15 de novembro de 2012
HONDA REVELA NOVO CIVIC PARA OS EUA
A Honda divulgou as primeiras fotos da nova geração do Civic para os Estados Unidos. O modelo recebeu uma repaginada emergencial, já que a versão 2012 não agradou os especialistas norte-americanos, resultando em pesadas críticas do setor. A montadora diz que o sedã foi aperfeiçoado para ser ainda melhor e se manter no topo das vendas do segmento.
Tanto a parte dianteira como a traseira foram redesenhadas. No geral, o carro ganhou novos faróis e parachoques, além da grade em preto com detalhes de acabamento cromados e novas rodas. As linhas ficaram mais agressivas, com visual mais esportivo.
Os demais detalhes, como mecânica, conforto, segurança e atrativos do carro, não foram divulgados ainda. É certo que a Honda vai investir no carro, já que pretende consertar o “erro” da versão anterior, que ficou por apenas um ano no mercado. O novo modelo será apresentado no Salão de Los Angeles, marcado para o fim deste mês.
Mas, apesar de tudo, o curioso é que o Civic se manteve em alta no mercado. A Honda registra um aumento de 38,8 % em relação ao ano passado, mesmo com a péssima repercussão na mídia.
LAMBORGHINI REVELA NOVO AVENTADOR ROADSTER 2013
A Lamborghini revelou antecipadamente os detalhes do seu novo Aventador Roadster, que chega com algumas mudanças em relação ao Murciélago Roadster. A primeira delas está no teto. Enquanto o do Murciélago tem capota de tecido, a nova cobertura do Roadster é feita com fibra de carbono, pesa apenas 6 kg e pode ser removida manualmente em "alguns segundos".
Debaixo do capô, no entanto, tudo igual: o novo superesportivo vem com o motor V12 6.5 aspirado, de 710 cv, com sistema de desativação de cilindros, tecnologia star/stop e transmissão automática de 7 velocidades. Com o teto abaixado, ele demora cerca de 3 segundos para alcançar 100 km/h, e sua velocidade máxima é de 349 km/h.
Por conta da nova cobertura, as colunas traseiras do carro tiveram que ser redesenhadas para proporcionar força adicional quando o teto fosse recolhido.
A supermáquina da Lamborghini também conta com um para-brisa traseiro motorizado que pode controlar tanto o fluxo de ar sobre o veículo como o nível de ruído do motor - que pode incomodar os passageiros, quando a capota estiver aberta.
O Aventador Roadster está previsto para chegar ao mercado no segundo semestre de 2013, com o preço inicial de 30 mil euros ou aproximadamene 780 mil reais.
RENAULT LANÇA NOVO CLIO POR R$ 23.290
Quando o Sandero chegou, em 2007, a Renault depenou o Clio hatch e o reposicionou no segmento de entrada, com preços bem acessíveis. Mas ele ficou um tanto esquecido na gama, mantendo vendas razoáveis apenas em função do custo. Percebendo o potencial desse segmento de entrada, a marca francesa resolveu olhar com mais carinho para o modelo importado da Argentina. O jeitão de carro dos anos 90 continua, mas ele ganhou novo visual dianteiro e retoques na parte traseira e no interior. Além disso, o velho motor 1.0 16V Hi-Power foi todo retrabalhado para garantir mais desempenho e economia. Mas a melhor notícia é que os preços caíram quase R$ 1 mil, apesar das mudanças. A versão Authentique duas portas parte de R$ 23.290, preço que sobe R$ 1 mil na versão quatro portas. A terceira opção, mais equipada, é a Expression, de R$ 24.950, apenas na configuração com portas traseiras. Só modelos como o defasado Fiat Mille e o Ford Ka conseguem ter preços inferiores, sendo que o Ka só tem versão de duas portas.
A dianteira recebeu novos faróis, para-choques, capô e entradas de ar, além de uma grade mais estreita em “V”. A tomada de ar inferior, em forma de trapézio, tenta deixar o compacto com aspecto mais jovial. A inspiração óbvia é a quarta geração do Clio apresentada no Salão de Paris, duas à frente da nossa. O que não aplaca a tristeza de não ter o atual modelo francês em nosso mercado.
