
Nova regra do IPI e aumento do dólar podem contribuir para que o Aveo/Sonic ganhe produção nacional

A picape-conceito Colorado Rally em Frankfurt
A General Motors não fala oficialmente, mas há grandes chances de o hatch compacto
Chevrolet Sonic (chamado de
Aveo na Europa) chegar como importado em 2012. Durante o Salão de Frankfurt, a montadora exibiu a nova geração do modelo – já à venda na Europa a partir de 11.990 Euros ou aproximadamente R$ 28,3 mil. A intenção da
GM foi mostrar os carros globais da
Chevrolet, como o médio
Cruze e a picape média
Colorado.
Para os brasileiros, três modelos ganharam importância especial. O protótipo
Colorado Rally, revelado em junho no
Salão de Buenos Aires (Argentina), é a versão conceitual da nova geração da picape
S10, que estreia no primeiro trimestre de 2012 – provavelmente em janeiro. O
Cruze hatch, outro a caminho, vai substituir o
Vectra GTtambém no início do ano que vem. E o
Aveo/Sonicpermanece indefinido (ao menos, de forma oficial).
AE tentou apurar a informação com executivos da
GM em
Frankfurt, mas a única confirmação até agora é a que todos já sabem: o
Aveo/Sonic é um carro global. No
Brasil, o modelo ficará posicionado entre o
Agile e o
Cruze hatch. Com isso, vai desafiar modelos como Fiat
Punto, Volkswagen
Polo, Honda
Fit e o arquirrival Ford
New Fiesta – cuja versão hatch chega às lojas em outubro.

Principal entrave da importação do Aveo ao Brasil é o país de origem; compacto é feito nos EUA e na Coréia
O problema do
Sonic é a procedência. Ele é fabricado em Michigan, nos Estados Unidos, o que pode comprometer sua competitividade (o
New Fiesta, único importado entre os rivais diretos, vem do México beneficiado por acordo comercial). Já o
Aveo (versão europeia) é produzido na Coreia do Sul pela Daewoo – divisão local da GM. Com o aumento do IPI para os importados e a alta do dólar, a situação fica ainda mais complicada. Ou seja, talvez a
GM tenha de produzir o modelo aqui para conseguir preço competitivo, mesmo só em 2013.
De uma forma ou de outra, o fato é que a
General Motors estuda a oferta do compacto no
Brasil. E o objetivo é estar no segmento de compactos com preços entre R$ 40 e R$ 55 mil – faixa atualmente ocupada pelo veterano
Astra, que sairá de linha em breve. Nos EUA, o
Sonic básico usa o motor 1.8 16V aspirado de 140 cv (mesmo motor do
Cruze, que será flex por aqui). Na versão topo”, o hatch traz um moderno bloco 1.4 turbo de iguais 140