20 de setembro de 2011

Diretor da Mercedes-AMG confirma SLS Black Series


Editora Globo
Superesportivo SLS AMG foi inspirado no 300SL Gullwing de 1954, conhecido como o "asa de gaivota"
Dos carros mexidos pela Mercedes-AMG, os que carregam o sufixo Black Series costumam ser especialmente enfurecidos. Isso, claro, nos faz concluir que o SLS AMG em algum momento ganharia sua versão negra. Bingo! Segundo reportagem da revista norte-americana Motor Trend, o diretor de desenvolvimento de veículos daMercedes-AMG, Tobias Moers, confirmou que o asa de gaivota do século 21 ganhará em breve sua Black Series.

Moers não revelou detalhes, mas os parceiros da Motor Trend já haviam publicado os possíveis números de rendimento do SLS AMG Black Series. De acordo com a publicação, o motor 6.2 V8 aspirado a gasolina receberá ajustes para produzir 608 cv de potência máxima e um torque violento de 69 kgfm. Na versão “normal” do cupê superesportivo, o bloco 6.2 V8 desenvolve 571 cv a 6.800 rpm e 66,2 kgfm de torque aos 4.750 giros.

Editora Globo
O diretor da marca disse que as versões E-Cell (elétrica) e GT3 (de corrida, acima) serão restritas à Europa

19 de setembro de 2011

Frankfurt: Aveo/Sonic deve vir ao Brasil


Nova regra do IPI e aumento do dólar podem contribuir para que o Aveo/Sonic ganhe produção nacional
A picape-conceito Colorado Rally em Frankfurt
A General Motors não fala oficialmente, mas há grandes chances de o hatch compacto Chevrolet Sonic (chamado de Aveo na Europa) chegar como importado em 2012. Durante o Salão de Frankfurt, a montadora exibiu a nova geração do modelo – já à venda na Europa a partir de 11.990 Euros ou aproximadamente R$ 28,3 mil. A intenção da GM foi mostrar os carros globais da Chevrolet, como o médio Cruze e a picape média Colorado.

Para os brasileiros, três modelos ganharam importância especial. O protótipo Colorado Rally, revelado em junho no Salão de Buenos Aires (Argentina), é a versão conceitual da nova geração da picape S10, que estreia no primeiro trimestre de 2012 – provavelmente em janeiro. OCruze hatch, outro a caminho, vai substituir o Vectra GTtambém no início do ano que vem. E o Aveo/Sonicpermanece indefinido (ao menos, de forma oficial).

AE tentou apurar a informação com executivos da GM em Frankfurt, mas a única confirmação até agora é a que todos já sabem: o Aveo/Sonic é um carro global. No Brasil, o modelo ficará posicionado entre o Agile e oCruze hatch. Com isso, vai desafiar modelos como Fiat Punto, Volkswagen Polo, Honda Fit e o arquirrival Ford New Fiesta – cuja versão hatch chega às lojas em outubro.
Principal entrave da importação do Aveo ao Brasil é o país de origem; compacto é feito nos EUA e na Coréia
O problema do Sonic é a procedência. Ele é fabricado em Michigan, nos Estados Unidos, o que pode comprometer sua competitividade (o New Fiesta, único importado entre os rivais diretos, vem do México beneficiado por acordo comercial). Já o Aveo (versão europeia) é produzido na Coreia do Sul pela Daewoo – divisão local da GM. Com o aumento do IPI para os importados e a alta do dólar, a situação fica ainda mais complicada. Ou seja, talvez a GM tenha de produzir o modelo aqui para conseguir preço competitivo, mesmo só em 2013.

De uma forma ou de outra, o fato é que a General Motors estuda a oferta do compacto no Brasil. E o objetivo é estar no segmento de compactos com preços entre R$ 40 e R$ 55 mil – faixa atualmente ocupada pelo veteranoAstra, que sairá de linha em breve. Nos EUA, o Sonic básico usa o motor 1.8 16V aspirado de 140 cv (mesmo motor do Cruze, que será flex por aqui). Na versão topo”, o hatch traz um moderno bloco 1.4 turbo de iguais 140

