29 de maio de 2012

Chevrolet confirma Sonic a partir de R$ 46.200


Guilber Hidaka
Chevrolet Sonic tem preços entre R$ 46.200 e R$ 56.100
Um dos lançamentos mais aguardados do ano acaba de ter seu preço revelado. Em coletiva de imprensa realizada no Rio de Janeiro, cidade escolhida para o lançamento do Sonic, a Chevrolet oficializou os preços do hatch e do sedã.

Em vez dos R$ 48.500 estimados, a marca confirmou que o Sonic hatch na versão de entrada, LT, custará R$ 46.200. Por esse valor, ele oferece ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, freios ABS, airbag duplo, volante regulável em altura e profundidade, computador de bordo, bancos traseiros bipartidos e rodas de liga leve aro 15.

Na configuração topo de linha, LTZ, o hatch chega a R$ 51.500 quando equipado com o câmbio automático de seis marchas (o mesmo do Cruze). Nessa versão, passa a contar com rodas aro 16, controle de cruzeiro, faróis de neblina, sensor de estacionamento, volante com comandos de som, rádio com sistema Bluetooth e entrada USB, além de bancos de couro. O custo do Sonic hatch LTZ com a transmissão manual fica em R$ 48.700.

Com os mesmos pacotes de equipamentos anunciados para o hatch, o Sonic Sedan tem preço inicial de R$ 49.100 (LT), passa a R$ 53.600 (LTZ) e pode chegar a R$ 56.100 (LTZ automático). Ambos são equipados com motor 1.6 16V, que entrega potência de 116/ 120 cv a 6.000 rpm e 15,8/ 16,3 kgfm a 4.000 rpm.

A expectativa de vendas da Chevrolet é modesta: juntos, hatch e sedã devem somar vendas mensais de 1.000 a 1.200 unidades. "Queremos começar 'pé no chão', pois sabemos que é um preço mais elevado. Além disso, o Sonic é um carro de conquista. Ele tem a missão de atrair o consumidor que não necessariamente compra Chevrolet", define o diretor de marketing da marca, Gustavo Colossi. A montadora prevê que o hatch responderá por 60% do volume de vendas e que o câmbio automático deve ser a principal escolha dos consumidores.

O foco da marca está no público conectado e antenado - por isso a aposta na divulgação do Sonic nas redes sociais. "Estamos em busca dos formadores de tendência, que podem fazer a propaganda 'boca a boca' do veículo. A maior parte dos consumidores tende a acreditar mais em pessoas comuns que opinam sobre um produto do que nos comerciais, propriamente, e 89% usa a internet como fonte de informação", diz Colossi.

Para alcançar esse consumidor, a Chevrolet investiu em um visual arrojado, que buscou inspiração em motocicletas - os faróis e o cluster são exemplos da influência. A marca também dedicou atenção especial à suspensão, que ganhou uma nova calibração da suspensão, e aos ruídos e vibrações - minimizados ao máximo. No Brasil, mais de 360 protótipos foram usados na adaptação do Sonic ao mercado local.
Veja ficha comparativa do Sonic hatch e seus concorrentes:

Chevrolet
Confira, também, o resumo do Sonic Sedan e de seus principais rivais:

Fiat anuncia linha 2013 do Doblò com versão Xingu

Minivan recebe novos itens de série e versão Adventure inspirada no filme brasileiro

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Linha 2013 do Doblò recebeu edição especial da versão Adventure, inspirada no filme Xingu
Fiat anunciou nesta segunda-feira (28), sua nova linha 2013 do Doblò, com novos itens de série para as versões Adventura e Attractive e ampliação dos pacotes opcionais. O destaque das reformulações do modelo ficou por conta do Dòblo Adventure, que ganhou uma versão inspirada no filme Xingu. Lançado em abril, o longa conta a história da criação do Parque Nacional do Xingu – que delimita terras indígenas – capitaneada pelos irmãos Villas-Boas. 

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Doblò Adventure Xingu recebeu bordados referentes ao filme nos bancos dianteiros
A edição especial da minivan recebeu bordados com motivos do filme nos bancos dianteiros, faixas decorativas nas laterais e adesivos na porta traseira com estampas indígenas. Rádio com entrada para CD, mp3 e WMA agora fazem parte dos itens de série do modelo. Além disso, quem comprar o veículo recebe em casa brindes exclusivos da versão, entre os quais mochila, lanterna e caderno. 

Já o Doblò Attractive passou por mudanças que prometem dar mais segurança ao motorista. A linha 2013 do modelo incorporou airbag duplo frontal e freio ABS com EBD a seus itens de série. 

A montadora desenvolveu, ainda, dois novos kits para o carro. O Casual tem banco traseiro bipartido, cinto traseiro central retrátil de três pontos e apoio de braço central no banco do motorista. O Kit Cretive 1 traz rádio com entrada para CP, MP3 e WMA, retrovisores externos elétricos, volante com regulagem de altura, faróis de neblina e chave com comando automático de abertura e fechamento da porta. 





