Visualmente, as mudanças foram poucas: o eficiente quadro em “U” é o mesmo, mas a dianteira é nova, bem como o farol, as laterais e os adesivos. A rabeta agora é mais larga e acomoda mesma lanterna transparente, com iluminação por leds.
Capítulo à parte é o novo painel digital. Completíssimo, agrega marcha engatada, marcador de consumo (médio ou instantâneo), cronômetro e cinco leds programáveis para as trocas de marchas (shift-light).
Conclusão
CBR 1000 RR Fireblade continua uma esportiva tradicional em nosso mercado. Permanece feroz, só que agora mais bela e “domável”. Em time que está ganhando, a montadora oriental mexeu pouco. E com critério. Assim, quer vender 100 unidades mensais. Disponível nas cores branca, preta ou vermelha (esta a única com ABS e distribuidor eletrônico de frenagem, por R$ 62.900), a Fire Blade é importada do Japão. Seu preço base é de R$ 56.900 e a garantia de um ano, sem limite de quilometragem.
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Fonte: autoesporte.com 

Suzuki reestiliza Grand Vitara no Japão


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Atualmente na terceira geração, o Escudo acaba de receber seu segundo facelift desde 2005, quando foi lançado
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Reestilização removeu estepe da tampa traseira
A matriz da Suzuki no Japão anunciou essa semana a chegada da linha 2013 do jipinho Escudo – vendido no Brasil e em diversos países como Grand Vitara. A principal novidade do leve facelift é a retirada do estepe da tampa traseira, uma marca do utilitário compacto desde sua primeira geração. O pneu sobressalente foi deslocado para a parte inferior do veículo (abaixo do porta-malas). No design frontal, as mudanças foram mais intensas. A montadora redesenhou grade e para-choques, e os faróis agora exibem máscaras negras. Outra novidade é o espelho sobre o para-lamas esquerdo, para auxiliar nas aventuras "off-road".

Embora as mudanças tenham sido comedidas, o Grand Vitara japonês ficou bem mais arrojado visualmente. Já por dentro, o utilitário segue igual – de novo, só cores para os tecidos e alguns materiais. A mecânica também é a mesma. No Japão, há várias opções de motores. Por aqui, o jipinho é vendido apenas com o bloco 2.0 16V de 140 cv de potência. Há opções de câmbio manual de cinco marchas e automático de quatro velocidades. A tração é sempre integral (4X4) com reduzida e bloqueio do diferencial. Por enquanto, não há informações sobre a reestilização do Grand Vitara no Brasil.


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