16 de setembro de 2011


Newspress
Novo Chevrolet Malibu traz linhas inspiradas no Camaro
Chevrolet Malibu que os brasileiros conhecem já tem uma nova geração desde meados de abril. Agora, foi a vez de o mercado europeu conhecer sua variante do modelo, apresentada nesta última terça-feira (13) no Salão de Frankfurt (Alemanha). Só que o sedã médio-grande da General Motors ainda demora a chegar. O Malibu só estreia no segundo semestre de 2012, já como modelo 2013. 
O mercado norte-americano será o primeiro a receber o modelo, a partir de maio. Com isso, sua chegada no Brasil só deve acontecer no início de 2013. Visualmente o novo Malibu tem traços que lembram bastante os do esportivo retrô Camaro. A semelhança é mais nítida nas lanternas e no quadro de instrumentos com as molduras cúbicas dos relógios. Sob o capô, o modelo terá motores de quatro cilindros a gasolina e a diesel.
Outro destaque da GM que interessa aos brasileiros foi a Colorado Rally Concept, a versão conceitual da nova geração da picape S10. O protótipo de visual fora-de-estrada já havia sido mostrado no Salão de Buenos Aires, em junho, e voltou a aparecer em Frankfurt. Mas seus dias de carro-conceito estão contados: a versão final, que originará a nova S10, estreia no Brasil no primeiro trimestre de 2012.
Newspress
Chegada no Brasil só deve acontecer no início de 2013

15 de setembro de 2011

Peugeot RCZ estreia no Brasil em novembro


Newspress
Conceito HX1 é destaque no estande da Peugeot em Frankfurt
A Peugeot mostrou nesta terça-feira (13), em Frankfurt (Alemanha), o conceito futurista HX1 e a perua “ecológica” 508 RXH, primeiro carro híbrido a diesel do mundo. Mas para os brasileiros, outros dois modelos (já conhecidos dos europeus) é que foram os destaques. O cupê RCZ, que está nas lojas européias desde meados do ano passado, finalmente fará sua estreia no Brasil em cerca de um mês.
O cupê de traços singulares e exóticos chega às lojas brasileiras da marca francesa entre o fim de outubro e o início de novembro, com preço em torno de R$ 150 mil. Logo depois, ainda em 2011, será a vez do sedã médio408 ganhar a versão turbo – que deve deixá-lo mais competitivo na briga com Toyota CorollaHonda Civic,Volkswagen JettaRenault Fluence e os novatos Chevrolet Cruze Hyundai Elantra.
Peugeot
Peugeot RCZ deverá custar cerca de R$ 150 mil
O moderno bloco 1.6 16V THP (Turbo High Pressure), já usado pelo crossover 3008 (e desenvolvido conjuntamente pela PSA Peugeot Citroën e a BMW), gera 156 cv e um torque energético de 24 kgfm liberado logo aos 1.400 giros. O motor – que associa direção direta, comando variável de válvulas e turbocompressor – é gerenciado por um câmbio automático de seis marchas com modo Sport e para pisos escorregadios.
Para 2012, a agenda de lançamentos da Peugeot também promete ser intensa. Logo no início do ano a marca do leão lança no Brasil o médio 308 – sucessor do 307 hatch. O modelo será fabricado na Argentina e, segundo apuração da repórter Renata Viana de Carvalho, seu lançamento acontece nos primeiros meses do ano. Para o segundo semestre, está confirmado o lançamento do médio-grande 508. E o 208, novo compacto da marca, só chegará em 2013.
Newspress
Perua ecológica RXH chama atenção em Frankfurt, e deverá ganhar versão de produção

Ford Evos ditará estilo do novo Fusion


Newspress
Ford Evos tem motor híbrido elétrico recarregável em tomada; Design aponta nova fase da marca americana
O belo conceito Evos, apresentado pela Ford no Salão de Frankfurt, indica a nova direção que o estilo da marca seguirá. “Mais emocional, refinado e premium. Nós gostamos do conceito kinetic, mas tínhamos de revitalizá-lo”, conta J. Mays, vice-presidente de design do grupo. Não é a toa que o nome Evos foi escolhido como indicativo de “evolução”.
Em entrevista aos jornalistas brasileiros, J. Mays confirmou que a primeira aplicação das linhas do Evos será vista dentro de quatro meses, ou seja, no próximo Salão de Detroit, nos Estados Unidos. Ele também disse que será um carro totalmente novo, o que confirma a especulação de que possa ser o retorno do Capri, cupê de grande tradição entre os europeus criado em 1969.
Newspress
Linha do teto aponta para visual mais esportivo, mas Ford não pretende sacrificar espaço interno
Mas o Evos também vai inspirar diretamente os modelos do segmento C, que para nós são o Fusion e Mondeo. Executivos da Ford afirmam que isso deve ocorrer já no ao que vem. Assim, podemos concluir que o Fusion deva apresentar uma nova geração alinhada à linguagem visual globa da Ford no próximo ano.
Newspress