Confira abaixo os preços sugeridos já ajustados ao novo IPI: 

Doblò Attractive 1.4 Flex – R$ 51.020 

Doblò Essence 1.8 16V Flex – R$ 56.890 

Doblò Adventure Xingu Flex– R$ 60.980 

Doblò Cargo 1.4 Flex – R$ 40.460 

Doblò Cargo 1.8 16V Flex– R$ 45.300 

Ford aumenta custo-benefício do Fiesta RoCam


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Com a redução do IPI, o Fiesta RoCam está sendo vendido a partir de R$ 24.210 no modelo hatch e R$ 26.100 no sedã. Isso representa uma diminuição de 10% em relação aos valores anteriores à linha 2013. 

A Ford não quer que o modelo perca o posto de quinto mais vendido do Brasil, conquistado em abril. Por isso, o consumidor que comprar o hatch 1.0 flex com direção hidráulica, vidros e travas elétricas leva de presente o ar-condicionado. Outros pacotes estão disponíveis na promoção “Upgrade”. Se o comprador optar pelo motor 1.6, também pode escolher kits de equipamentos simplificados. 

28 de maio de 2012

Porsche 911 ganha primeira edição especial


Porsche
Porsche 911 Club Coupe comemora 60 anos de fundação do primeiro clube de fãs da Porsche
Em maio de 1952, 13 admiradores de modelos da Porsche se reuniram na Alemanha para formar o primeiro clube de fãs da marca. Como "retribuição", a montadora acaba de lançar a primeira edição especial do novo 911, a Club Coupe, que em uma referência aos fundadores do clube terá somente 13 unidades produzidas. Só poderão adquirir uma das versões limitadas aqueles que forem membros de clubes oficiais da Porsche.
Porsche
Interior da edição limitada também recebeu acabamento especial
911 Club Coupe tem o mesmo motor 3.4 do Carrera S. Só que para oferecer melhor performance, ele recebeu um kit de preparação que eleva a potência de 400 cv para 430 cv. Com isso, o 0 a 100 km/h passa a ser atingido em 4 segundos cravados. Outras características presentes no esportivo são o novo pacote aerodinâmico, os freios com chamativas pinças amarelas, as rodas de 20 polegadas e a pintura verde exclusiva. Além disso, há inscrições especiais feitas com letras criadas para cada cliente, com exclusividade.

A edição limitada é vendida por pouco mais de 142 mil euros, o equivalente a cerca de R$ 360 mil.
Porsche

Tabela do Inmetro revela versões do novo EcoSport


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Versão final do novo EcoSport foi revelada no fim de abril, simultaneamente na Bahia e no Salão de Pequim
A tabela 2012 do Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro, que mede o consumo dos veículos à venda no país, revelou as versões da nova geração do Ford EcoSport, prevista para chegar às lojas brasileiras em julho. Pelos dados do Instituto Nacional de Metrologia, o crossover (ao menos de início) será oferecido em quatro configurações: a de entrada "S", as intermediárias "SE" e "Freestyle" e a top "Titanium" – esta revelada no fim de abril, quando a Ford mostrou a versão de produção do EcoSport

O relatório do Inmetro, publicado pelo blog Diário de Bordo – Novo EcoSport, também revelou detalhes mecânicos. As quatro versões do jipinho usarão o bloco 1.6 litro 16V flex da família Sigma, que no New Fiesta produz 110/115 cv de potência (gasolina/etanol) e 15,8/16,2 kgfm de torque aos 4.250 giros, na mesma ordem. O único câmbio listado, por enquanto, é o manual de cinco velocidades. Nos testes do Inmetro, os resultados foram muito positivos, com classificação "A" – a primeira geração têm classificação mínima "C". 

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Relatório do Inmetro aponta versões e números da nova geração do crossover, chamada de "New EcoSport"
O resultado reflete as médias de consumo aferidas pelo órgão, sempre com o ar-condicionado ligado. Na cidade, o novo EcoSport fez 7 km/l e 10,2 km/l, com etanol e gasolina – no utilitário veterano com motor 1.6 8V, as médias foram de 6,4 km/l e 9,1 km/l, respectivamente. Já na estrada, a nova geração percorreu 8,4 km/l e 12,2 km/l, na mesma ordem, enquanto o EcoSport atual obteve médias de 7,5 km/l e 11,2 km/l. No segundo semestre, o Inmetro deve divulgar o desempenho do novo EcoSport com motor 2.0 flex e tração integral (4X4). 

BMW Z4 ganha traços do estúdio Zagato


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As proporções originais foram mantidas, mas o Z4 esculpido pelo estúdio Zagato tem carroceria de alumínio
Neste fim de semana, a BMW revelou o Z4 Zagato Coupe, primeiro modelo da fábrica bávara "modelado" pelos designers do famoso estúdio italiano Zagato. O esportivo estreou no Concorso d'Eleganza Villa D'Este, tradicional encontro de clássicos e carros vintage realizado anualmente na Itália, às margens do lago Como. Na interpretação dos italianos, o roadster alemão perdeu o teto retrátil e ganhou carroceria inteira de alumínio. 

