JAGUAR F-TYPE (FOTO: DIVULGAÇÃO)
Um dos lançamentos mais
importantes da Jaguar nos últimos anos, o conversível F-Type, aterrisou em solo
nacional. Previsto para começar a chegar às revendas até o fim deste mês, o
modelo será oferecido no país em três versões de acabamento, duas delas com
motor V6, com 340 e 380 cavalos, e a mais arisca e luxuosa de todas com um V8
de 495 cv. Todas contam com transmissão automática de oito marchas, com opção
de troca por aletas no volante.
Os
preços partem de R$ 419.900, vão a R$ 559.900 na versão S e chegam a R$
559.900, para o modelo topo de linha V8.
Mas não faltam atributos
para justificar a tabela salgada. O modelo que veio para coroar a renovação da
linha da marca do felino, prometendo além de refinamento, o "perfeito
equilíbrio entre conforto e esportividade". "Esse carro é um
divisor de águas para a Jaguar. Ele marca uma nova fase da empresa",
afirmou Fávio Padovan, presidente da Jaguar Land Rover no América Latina. Para
o executivo, o modelo não é visto pela Jaguar como um produto para alavancar as
vendas no Brasil, onde o mercado de conversíveis é bastante restrito, embora
tenha uma importância estratégica para a marca. "Não consideramos
esse um carro de volume aqui no Brasil, mas é um modelo que vem para fortalecer
a marca no país", declarou Padovan.
Equipamentos e desempenho
Desde
sua versão inicial, o F-Type oferece bancos esportivos, sistema de ventilação
inteligente, sistema multimídia com som Meridian e tela sensível ao toque de 8
polegadas - onde o motorista pode inclusive configurar suspensão, motor e
direção do carro. Os esportivos S contam ainda com sistema de "escape
ativo", que potencializa o som dos motores, tornando-se mais alto à medida
que se aproxima do limite de rotação.
Além
do refinamento no acabamento interno e uma dezena de sistemas eletrônicos de
assistência ao motorista, a marca investiu na ideia do prazer ao volante. Para
isso, segundo a fabricante britânica, o pulo do gato, literalmente, está no
baixo peso do projeto alcançado com o extenso uso do alumínio em sua carroceria.
Além disso, segundo a marca, foi alcançada uma distribuição quase perfeita do
peso sobre os eixos, na proporção 51% e 49%.
O modelo "de entrada" com bloco 3.0
supercharged e 340 cv, possui peso bruto de 2025 kg, equação que na pista o faz
acelerar até 100 km/h em 5,3 segundos. Com 40 cv a mais, o modelo V6 S faz o
mesmo em 4,9 segundos, enquanto o V8S 5.0 supercharged realiza a proeza em 4,3
segundos.