Changan confirma venda no Brasil em 2013


Changan Eado poderá ser vendido no Brasil no ano que vem
No ano passado, quase dez marcas chinesas participaram do Salão do Automóvel de São Paulo. Uma delas tem estande montado, agora, em Frankfurt. Trata-se da Changan, divisão de carros de passeio da Chana. Por enquanto, só há utilitários do grupo no país – vendidos pela importadora independente Districar. Mas isso vai mudar em breve.
De acordo com o vice-presidente executivo da marca, Li Wei, três carros de passeio estão em fase final de estudo para entrar em nosso mercado até 2013. São eles o hatch compacto BenBon, o sedã Yue Xiang e o crossoverCX20. O primeiro é conhecido, também, como Benni Mini, que esteve em São Paulo em 2010. Equipado com motor 1.0 de 51 cv e câmbio manual de cinco marchas, ele tem entre os itens de série, ar-condicionado, airbag duplo, vidros e travas elétricos e freios ABS. Na época, seu preço foi estimado em R$ 29 mil.
Esportivo Sense está entre conceitos da Changan em Frankfurt
CX20 já foi anunciado por aqui, também. Lançado na China em março, ele tem 3,90 m de comprimento, lugar para cinco pessoas, motor 1.3 16V de 63 cv e opções de câmbio automático e manual. Seu preço deve ficar em torno de R$ 35 mil. Já o sedã Yue Xiang deve ser o Alsvin, que receberá propulsor 1.5 16V de 96 cv e transmissão automática.
Changan também exibiu em Frankfurt sedã elétrico conceitual Clover
Além de confirmar o calendário de lançamentos da Changan no Brasil, Wei revelou que um dos carros exibidos em Frankfurt também poderá ser exportado, caso os outros três sejam bem recebidos. O modelo é o sedã Eado, que chega à China no segundo semestre do ano que vem. Ele traz uma nova plataforma, que integra o trabalho de nove centros de pesquisa e um motor de produção própria chamado Blue Core – cujas especificações não foram reveladas. O Eado é equipado com sistema de freios ABS e ESP e obteve cinco estrelas nos testes de colisão do EuroNCAP, de acordo com as informações da marca.
Além do sedã, a Changan, única chinesa em Frankfurt, apresentou três conceitos. O elétrico Clover, o SUV, primeira tentativa da marca de entrar no segmento de utilitários, e o esportivo Sense.
Utilitário esportivo foi apresentado como conceito da Changan em Frankfurt

14 de setembro de 2011

Ford apresenta nova Ranger no Salão de Frankfurt


Ford
Ranger 2012: segundo a Ford, seu estilo é definido como "Força do Século 21"
A Ford trouxe algumas novidades muito comentadas nessa edição do Salão de Frankfurt, como o Fiesta ST Concept e o Focus esportivo global. Para se juntar a esses lançamentos, a montadora americana apresentou também a nova geração da Ranger.
Não foram divulgados muitos detalhes além do que já havia sido anunciado no Salão de Bangoc. A apresentação da Ranger 2012 focou bastante no design exterior do modelo que, segundo a montadora “tem uma presença vibrante, com design exterior elegante que traduz a famosa personalidade das Picapes Raça Forte Ford. Os designers definem seu estilo como ‘Força do Século 21’”
A nova picape poderá ser equipada com três diferentes tipos de motor: 2.5 a gasolina de 166 cavalos, 2.2 turbodiesel de 150 cv e 3.2 de 200 cv. E o sistema de transmissão terá câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas, além de tração 4x2 ou 4x4.
Segundo o diretor de Marketing, Vendas e Serviço da Ford Europa, “O novo modelo vai reforçar o conceito daFord Ranger, com uma aparência forte e moderna, mais capacidade de carga para aplicações profissionais e novos níveis de conforto, tecnologia e segurança".

Volvo apresenta luxuoso Concept You


Volvo
O conceito é equipado com rodas de 21 polegadas e motor de quatro cilindros
Um carro totalmente tecnológico. Assim pode ser definido o Concept You, o sedã de luxo apresentado hoje (13) pela Volvo no Salão de Frankfurt. O conceito incorpora a tecnologia dos tablets, oferecendo aos consumidores um painel inteiramente touchscreen. O sistema é responsável por controlar, entre outras funções, climatização, áudio e regulagem da altura dos vidros. Já as imagens do navegador são projetadas no centro do velocímetro.
Volvo
A montadora sueca aposta no modelo para crescer no mercado de luxo
O modelo oferece também Bluetooth e internet. Por questões de segurança, a navegação da web enquanto o carro está em movimento só é liberada no lado do passageiro. As informações projetadas nas duas telas instaladas no banco traseiro podem ser enviadas à tela do motorista.
Aliás, uma curiosidade sobre o carro é que o console principal tem a opção de ficar em standy-by até que o condutor olhe para ele. Uma câmera escondida de infravermelho registra os movimentos dos olhos e aciona a tela. O volante, em madeira, possui borboletas para troca de marcha em alumínio e vidro com sistema integrado às telas.  
Volvo
O interior vem com telas de touchscreen para uso dos motoristas e passageiros
As portas traseiras se abrem para trás e revelam um interior com bancos de couro no centro e carmuça nas laterais e tapetes de lã. O modelo de quatro lugares é equipado ainda com motores de quatro cilindros e rodas de 21 polegadas em alumínio polido. A frente vem com faróis com lâmpadas de LED e grade com design clássico. As linhas do sedã são inspiradas no estilo fastback. De acordo com o presidente da Volvo, Stefan Jacoby, a montadora aposta no Concept You para crescer no mercado de luxo.