Visualmente, o desenho recebeu as assinaturas do estúdio, entre elas a dupla saliência no teto – mesmo estilo aplicado ao Aston Martin V12 Zagato. No geral, as proporções do Z4 foram mantidas, com o largo capô e a traseira curtinha. Mas atrás o design foi bastante modificado, com novas lanternas e no nome Zagato centralizado na tampa, abaixo do escudo da BMW. Por dentro, o acabamento ganhou materiais ainda mais luxuosos. 

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BMW não confirmou, mas Z4 Zagato provavelmente usa o bloco 3.0 twinturbo de 306 cv do Z4 "normal"
Informações sobre mecânica ainda não foram confirmadas pelas empresas. Especula-se que o Z4 Zagato Coupe use a mesma mecânica do Z4 normal, com o conhecido bloco 3.0 twinturbo a gasolina de seis cilindros em linha e capaz de gerar potências de 306 cv e 340 cv – esta última na versão sDrive 35is. Por enquanto, as empresas não confirmam a produção do estudo. Mas uma série limitada pode surgir, a exemplo da parceria com a Aston Martin

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Ferrari FF pega fogo na Polônia


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FF que pegou fogo na Polônia é o terceiro registro envolvendo o modelo Ferrari (fotos: reprodução/Kotakt24)
Mais uma vez, uma unidade da Ferrari FF é envolvida em um caso de incêndio acidental. Ontem, às 19h23, o corpo de bombeiros que atende à rodovia A4, na Polônia, foi chamado para apagar um foco de incêndio originado em uma unidade do superesportivo com placas da Cracóvia. Segundo os oficiais que prestaram o serviço, o motorista não soube identificar a causa do fogo, que teria se iniciado na área ao redor dos pedais e rapidamente se espalhado para o motor e a cabine.
O flagra do incêndio foi feito por um usuário do site local Kontakt24. Pelo menos dois outros casos de incêndio já foram registrados envolvendo modelos FF: um em novembro do ano passado, na Alemanha, e outro em fevereiro deste ano, na China. Autoridades chinesas estariam pressionando a Ferrari a realizar um recall das unidades do esportivo fabricadas até dezembro de 2011.
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Incêndio teria iniciado na área dos pedais da FF e rapidamente se espalhado para o motor
FF é o primeiro carro de quatro lugares e tração integral da montadora italiana, e é equipado com motor V12 6.3 de 660 cavalos de potência. Pesando 1.790 kg, ele vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos e chega a uma velocidade máxima de 335 km/h. Por aqui, o coupé é vendido por cerca de R$ 2,8 milhões.

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Apesar do incêndio, o corpo de bombeiros não registrou explosões no veículo
Recalls e acidentes
Em 2010, a Ferrari foi obrigada a realizar um recall após casos de incêndio ocorrerem com pelo menos seis unidades do modelo 458 Italia, causados por superaquecimento do adesivo utilizado para fixar o painel de isolamento de calor à estrutura do carro, localizado sob o para-choque traseiro. O problema chegou a afetar um carro em São Paulo.
No início deste mês, a marca italiana convocou os proprietários de 206 modelos 458 Italia e California por uma falha de montagem no virabrequim, que pode danificar o motor.

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Ferrari FF

26 de maio de 2012

Começa votação para escolha do Mustang GT do SEMA


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Versão High Gear do Mustang GT, disponível para votação no site da HotRod
Nesta quinta-feira (24), começou a votação online que apontará o melhor entre três projetos virtuais de customização para o Mustang GT 2013. O modelo vencedor será exposto na feira de acessórios e tunning SEMA Show, realizada anualmente no final de outubro, em Las Vegas (EUA) – é a maior mostra do gênero no mundo.
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Mustang GT em design Chromatic
Este ano, uma equipe feminina de designers da Ford ficou encarregada de customizar o modelo. Quem quiser, poderá votar em sua versão favorita entre a High GearChromatic ou Fast Metal, como foram batizadas, até o dia 3 de junho, no site da HotRod.
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Mustang GT na versão Fast Metal
Como para a SEMA lugar de mulher é na garagem, uma equipe completamente feminina será responsável também pela fabricação do carro vencedor, que depois de pronto será leiloado no site eBay. O dinheiro arrecadado na ação vai para os cofres da SEMA Memorial Scholarship Fund, fundação que oferece bolsas de estudo a potenciais futuros profissionais e inovadores da indústria automotiva. 

Toyota anuncia oito compactos globais até 2015

Modelos serão destinados aos mercados emergentes, como o Brasil

Editora Globo
O Dear Qin, primeiro conceito da família de compactos globais da Toyota, foi mostrado em abril em Pequim
Toyota demorou, mas percebeu que o futuro das vendas "em massa" está nos mercados chamados "emergentes", como o brasileiro. Nesta sexta-feira (25), a montadora japonesa anunciou que, até 2015, vai lançar oito compactos destinados especialmente ao grupo de países em crescimento, capitaneados pelo Bric(Brasil, Rússia, Índia e China). Essa investida é uma resposta às duas maiores concorrentes da atualidade,General Motors e Volkswagen. Ambas as montadoras rivais estão investindo pesado nesses mercados há anos. 

