30 de maio de 2014

PORSCHE MACAN CHEGA AO BRASIL

Porsche Macan (Foto: Divulgação)
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O Porsche Macan já desembarcou no Brasil. O novo utilitário da marca alemã estreia hoje (29) nas lojas com preço inicial de R$ 399 mil. A cifra corresponde à versão mais "básica", S, equipada com motor 3.0 V6 de 340 cv de potência.

A lista de equipamentos, como não poderia deixar de ser, é farta. O Macan S estreia equipado com central multimídia com navegador GPS e câmera de ré, assistente de estacionamento dianteiro e traseiro, teto solar, rodas de liga leve aro 20, faróis de xenônio, escurecimento automático dos retrovisores interno e externos, banco do motorista e passageiro com memória de posição de 14 pontos, ar-condicionado digital de duas zonas, sistema de abertura de garagem, volante multifuncional e sistema de partida start/stop.

A versão topo de linha, Turbo, chega tabelada em R$ 499 mil. O modelo é apimentado pelo motor 3.6 V6 de 400 cv de potência. Entre outros itens, a versão engloba ar-condicionado com três zonas, assistente de mudança de faixa, rodas de 21 polegadas, bancos espotivos com memória de posição de 18 pontos, sistema de monitoramento da pressão dos pneus e limpeza automática dos faróis.

O Macan é uma aposta forte da Porsche em escala global. No Brasil, a meta é emplacar 500 unidades até o fim deste ano. Este primeiro lote desembarcou recheado com cerca de 60 unidades, segundo informou a marca. A expectativa, de acordo com a fabricante, é que a novidade atraia 10% de proprietários de outros crossovers do grupo da qual a montadora faz parte. Isso inclui o próprio irmão maior Cayenne e os primos Audi Q7 e Volkswagen Touareg. 

Em 2015, a Porsche planeja a vinda da versão mais barata do Macan. O modelo de entrada será equipado com motor 2.0 de quatro cilindros e deverá beirar os R$ 300 mil.

JAGUAR F-TYPE COUPÉ CHEGA AO BRASIL

Jaguar F-TYPE Coupé (Foto: Divulgação)
Foto de divulgação



A Jaguar anunciou que começa a vender no Brasil o aguardado F-Type Coupe em três diferentes configurações. O esportivo pode ser equipado com um 3.0 V6 ou um 5.0 V8 e tem preços que variam de R$ 426.300 a R$ 662 mil.

A configuração inicial é batizada somente de F-Type, é equipada com um motor 3.0 V6 de 340 cv de potência e custa R$ 426.300. Assim, ela acelera de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e tem velocidade máxima de 260 km/h. 

A versão intermediária F-Type S leva o mesmo motor, mas ajustado para entregar desempenho mais esportivo com 380 cv de potência, e é tabelada em R$ 497.700. Nesse caso o esportivo chega a 100 km/h em 4,9 segundos e sua velocidade máxima é de 275 km/h.

Quem quiser levar a fera F-Type R para casa, que conta com um 5.0 V8 Supercharged de 550 cv de potência debaixo do capô, terá que desembolsar R$ 662 mil. Nesta versão, o esportivo chega a 100 km/h em 4,2 segundos e tem velocidade máxima limitada em 300 km/h.

 Jaguar F-Type S Coupé (Foto: Divulgação)
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GOLF GTI: ACELERAMOS A PRIMEIRA E A ÚLTIMA GERAÇÕES DO HOT HATCH DA VOLKSWAGEN

Primeira e última gerações do Volkswagen Golf GTI (Foto: Divulgação) fotografia de divulgação VW.



Em 1976, a Volkswagen lançou na Europa a versão apimentada do Golf, que até então era um hatch com apenas dois anos de história. Digamos que o modelo não estreou na Alemanha, mas na Alemanha Ocidental. Eram tempos de Guerra Fria e uma fronteira de 1.382 km dividia o lado capitalista (ocidental) do socialista (oriental).

O primeiro Golf GTI levaria 7,5 horas para percorrer a divisa de ponta a ponta, em sua velocidade máxima. O atual, demoraria 5,6 horas para cumprir o feito nas mesmas condições. Aceleramos ambas as versões no circuito alemão de Ehra-Lessien, criado na época do conflito geopolítico, e pudemos constatar que não são apenas essas duas horas que separam as gerações do hatch nervoso. Em um intervalo de 37 anos, o modelo ganhou 110 cv de potência, 396 cm³ de cilindrada e 21,5 kgfm de torque. Assim, nos anos 1970, o primeiro Golf GTI ia de 0 a 100 km/h em 10 segundos. Hoje, a sétima geração leva apenas 6,5 s para chegar à marca.

 Volkswagen Golf GTI (Foto: Divulgação) fotografia de divulgação VW.



Qundo assunto é segurança, a distância parece de séculos. Evidente que sistemas como controle eletrônico de estabilidade, airbags e freios ABS não estão presentes na primeira versão do hot hatch alemão. Mas espere uma situação mais austera. Nos bancos de trás, não há cintos de segurança. Hoje, soa absurdo. 

O primeiro Golf GTI não tem a empunhadura robusta do atual, mas sim aquele volante que lembra o clássico Gol dos anos 1980. Derivado da plataforma MK I de 1974, ele trabalha em rotações elevadas. Sua potência máxima, por exemplo, chega aos 6.100 rpm. Na última geração, a fúria do hatch aparece a partir das 4.500 rotações, e com o dobro de potência. Vale lembrar que aceleramos a versão equipada com câmbio manual de seis marchas, que não é oferecida no mercado nacional, onde o modelo foi lançado em setembro de 2013. Em tempo, dá para dizer que, na dinâmica, eles são quase irreconhecíveis.

A não ser pela carroceria duas portas, o Golf GTI não nega sua identidade. O clássico e charmoso estofado xadrez Clark, a manopla em forma de bolinha de Golf, os detalhes vermelhos nos para-choques, e a coluna C proeminente criada pelo italiano Giorgio Giugiaro continuam lá. Quem te viu, e quem te vê.

 Volkswagen Golf GTI (Foto: Divulgação) fotografia de divulgação VW.
 Primeira e última gerações do Volkswagen Golf GTI (Foto: Divulgação)fotografia de divulgação VW.

        
                                                                           Fonte: Auto Esporte / VW