Parceria entre Renault e Daimler terá frutos no Brasil


Mercedes-Benz
A plataforma do novo Classe B dará origem a outros cinco carros dentro do grupo alemão
Em abril do ano passado, os grupos Renault-Nissan e Daimler anunciaram uma parceria estratégica para o compartilhamento de plataformas, motores e tecnologias que teria como conseqüência a redução de custos. Hoje, os executivos dos grupos se reuniram para divulgar os primeiros resultados do trabalho conjunto.

Basicamente, há três projetos em andamento: o desenvolvimento de um carro pequeno, de um comercial leve e o intercâmbio de motores. A primeira dessas três iniciativas se refletirá no lançamento de dois modelos compactos sobre a mesma plataforma em 2014. A Renault apresentou o novo visual do Twingo europeu agora no Salão de Frankfurt. Mas já projeta a nova geração, que dividirá sua plataforma com o Smart Forfour. Ambos serão 100% elétricos. “A Renault tem know-how nesse tipo de propulsão”, disse Carlos Ghosn, presidente daNissan/Renault.

Outro modelo já anunciado é o compacto premium da Infiniti, divisão de luxo da Nissan. Ele também será lançado em 2014 e será montador sobre a mesma, e nova, plataforma do Classe B – revelado nessa edição do Salão de Frankfurt e com previsão de chegada ao Brasil em 2012 por cerca de R$ 100 mil, já com controle ativo de colisão que atua acima dos 30 km/h.
Newspress
Novo Classe A apareceu na mostra de Frankfurt como conceito e chega ao Brasil em 2013
Em relação aos motores, a Nissan vai fornecer blocos V6 para a Daimler, enquanto a alemã vai “emprestar” seus propulsores de três e quatro cilindros para a Renault-Nissan.

A partir dessa informação, podemos ir um pouco além dos anúncios oficiais. A plataforma do novo Classe B dará origem a outros cinco carros dentro do grupo alemão: um cupê, um sedã e um utilitário, além do novo Classe A– que aparece na mostra de Frankfurt como conceito e chega ao Brasil em 2013. Com a notícia sobre motores, fontes ligadas às montadoras confirmaram que existe a possibilidade de o novo Classe A já se valer de motores quatro-cilindros da Daimler. E durante a coletiva de imprensa, Dieter Zetsche, presidente da Mercedes, disse que o modelo terá propulsores menores.

Brasil 
No Brasil, a Renault já confirmou que vai precisar ampliar sua capacidade produtiva ao criar uma nova fábrica ou ampliar a que já tem. A Daimler, por sua vez, tem duas fábricas: uma em São Bernardo do Campo (SP) e outra em Juiz de Fora (MG). A unidade paulista teve sua produção de caminhões recentemente ampliada de 65 mil para 75 mil. “Só que ela está sobrecarregada e não dá mais para expandir as linhas de produção. Por isso, já tomamos a decisão de usar a fábrica de Minas para fazer, também, caminhões. Serão os modelos Actros eAccelo”, disse Mário Lafite, diretor de comunicação da Mercedes do Brasil.
Newspress
O espaço da fábrica está sendo todo ampliado. E ai, cabe um raciocínio simples: uma linha de montagem de carros de passeio não pode receber caminhões. Mas uma que faz caminhões pode comportar qualquer tipo de veículo, inclusive um utilitário, certo? Assim, não seria surpresa se o utilitário que será feito sobre a nova plataforma do Classe B fosse produzido aqui no Brasil. No Salão de Genebra do ano passado, o vice-presidente de marketing de produto da Mercedes-Benz, Philipp Schiemer, disse que havia a possibilidadede uma das carrocerias da nova gama de compactos ser feita aqui.