O time de compactos da Toyota também pretende reduzir a dependência da montadora aos três mercados mais ricos e maduros do mundo: Estados Unidos, Europa e Japão. "Nos mercados emergentes, há quatro ou cinco montadoras disputando a liderança nas vendas. Queremos nossa fatia, mas não produziremos carros ultra baratos. Não é nossa categoria", valoriza Yukitoshi Funo, vice-presidente mundial da Toyota. Em abril, noSalão de Pequim, a montadora apresentou os conceitos Dear Qin, primeiros estudos feitos sobre a nova plataforma compacta global da montadora, que será lançada já em 2013.

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Junto com o Dear Qin hatch e sedã (foto), a Toyota anunciou três novas plataformas de tração dianteira
No entanto, o executivo afirmou que a montadora pretende produzir carros acessíveis, com preços iniciais na faixa dos US$ 12.600 (R$ 25,6 mil) – ou seja, no Brasil a briga será com os populares tradicionais, como VW GolFiat Novo Uno e Palio e os sucessores de Chevrolet CeltaFord Ka e Renault Clio. A intenção é vender um milhão de compactos pelo mundo, incluindo o Etios, que começa a ser produzido agora no segundo semestre na nova fábrica da Toyota em Sorocaba, interior de São Paulo. 

25 de maio de 2012

Ferrari revela modelo exclusivo criado para Eric Clapton


Ferrari
Ferrari SP12 EC traz nome do guitarrista como sigla e inspirações da premiara 458 Italia
A Ferrari revelou oficialmente nesta sexta-feira (25) as primeiras imagens e informações do SP12 EC, cupê inspirado na Ferrari 512 BB (Berlinetta Boxer) criado exclusivamente para o astro da música, Eric Clapton. A sigla "SP" do nome vem de Special Project, o número 12 remete ao modelo da década de 70 (512 BB) e a sigla EC são as iniciais do músico inglês. O modelo é baseado no supercupê 458 Italia. O design foi criado no Centro de Estilo da Ferrari, em parceria com o famoso estúdio Pininfarina, conterrâneo e parceiro de longa data.
Ferrari
Projeto foi encomenda de Clapton criada pelo centro de estilo Ferrari, Pininfarina e pela engenharia de Maranello
Ferrari
Clapton exibe seu modelo único; guitarrista já possui um 512 BB há três anos

BMW reestiliza o sedã topo de linha Série 7


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Novo Série 7 mudou bem pouco por fora: para-choques estão mais esportivos e faróis agora usam só leds
Quatro anos após a chegada da nova geração, o sedã grande Série 7, modelo mais luxuoso da BMW, acaba de receber um pacote amplo de atualizações. A fábrica alemã promoveu uma sutil reestilização, fez aprimoramentos na mecânica, e incluiu tecnologias de ponta. Um dos destaques é o novo quadro de instrumentos, agora composto por uma grande tela de alta definição de 10,25 polegadas, que reproduz os mostradores e oferece quatro diferentes grafismos, de acordo com os programas de condução (Comfort, Sport ou Eco). 

Outra novidade é o sistema de "roda-livre": quando o sedã de luxo estiver trafegando a velocidades entre 50 km/h e 160 km/h, e o condutor parar de pressionar o acelerador, o câmbio é desacoplado e fica em ponto-morto, deixando as rodas "soltas" para aproveitar a inércia – e consequentemente economizar combustível. Esse recurso atua de forma automática, mas pode ser desativado. Entre outras modernidades, o Série 7 também estreia os novos faróis adaptativos que usam apenas leds (sem os tradicionais canhões de luz). 

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Principal novidade dentro do Série 7 é a grande tela de LCD de 10,25 polegadas, que reproduz instrumentos
Na parte estética, a fábrica bávara mudou muito pouco as linhas do seu modelo mais sofisticado. Na frente, a grade cresceu e está mais destacada, os faróis foram levemente remodelados, e as seções dos faróis de neblina agora foram integradas em uma única tomada de ar, na base do para-choques. Atrás, praticamente nada mudou, só os refletores (chamados "olhos de gato") agora estão interligados por uma barra cromada. Na mecânica, a principal novidade está na versão 750d xDrive a diesel. O motor 3.0 passa a ser sobrealimentado por três turbos, gerando 381 cv de força e pesados 75,5 kgfm de torque. 

Em todas as versões, o Série 7 segue equipado com o sofisticado câmbio automático de oito marchas. No Série 750i, uma das versões à venda no Brasil, o "parrudo" bloco 4.4 litros V8 também foi aprimorado: ganhou 10% de potência e 8,5% de torque, passando a gerar 450 cv e 66,3 kgfm. Ao mesmo tempo, a BMW diz que esse mesmo propulsor está 25% mais econômico e menos poluente. Na versão top 760i (também oferecida por aqui), não houve mudanças. O corpulento bloco 6.0 V12 turbo segue despejando 544 cv e 76,5 kgfm de torque. O modelo tem ainda a versão "verde" Active Hybrid7, equipada com o motor "seis em linha" de 320 cv associado a um elétrico de 55 cv. 

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Única novidade na traseira é a barra cromada que liga os dois refletores; ponteiras dão um ar esportivo
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Interior do Série 7 tem acabamento primosoro e quase artesanal, com materiais nobres e alta tecnologia
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É nos assentos traseiros que normalmente se sentam os proprietários do Série 7; daí o luxo extremo

Fiat e Mazda anunciam novo esportivo


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Fiat e a Mazda formarão uma parceria para a elaboração de um novo esportivo, baseado na plataforma do próximo MX-5. O modelo será comercializado pela Alfa Romeo e Mazda. Cabe a cada uma dessas marcas projetar uma versão do roadster com design diferente, mas obedecendo ao padrão compacto e de tração traseira. O resultado da criatividade de ambas será elaborado na fábrica da Mazda em Hiroshima, no Japão. Espera-se que o modelo da Alfa Romeo seja lançado em 2015. 

Por enquanto, só foi assinado um memorando de entendimento entre as montadoras. O acordo oficial provavelmente sairá no segundo semestre de 2012. Até lá, novos colaboradores serão bem-vindos. 

Ford recupera logo oval azul


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O cofre de porquinho está vazio. Para não falir de vez, o jeito é penhorar o que se tem de valioso. Seis anos de trabalho depois, você consegue recuperar a confiança dos amigos de que não vai fugir na hora de pagar a conta do bar. E, de quebra, resgata o objeto penhorado. Essa historinha, em proporções digamos... um pouco maiores, ocorreu com a Ford Motor Company, que está comemorando o retorno da propriedade de seu famoso logo oval azul. Bill Ford, bisneto do fundador Henry Ford, vibrou com a conquista. “É o melhor dia para qualquer pessoa associada à nossa companhia”, declarou

Em 2006, diante do colapso econômico mundial, a marca evitou a bancarrota ao oferecer seu símbolo como garantia de pagamento de um empréstimo de US$ 23,4 bilhões. Seis anos depois, a agência de classificação de crédito Moody’s Investors Service elevou a nota de classificação de risco da Ford para Baa3. É como se garantisse que a empresa voltou a ser estável e segura para receber investimentos. É, eles saíram mesmo do vermelho. A Ford é azul novamente. 

24 de maio de 2012

Peugeot mostra o sedã 301, sucessor do 207 Passion


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Sucessor do 207 Passion, o 301 será o sedã compacto da Peugeot para os países emergentes, como o Brasil
Peugeot revelou na manhã desta quinta-feira (24) as primeiras imagens do 301, sedã compacto que será lançado no Salão de Paris (França), em setembro – e vai suceder o 207 Passion. Como era de se esperar, o modelo será global e destinado especialmente aos mercados emergentes, grupo que incluí o Brasil. O projeto segue a tendência que está se tornando mandatória entre os sedãs compactos: muita oferta de espaço e um porta-malas generoso. São longos 4,44 metros de comprimento, 2,65 metros de entre-eixos e um bagageiro de generosos 506 litros.

Peugeot ainda não divulgou muitos detalhes técnicos. Pelo desenho moderno e o escopo, o 301 usa a mesma plataforma do hatch 208, que começa a ser produzido em janeiro de 2013 na fábrica da PSA Peugeot Citroën em Porto Real, no Sul fluminense – daí a grande chance de o modelo ser também produzido por aqui. Na mecânica, lá fora a previsão é de que o sedã use o novo bloco 1.2 litro VTi a gasolina de três cilindros em linha e potência máxima de 71 cv, com opções de câmbios manual e automatizado (EGC). 

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Na Europa, sedã vai usar o novo motor 1.2 litro VTi a gasolina, com três cilindros e 71 cv de potência
Além do novo propulsor, o 301 também poderá vir com os blocos 1.6 a gasolina (VTi) e a diesel (HDi), cujas potências são de 115 cv e 92 cv, respectivamente – o 1.6 VTi terão transmissão manual ou automática. Para arrematar, a montadora francesa exalta que o sedã compacto terá lista de equipamentos sofisticada, com itens como ar-condicionado eletrônico, direção elétrica, ABS, airbags frontais, controle de estabilidade e sistema de som com Bluetooth e entradas USB e auxiliar, entre outros. No leste europeu, mais especificamente na Turquia, as vendas começam já em novembro. 