Ainda sobre a cooperação Renault-Nissan-Daimler, os executivos afirmaram que a parceria não tem limites. “Tudo está em estudo e poderá ser feito desde que haja benefícios para as duas empresas. Além disso, vamos trabalhar para que não haja sobreposição dos grupos em nenhuma área”, disse Ghosn.
Mercedes-Benz
A Renault apresentou o visual do Twingo, mas já projeta a nova geração, que dividirá sua plataforma com o Smart Forfour

Citroën confirma linha DS no Brasil em 2012


Newspress
Citroën DS5 conta com motorização híbrida elétrica
A Citroën aproveitou o lançamento da perua DS5 para confirmar a vinda da família de modelos de luxo para o Brasil. Segundo a marca francesa, até o meio do ano que vem toda a linha DS será colocada à venda nas lojas do país. Ainda não foi definido como será o trabalho com esta linha nas revendas, o mais provável é que eles ganhem um espaço diferenciado dentro das lojas. Não foram mencionados preços, mas a marca afirma que oDS3 virá para o Brasil para brigar com o Mini, que custa a partir de R$ 80 mil.
O motor provavelmente será o mesmo 1.6 utilizado no Peugeot 3008, já à venda no Brasil, com quem o DS5divide plataforma. Ele deverá chegar por aqui com o mesmo sistema Hybrid 4 que utilizará na Europa, que conta com um motor 2.0 de 16 cv de potência auxiliado por um motor elétrico de 37 cv no eixo traseiro. A transmissão é  automática de seis velocidades.
Newspress
Vendas devem começar no meio do ano que vem no Brasil

13 de setembro de 2011

Em Fotos o Salão de Frankfurt 2011


AFP
Citroën Tubik é um dos destaques do Salão de Frankfurt 2011
Começou a maior mostra de automóveis do mundo. O Salão de Frankfurt abre suas portas para a imprensa hoje e amanhã, e revela os principais lançamentos europeus e mundiais de marcas como Volkswagen, Ford, Hyundai, Kia, Ferrari, Lamborghini e várias outras. Confira nossa galeria abaixo.


VW pode ter nova fábrica no Brasil


Newspress
Segundo o presidente da VW do Brasil, a Volks vai lançar um carro no País até 2014, mas ainda não se sabe se será o Up!
Em bate-papo com os jornalistas brasileiros presentes em Frankfurt, o presidente da VW do Brasil, Thomas Schmall, não confirmou a produção do Up! no país, mas disse que é bem provável que a nova plataforma do modelo esteja presente em nosso mercado. Schmall afirma que seria preciso fazer algumas adaptações no Up!,pois é preciso respeitar a vontade do mercado – e o nosso pode não aceitar, por exemplo, um porta-malas com capacidade de 251 litros, como o do carro.
Além do porta-malas, a autonomia do veículo também teria que ser avaliada, e o fato de o modelo levar só quatro pessoas. “Na Europa, o Up! será o segundo ou terceiro carro de uma casa. No Brasil, será o primeiro. Temos de esperar os resultados do carro na Alemanha para, então, estudar as mudanças. Mas também não podemos mudar radicalmente o modelo, porque senão ele perderia seu DNA. Vamos lançar um carro aqui até 2014, mas ainda não sei se será o Up!”, disse o executivo.
Em meio a conversa, Schmall também revelou que as linha de montagem da VW estão saturadas no Brasil e que a ampliação da produção é iminente. Hoje, 3.600 carros são feitos todos os dias pela montadora, que estuda se vai ampliar uma fábrica ou construir uma nova. Independentemente da decisão, a ação pedira um investimento de R$ 1 bilhão, montante que pode ser liberado ainda este ano, de acordo com o avanço das negociações. A marca esta em contato com seis estados para definir o que fará. Entre eles, estão o próprio Paraná, onde ela já esta estabelecida, e Pernambuco.
Mercado
Hoje, o maior mercado da VW é a China, seguida por Alemanha e Brasil - que ficam empatadas.  Para Schmall, o principal desafio do setor automotivo hoje é resgatar a confiança do cliente. "O Brasil vai crescer menos do que o esperado. Não chegaremos aos 3,6 milhões de carros. E se ficarmos em 3,5 milhões, já será ótimo. Na China, as coisas também estão devagar", afirmou.
Por aqui, ele acredita que além da confiança, haja a questão financeira. "O custo de financiar o carro ficou mais alto e isso é mais importante do que uma possível redução do IPI. Além disso, há a preocupação com a inflação", completou. Ainda assim, ele estima que a montadora manterá o bom ritmo de crescimento, em torno de 6%.

BMW Série 1 desembarca no Brasil em janeiro


Novo BMW Série 1 chega em janeiro de 2012 por cerca de R$ 100 mil
Principal lançamento da BMW em Frankfurt, a nova geração do hatch Série 1 já está nas lojas europeias e tem data para desembarcar no Brasil. A filial brasileira da marca começa a vender o modelo em janeiro de 2012, apenas na versão de entrada 118i e com preço próximo dos R$ 100 mil (vai ficar ligeiramente mais caro que o Série 1 atual, que custa cerca de R$ 90 mil). Antes disso, ainda em 2011, a BMW do Brasil passa a oferecer o novíssimo Série 6 Cabrio, já à venda na Europa.

O preço ainda não foi definido, mas deve ficar pouco acima da versão cupê do esportivo, que só virá janeiro – junto com o Série 1. No mercado brasileiro, o Série 6 Coupé custará cerca de R$ 500 mil e virá apenas na versão 650i, mesma do conversível. Ambos usam o novo motor 4.4 litros V8, que combina injeção direta de combustível e turbocompressor. O bloco gera 413 cv de potência máxima e faz o conversível atingir os 250 km/h e arrancar do zero aos 100 km/h em 5 segundos.

Série 6 Coupé custará cerca de R$ 500 mil no Brasil e virá apenas na versão 650i
BMW também confirmou em Frankfurt a importação do poderoso M5. O superesportivo feito sobre o Série 5sedã chega em abril, mas não tem preço definido – o valor deve passar da casa dos R$ 650 mil. Sob o capô o modelo carrega o aprimorado bloco 4.4 V8 biturbo a gasolina com pressão de 1,5 bar e potência de 560 cv entre 6.000 rpm e 7.000 rpm, além de um torque brutal de 69,4 kgfm liberados por inteiro entre 1.500 e 5.750 rpm. A aceleração de zero a 100 km/h leva 4,4 segundos.


BMW M5 começa a ser vendido em abril de 2012 no mercado brasileiro

Esportivo é equipado com motor 4.4 V8 biturbo de 560 cv e 69,4 kgfm de torque
Outra atração é a família ecológica “i”. O elétrico i3 e o esportivo híbrido i8 fecharam a apresentação da montadora na mostra alemã, ao lado dos poderosos superesportivos – num verdadeiro contraste de propostas. Os dois modelos já têm data de estreia na Europa: será em 2014. No Brasil, porém, ainda não há previsão para ambos – mas a BMW afirmou que pretende levá-los. Nos dois protótipos, um dos destaques são os faróis e lanternas com iluminação a laser.

Conceito híbrido terá versão de produção em 2014 na Europa, mas não há previsão para o Brasil

Kia GT tem motor V6 de 395cv


Newspress
Conceito da marca coreana deverá brigar com os modelos esportivos de luxo das alemãs Audi e Mercedes
A Kia apresentou hoje (13), no Salão de Frankfurt, seu novo modelo esportivo. Equipado com motor V6 3.3 turbo, o conceito Kia GT gera 395 cv e 54,4 kgfm de torque, com injeção direta de combustível e câmbio automático de oito marchas.
Newspress
Kia GT tem design inspirado nos modelos GT dos anos 1970
O design do carro é um show à parte. Segundo o designer-chefe da marca coreana, Peter Schreyer, o lançamento foi inspirado nos modelos GT dos anos 1970. O conceito de 4,69 m de comprimento, 1,89 de largura, 1,39 m de altura e 2,86 m entre eixos, tem capô prolongado e rodas dianteiras deslocadas para frente. As portas traseiras se abrem para trás, revelando um interior espaçoso com lugares para quatro pessoas. Há ainda luzes de LED frontais e no painel e para-choque em fibra de carbono.
Newspress
O modelo é o primeiro veículo produzido pela Kia com tração traseira
GT começou a ser desenvolvido em 2010 e é o primeiro carro da montadora com tração traseira. A marca deverá transformar o conceito em uma versão de produção em breve, mirando no mercado de esportivos de luxo explorado pelas alemãs Mercedes-Benz e Audi. 

A marca coreana levou mais novidades para Frankfurt. Entre as principais, está a versão hatch de duas portas do Kia Rio. O modelo esportivo mantém algumas características da versão com quarto portas, como o teto baixo e a dimensão reduzida. O carro é a aposta da Kia para atrair consumidores mais jovens em mercados emergentes e, assim, competir de igual para igual com as marcas já estabelecidas. 