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BMW Série 3, Hyundai i30 e Peugeot 208 ganham 5 estrelas em segurança


Euro NCAP
BMW Série 3 foi maior destaque da bateria de testes, com 95% de proteção aos ocupantes adultos
O instituto de segurança Euro NCAP realizou mais uma bateria de testes com lançamentos recentes da indústria automotiva, e o resultado foi favorável para todos. BMW Série 3Hyundai i30Peugeot 208 e Mazda CX-5 receberam cinco estrelas após passarem pelos testes de impacto frontal, lateral, atropelamento e de tecnologias eletrônicas preventivas, com diversas análises em cada.
No topo da lista, o BMW Série 3 obteve os melhores resultados, com destaques para a proteção de adultos em 95%, proteção de crianças em 84%, de pedestres em 78% e de assistência eletrônica de segurança em 86%. O sedã carrega a menção especial do sistema Assist Advanced eCall, que realiza chamadas de emergência diretamente do veículo em caso de acidente e prevê os possíveis ferimentos dos ocupantes.
Euro NCAP
Novo Hyundai i30 chegou a 90% na proteção dos ocupantes adultos
A nova geração do coreano Hyundai i30 alcançou 90% de proteção para os ocupantes adultos, 90% para as crianças, 67% para pedestres e 86% em assistência de segurança. O recém-lançado Peugeot 208, que em breve estará no Brasil, garantiu 88% de segurança aos ocupantes adultos, 78% para as crianças e 61% para os pedestres, com 83% de assitência de segurança. O Mazda CX-5, que não é vendido por aqui, garantiu ótimos números: 94% para adultos, 87% para crianças, 64% para pedestres e 86% em assistência eletrônica.
Para ver a ficha completa de resultados dos modelos pelo Euro NCAP, em inglês, clique nos nomes: BMW Série 3Hyundai i30Peugeot 208 e Mazda CX-5.
Confira abaixo os vídeos com os crash tests:
BMW Série 3
Hyundai i30
Peugeot 208
Mazda CX-5

Next 250 é a nova "BBB" da Dafra


Dafra
Em matéria de design, a Next é um passo à frente da concorrência; vendida por R$ 10.190
Jornalista automotivo está acostumado a andar com lançamentos que chamam atenção nas ruas. Já fui até cercado por uma multidão de estudantes quando estava testando o Mercedes SLS Roadster para a revista. Mas poucas vezes respondi a tantas perguntas quanto agora na avaliação da Next 250. E as questões vieram dos mais diferentes perfis de potenciais clientes: donos de 125 cc e 150 cc interessados em subir de categoria, proprietários das Honda CB 300R Yamaha Fazer 250, ou simplesmente motoristas curiosos que emparelhavam seus carros ao lado da moto para puxar papo sobre a Dafra.
Não sei se a marca vai conseguir emplacar a média prevista de 10.000 Nexts por ano, mas uma coisa é certa: a nova street dá o que falar! Todo mundo elogia o visual, ainda mais nessa versão vermelha avaliada (há também branca e preta). Realmente, nesse aspecto a Dafra chega impondo um novo patamar na categoria, com linhas arrojadas, farol agressivo e rabeta com lanterna de leds. "É uma 600?", perguntou um taxista, "enganado" pelo design esportivo dessa 250. Quando não falava de estilo, o povo queria saber do desempenho. "Anda bem? Deixa a CB pra trás?". Vamos à resposta: Sim, ela anda bem, mas, não, não deixa a Honda na poeira.

Dafra
Suspensões são bem calibradas entre conforto e estabilidade
Um dos atrativos da Next é justamente o powertrain. Ele traz tecnologias até então inéditas na categoria, como motor com refrigeração líquida e câmbio de seis marchas, além do escape de aço inox. A potência de 25 cv e o torque de 2,75 kgfm a deixam bem disposta a acelerar, mas a CB faz valer seu motor de maior cilindrada (que permite 26,5 cv e 2,8 kgfm). A Dafra diz que a Next é a mais rápida da categoria, com 0 a 100 km/h em 11,9 s, mas, na prática, a CB sai na frente se o piloto “enrolar o cabo”. Agora, diante da Fazer e seus 21 cv e 2,1 kgfm, a Next se impõe nas arrancadas. E, nas retomadas, basta puxar marcha para baixo para que a Dafra responda com vigor.
Como típico motor de 4 válvulas (tem apenas um cilindro), ele rende melhor em rotações mais altas – de preferência de 4 mil rpm para cima. A máxima registrada no painel (sim, há um dedo-duro que mostra a maior velocidade já atingida pela moto) é de 144 km/h – obtida, provavelmente, num trecho em declive. Mas ela pega 130 km/h de velocímetro na reta, sem dificuldade.
Bocal tipo aviação não necessita de retirada da tampa; Rabeta tem desenho agressivo e lanterna com leds
O câmbio de seis marchas torna a condução divertida. Embora exija mais trocas, ele pode deixar o motor sempre "acordado" e ainda permite velocidades de cruzeiro relaxadas. A 100 km/h, em sexta marcha, o motor gira a 6.000 rpm, bem distante da faixa vermelha do conta-giros que se inicia nas 9.000 rpm. Isso colabora para o consumo e também para a diminuição do ruído em viagens. Quanto à vibração, o motor de exatas 249,4 cc é liso em baixos giros, mas se torna áspero após as 6.000 mil rpm, quando muda de ronco e passa a vibrar um pouco mais do que o desejado. Nada, porém, que chegue a incomodar.
Em relação à versão original taiwanesa, a Dafra fez algumas mudanças no projeto. A moto brasileira tem pedaleiras mais à frente, guidão mais alto e ângulo de esterçamento ampliado. Isso resultou numa posição de pilotagem bastante confortável para o piloto, sem ficar tão inclinado para frente como na CB. Mas a Next continua esterçando pouco, o que prejudica as manobras em locais apertados, como ao desviar dos carros no trânsito parado. Outro fator que a deixa menos ágil no dia a dia é a maior largura do guidão, se comparada às rivais.
Sob o banco do garupa, bateria e estojo de ferramentas
E já que voltamos ao assunto concorrência, fiquei bem impressionado com o poder de iluminação do farol, de facho mais aberto e alcance maior que na Honda e Yamaha, além do painel bem completo. Só a Next traz indicador do nível da bateria, alerta para troca de óleo e mostrador da marcha em uso, um recurso muito útil para iniciantes. O mostrador é bonito, com conta-giros analógico e demais instrumentos digitais, tudo enaltecido por uma iluminação azulada. Interessante também é o bocal do tanque, com tampa tipo aviação, que não necessita remoção.
Mais uma boa surpresa fica para o acabamento, com peças de boa aparência e tato, montagem cuidadosa e ausência de ruídos parasitas ao passar por buracos. Nesse ponto, a Next segue o padrão do scooter Citycom 300i, outra moto da taiwanesa SYM fabricada no Brasil pela Dafra. Vale dizer que, para efeito de comparação, os produtos de Taiwan estão num patamar acima dos chineses.
Quadro de instrumentos registra máxima atingida e tem indicador de marcha em uso
Quem vê o desenho esportivo da Next pode imaginar que as suspensões são duras, mas não é o que a gente encontra ao pilotar. Achei o conjunto bem calibrado entre conforto e estabilidade, com boa absorção de imperfeições (especialmente na suspensão dianteira) e segurança nas curvas. As rodas aro 17 com pneus Pirelli Sport Demon ajudam nesse aspecto. E o que dizer dos freios? Novo ponto positivo, com dois itens vindos de motos esportivas: sistema frontal com mangueiras revestidas por malha de aço e regulagem do manete em quatro níveis. A potência de frenagem agrada.
Mais moderna e equipada que as japonesas, e com desempenho e comportamento na média das concorrentes, aNext tem mais uma carta na manga: é a mais barata da turma, por R$ 10.190, contra R$ 11.279 da Fazer e R$ 11.690 da CB. Por ser menos visada para roubos, a moto da Dafra também tende a ter seguro mais baixo. Ou seja, a nova 250 surge como boa alternativa às líderes de mercado. Quanto às demais questões dos interessados, como manutenção e assistência técnica, cabe à Dafra oferecer um serviço de pós-venda tão bom quanto a moto que ela está vendendo. Produto por produto, CB e Fazer ganharam uma rival à altura.
fonte: autoesporte

Volkswagen baixa preços de nacionais


   Divulgação
Volkswagen divulgou no início da noite desta quarta-feira (23) sua nova lista de preços sugeridos, já com os descontos resultantes do corte no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Como era de se esperar, a montadora deu enfoque à redução de preços aplicada em seu quarteto popular: os Gol G4 e G5, o sedã Voyage e hatch Fox. Para estes, o reajuste fez os valores baixarem quase R$ 3.000 – seguindo a média aplicada por outras montadoras. O Gol G4 1.0 flex duas portas custava R$ 26.960 e passa a valer R$ 24.291. 

No Gol G5 1.0 flex, o valor da versão de entrada caiu de R$ 30.970 para R$ 27.904. Já o Voyage 1.0 flex foi de R$ 33.200 para R$ 29.913. E o Fox 1.0 flex duas portas baixou de R$ 32.730 para R$ 29.490. Mas na lista atualizada da Volkswagen, o que mais chamou a atenção mesmo foram os descontos nos modelos "tops" da montadora alemã no Brasil. O sedã médio-grande Passat teve uma redução de R$ 10 mil – foi de R$ 122.450 para R$ 112.667. E a configuração máxima da picape média Amarok, que é produzida na Argentina, caiu de R$ 135.990 para R$ 130.562 – um desconto de "gordos" R$ 5.428. 