Ford Fiesta ganha versão ST

Ford

O motor do Ford Fiesta ST atinge potência de 180 cv e torque de 24,4 kgfm

Salão de Frankfurt é conhecido por ser o lugar onde as montadoras apresentam seus novos modelos, projetos e diretrizes. E a Ford fez hoje um anúncio que exemplifica bem esse “espírito”. A montadora americana acaba de divulgar seu novo carro conceito, o Fiesta ST que, segundo a própria Ford, “sinaliza o próximo passo da estratégia global da marca para veículos de alto desempenho”.
Fiesta ST parece ter sido uma aposta da montadora em um design mais forte. Duas portas, dianteira trapezoidal com fundo em formato de colméia, difusor que incorpora a dupla saída de escape e rodas de alumínio de 17 polegadas são algumas das características que fazem com que o exterior do carro, segundo palavras da própria Ford, seja mais “robusto”.
Quanto ao motor, o ST parece ter tomado emprestada a tecnologia já presente em alguns modelos da marca. Ele utiliza o Ford EcoBoost 1.6 a gasolina, que combina turbo com injeção direta e possui duplo comando independente de válvulas (Ti-VCT). O motor do Ford Fiesta ST atinge potência de 180 cv e torque de 24,4 kgfm, suficientes para levar o carro de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos. A velocidade máxima pode chegar a 220 km/h.
Ford
Segundo a Ford, Fiesta ST “sinaliza o próximo passo da estratégia global da marca para veículos de alto desempenho”

8 de setembro de 2011

Jaguar apresenta o esportivo C-X16

   Reprodução
O C-X16 é equipado com motor 3.0 V6 e câmbio automático de 8 marchas
A Jaguar apresentou nesta quarta-feira (8) as primeiras imagens do seu novo modelo esportivo, o C-X16. Trata-se de um poderoso cupê híbrido equipado com motor 3.0 V6 de 380 cavalos e torque de 45,8 mkgf. Com câmbio automático de 8 marchas, o conceito promete acelerar de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos e atingir a velocidade máxima de 300 km/h.
Com 4,44 m de comprimento, 1,2 metro de altura e 2 metros de largura, o carro de dois lugares pesa 1.600 kg, divididos igualmente entre os eixos dianteiro e traseiro e é visto como um possível concorrente do alemãoPorshe Cayman. O modelo se destaca também pelo conceito ecológico. Segundo a montadora britânica, o veículo apresenta consumo de 17,4 km/l, com nível de emissão de gás carbônico de 165 g/km.
   Reprodução
Design arrojado e conceito ecológico são algumas das características do novo cupê da Jaguar
Além do motor principal movido a gasolina, o carro é dotado de um propulsor elétrico, que aumenta a potência do motor em 95 cv e a força em 23,9 kgfm quando acionado por meio de um botão no volante. Esse sistema, chamado “Push to Pass”, já é utilizado em carros de competição, como na Fórmula 1 e Stock Car. A tecnologia recarrega as baterias que alimentam o motor elétrico reaproveitando a energia das frenagens.
   Reprodução
A tecnologia "Push to Pass" aumenta a potência do motor em até 95 cv
O lançamento oficial do C-X16 ocorrerá durante o Salão de Frankfurt, que acontece entre 13 e 25 de setembro na Alemanha. 

Camaro SS Conversível

General Motors
O visual pode até inspirar passeios bucólicos, mas sob o capô pulsa o V8 de 432 cv do Corvette
A espera foi longa e sofrida para os fãs do Camaro Conversível, mas a novela finalmente chegou a bom termo. Depois de ter sido exibido no Salão de Detroit em janeiro de 2007, e adiado por conta da maior crise financeira da história da General Motors, o charmoso Chevrolet finalmente ganhou as ruas no começo deste ano. E nós fomos conferir a novidade em Indianápolis, capital norte-americana da velocidade. 
Na porta do hotel, a dezena de Camaros enfileirados era um deleite para os olhos, em suas três opções de cores: vermelha, laranja e preta, sempre com a capota de tecido preto (haverá outras opções de breve, garante a GM). Os coloridos são mais belos, mas o que me atraiu mesmo foi a sigla SS na traseira. Ela indica que sob o capô repousa um 6.2 V8 em sua versão mais “solta”, com 432 cv (o Camaro SS cupê vendido aqui tem o mesmo motor, mas com 406 cv). A versão básica nos EUA usa um 3.6 V6 de 316 cv.
General Motors
Camaro conversível acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos
À primeira vista, salta aos olhos como o conversível é mais atraente que o cupê. Nota-se que não se trata de um cupê com a capota cortada na marra, mas de um projeto bolado para esse fim. Ele é atraente com a capota fechada, e mais ainda com ela recolhida, elegantemente abrigada junto à tampa do porta-malas. O ronco do motor impressiona, bem como sua fome de asfalto, exigindo trocas rápidas e precisas do câmbio manual de seis marchas. As placas de limite de velocidade e as recomendações do pessoal da GM sobre o rigor das autoridades de trânsito locais serviram como ducha gelada na vontade de pisar fundo. E não dava para fingir que o carro estava devagar, pois a velocidade aparece na altura do para-brisa – o tal head-up display.
Mas mesmo em velocidades médias, o Camaro revela-se dócil e prazeroso de dirigir. O sol e o calor intenso pediam capota fechada e ar ligado, o que ajuda a curtir melhor a sonorização do carro. Som de boa qualidade, com oito alto-falantes e estações bem sintonizadas pela antena fixada sobre o spoiler traseiro. O estilo nostálgico do interior é interessante, mas há exageros, como o volante “taludo”, de difícil empunhadura. O câmbio manual também não tem boa ergonomia, pois nota-se que o projeto foi idealizado para o automático de seis marchas (que é o que vem para o Brasil). Falei em Brasil? Falo do cupê, vendido aqui por R$ 185 mil desde o fim do ano passado – com sucesso, numa média de 150 unidades/mês. E o conversível? Os executivos da GM desconversam, dizem que essa versão vende pouco por aqui por questões de (in)segurança. Mas ele está na pauta de estudos da marca. Se vier, será só no fim de 2012, com preço acima de R$ 200 mil.
General Motors
Console traz quatro instrumentos em estilo retrô; A capota de tecido pode ser rebatida em 20 segundos, bastando girar a trava e apertar um botão, ambos próximos do retrovisor interno
Viagem a convite da General Motors por autoesporte