Confira abaixo a tabela de preços da Volkswagen atualizada com o novo IPI

Gol G4 1.0 2p – R$ 24.291 (R$ 26.960) 
Gol G4 1.0 4p – R$ 26.165 (R$ 29.040) 
Gol G5 1.0 – R$ 27.904 (R$ 30.970) 
Gol G5 1.6 – R$ 31.853 (R$ 34.250 ) 
Gol G5 1.6 I-Motion – R$ 34.438 (R$ 37.030) 
Gol G5 1.6 Power – R$ 38.242 (R$ 41.120) 
Gol G5 1.6 Power I-Motion – R$ 40.827 (R$43.900) 
Gol G5 1.6 Rallye – R$ 40.874 (R$ 43.950) 
Gol G5 1.6 Rallye I-Motion – R$ 43.459 (R$ 46.730) 
Voyage 1.0 – R$ 29.913 (R$ 33.200) 
Voyage 1.6 – R$ 34.531 (R$ 37.130) 
Voyage 1.6 I-Motion – R$ 37.116 (R$ 39.910) 
Voyage 1.6 Comfortline – R$ 40.753 (R$ 43.820) 
Voyage 1.6 Comfortline I-Motion – R$ 43.338 (R$ 46.600) 
Fox 1.0 2p – R$ 29.490 (R$ 32.730) 
Fox 1.0 4p – R$ 30.904 (R$ 34.300) 
Fox 1.6 4p – R$ 34.466 (R$ 37.060) 
Fox 1.6 I-Motion 4p – R$ 37.061 (R$ 39.850) 
Fox 1.6 Prime 4p – R$ 39.255 (R$ 42.210) 
Fox 1.6 Prime I-Motion 4p – R$ 41.850 (R$ 45.000) 
Fox Bluemotion 2p – R$ 34.159 (R$ 36.730) 
Fox Bluemotion 4p – R$ 35.619 (R$ 38.300) 
CrossFox – R$ 47.523 (R$ 51.100) 
CrossFox I-Motion – R$ 50.108 (R$ 53.880) 
SpaceFox – R$ 42.159 (R$ 45.310) 
SpaceFox Trend – R$ 46.265 (R$ 49.725) 
SpaceFox Trend I-motion – R$ 48.776 (R$ 52.425) 
SpaceFox Sportline – R$ 51.761 (R$ 55.635) 
SpaceFox Sportline I-Motion – R$ 54.300 (R$ 58.365) 
Space Cross – R$ 54.644 (R$ 58.735) 
SpaceCross I-Motion – R$ 57.178 (R$ 61.460) 
Parati 1.6 – R$ 39.813 (R$ 42.810) 
Parati Surf – R$ 47.477 (R$ 51.050) 
Polo 1.6 – R$ 44.184 (R$ 47.510) 
Polo 1.6 I-Motion – R$ 46.770 (R$ 50.290) 
Polo 1.6 Bluemotion – R$ 48.267 (R$ 51.900) 
Polo 1.6 Sportline – R$ 47.049 (R$ 50.590) 
Polo 1.6 Sportline I-Motion – R$ 49.634 (R$ 53.370) 
Polo 2.0 Sportline – R$ 50.294 (R$ 54.080) 
Polo Sedan 1.6 – R$ 46.733 (R$ 50.250) 
Polo Sedan 1.6 I-Motion – R$ 49.318 (R$ 53.030) 
Polo Sedan 1.6 Comfortline – R$ 48.806 (R$ 52.480) 
Polo Sedan 1.6 Comfortline I-Motion – R$ 51.401 (R$ 55.270) 
Polo Sedan 2.0 Comfortline – R$ 52.043 (R$ 55.960) 
Golf 1.6 – R$ 49.197 (R$ 52.900) 
Golf 1.6 Sportline – R$ 53.484 (R$ 57.510) 
Golf 2.0 Automático – R$ 55.540 (R$ 59.720) 
Golf 2.0 Sportline Automático – R$ 58.451 (R$ 62.850) 
Golf 2.0 Black Automático – R$ 61.929 (R$ 66.590) 
Golf 2.0 GT – R$ 60.013 (R$ 64.530) 
Golf 2.0 GT Automático – R$ 65.909 (R$ 70.870) 
Jetta 2.0 Comfortline – R$ 61.172 (R$ 65.755) 
Jetta 2.0 Comfortline Automático – R$ 65.111 (R$ 69.990) 
Jetta 2.0 TSI Highline – R$ 82.382 (R$ 89.520) 
Passat – R$ 112.677 (R$ 122.450) 
Passat Variant – R$ 118.657 (R$ 128.950) 
Tiguan – R$ 106.421 (R$ 115.650) 
Saveiro SC – R$ 32.966 (R$ 34.340) 
Saveiro SC Tropper – R$ 38.784 (R$ 40.400) 
Saveiro EC – R$ 35.410 (R$ 36.885) 
Saveiro EC Tropper – R$ 41.693 (R$ 43.430) 
Saveiro Cross – R$ 47.232 (R$ 49.200) 
Kombi Furgão – R$ 43.834 (R$ 45.660) 
Kombi Standard – R$ 47.434 (R$ 49.930) 
Amarok S CS 4X2 – R$ 77.762 (R$ 80.990) 
Amarok S CS 4X4 – R$ 84.482 (R$ 87.990) 
Amarok S CD 4X2 – R$ 87.842 (R$ 91.490) 
Amarok S CD 4x4 – R$ 91.682 (R$ 95.490) 
Amarok SE CS 4x4 – R$ 91.682 (R$ 95.490) 
Amarok SE CD 4x4 – R$ 98.882 (R$ 102.990) 
Amarok Trendline – R$ 109.922 (R$ 114.490) 
Amarok Highline – R$ 124.322 (R$ 129.490) 
Amarok Highline Automática – R$ 130.562 (R$ 135.990)