Ducati e Mercedes AMG apresentam a Diavel

Editora Globo
Série especial da supermoto da Ducati, feita em parceria com a Mercedes AMG, será a topo de linha da Diavel
Sofisticada, brutal e esteticamente exclusiva. Esses foram os adjetivos acentuados pela própria Ducati, em companhia da AMG. A fábrica italiana de motocicletas esportivas se uniu à divisão apimentada da Mercedes-Benzpara produzir a Diavel Special Edition (SE), versão que será apresentada na próxima semana, no Salão do Automóvel de Frankfurt (Alemanha) – e chega como a Diavel topo de linha.

Editora Globo
Escape duplo e rodas de liga leve de cinco aros são contribuições da AMG; banco é revestido em couro Alcântara
Editora Globo
Parte da carenagem é de fibra de carbono
Feita sobre a versão Carbon, esta série especial confeccionada com a AMG traz diversos elementos visuais característicos da veia esportiva da Mercedes. Entre elas, destaques para as belas rodas aro 17 de cinco raios (em forma de estrela) e para o escape duplo. A pintura em preto fosco traz uma faixa branca sobre a carenagem do reservatório de combustível. E o estofamento é coberto em couro Alcântara.

Para ficar mais leve, a Diavel SE ainda ganhou grades para o radiador feitas com fibra de carbono. A Ducati não informou dados técnicos, mas o modelo não deve ter mudanças mecânicas. Na Diavel Carbon, o motor Testastretta de 1.198 cc e dois cilindros gera poderosos 162 cv de potência a 9.500 rpm, além de 13 kgfm de torque, despejados por inteiro aos 8.000 rpm. O modelo tem freios ABS e controle de tração – sem contar o logo da AMG espalhado pelos quatro cantos da supermoto. 

Audi apresenta elétrico A2

Audi
Audi A2 é totalmente elétrico e deverá disputar espaço com o BMW i3, que começa a ser vendido em 2012
Com a proximidade do Salão de Frankfurt, que inicia na próxima semana, as marcas começam a revelar mais de seus lançamentos marcados para a mostra alemã. A Audi, que terá uma lista longa de modelos em exibição, revelou as primeiras fotos e informações de seu conceito urbano A2. Trata-se de um modelo elétrico que, apesar de ainda não estar em sua versão final, deverá ganhar uma opção para venda em 2013.
Audi
Bateria do A2 tem autonomia de 200 km e recarga leva 4 horas
Considere o carrinho uma resposta à rival alemã BMW, que também apresentará em Frankfurt seu compacto elétrico urbano i3. O modelo da Audi conta com um motor elétrico de 85 kW (113 cv) que pode desenvolver até 27,5 kgfm de torque. A transmissão, como é típica em modelos elétricos, é de marcha única. Segundo a marca, a aceleração de 0 a 100 km/h do A2 acontece em pouco mais de nove segundos, sem emitir nenhum tipo de poluente.
Audi
A autonomia da bateria é de cerca de 200 quilômetros quando cheia, e cada carga leva até quatro horas em uma tomada comum de 240 volts. O uso otimizado da energia é garantido pelos materiais leves utilizados na engenharia do modelo, em sua maioria fibra de carbono e alumínio. O Audi A2 pesa apenas 1.149 kg e sua velocidade máxima é de 150 km/h.
Como isto é apenas uma prévia, será necessário esperar até a abertura das portas do Salão de Frankfurt para saber tudo sobre o modelo. A mostra alemã contará com cobertura do site de Autoesporte.
Audi
Painel do conceito tem tela "flutuante" que exibe todas as informações de desempenho do motor e da bateria do A2