Na parte de trás as mudanças foram bem mais econômicas. As lanternas são iguais, apenas com nova disposição das luzes. Agora há aerofólio com brake-light e dois vincos horizontais na tampa. Por dentro, o quadro de instrumentos ficou igual ao de Logan e Sandero, com marcadores de nível de combustível e temperatura digitais (um tanto imprecisos), além do computador de bordo. O conta-giros tem quatro áreas demarcadas para indicar as zonas de rotação do motor de acordo com o nível de economia de combustível.
Aliás, economia foi o grande objetivo das mudanças mecânicas do carro, que inclui pneus de baixa resistência a rolagem. O motor tomou emprestadas as bielas e a bomba de óleo do motor 1.2 16V turbo usado na Europa, e teve a taxa de compressão alterada para 12:1 (era 10:1). Segundo a Renault, o propulsor recebeu 71 peças novas, como junta de cabeçote, borboleta de aceleração, injetores, coletor de admissão de ar e pistões (agora refrigerados por jato de óleo).
Ainda segundo a marca, o Clio passa a ser o modelo mais econômico da categoria, com etiqueta A do Inmetro, e já atende às normas de emissão que entram em vigor em 2015. Outra novidade são os kits visuais externos e internos, que deixam o carro mais jovial e com aparência menos espartana. Os preços dos kits ainda não foram revelados, mas a montadora promete valores bem acessíveis. A garantia de três anos está mantida, e agora as revisões têm preços fixos. Com tanta agressividade comercial, a empresa espera que as vendas do Clio cresçam 30% em 2012.
A Fiat estenderá a série especial Itália aos novos veículos de sua linha.
Em todos os carros da edição especial, a Fiat disponibilizará, de série, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros e travas elétricas para as portas. Novo Palio, Novo Punto e Idea terão ainda rádio com suporte para MP3, chave canivete com telecomando, faróis de neblina e retrovisores externos elétricos.
Veja a lista com os preços dos novos modelos série Itália:
Novo Palio Attractive 1.0 – R$ 32.890,00
Novo Palio Attractive 1.0 (com rodas exclusivas) – R$ 33.840,00
Novo Palio Attractive 1.4 – R$ 37.950,00
Idea Attractive 1.4 – R$ 45.070,00
Novo Punto Attractive 1.4 - R$ 40.970,00
Novo Punto Attractive 1.4 (com rodas exclusivas) – R$ 41.870,00
Strada Working 1.4 C.S.– R$ 36.590,00
Strada Working 1.4 C.E. – R$ 39.640,00
Strada Working 1.4 C.D.– R$ 44.490,00
Trailblazer, estreia como o automóvel mais caro produzido no Brasil.
Chevrolet está apresentando hoje à imprensa a Trailblazer, sucessora da Blazer, que estreia como o automóvel mais caro produzido no Brasil. Baseado na mesma plataforma da S10, a Trailblazer chega oferecendo uma versão de acabamento (LTZ), uma opção de câmbio (automático de seis marchas), lugar para sete ocupantes e dois tipos de motor: 3.6 V6 a gasolina (R$ 145.450) e 2.8 a diesel (R$ 175.450). Disponível (ao menos por enquanto) apenas na versão topo de linha, a Trailblazer vem completa, o que inclui bancos de couro com ajustes elétricos, ar-condicionado digital com saídas para a parte de trás, airbags frontais e de cortina, rodas de alumínio aro 18, etc. Até a coluna central, o modelo é bem semelhante à S10, embora a Trailblazer tenha recebido para-choques levemente redesenhados. As rodas são maiores. Enquanto a S10 tem rodas aro 16 ou 17, dependendo da versão, a sucessora da Blazer vem com rodas aro 18 de série.
painel também é muito semelhante ao da picape. Porém, como nesse caso não se trata de veículo voltado ao trabalho, a Trailblazer recebeu acabamento um pouco melhor, para transmitir maior sensação de sofisticação. Afinal, não se esqueça de que estamos falando do automóvel mais caro produzido no país.Com todos os bancos no lugar, sobram apenas 235 litros no porta-malas, capacidade que aumenta para 878 litros com a terceira fileira rebatida. Abaixando-se as duas fileiras de bancos (central e traseira), a Chevrolet afirma que a área acomoda 1.830 litros de bagagem.
A motorização a diesel é idêntica à utilizada na picape: trata-se do motor 2.8 CTDI, de 180 cavalos. Esse motor tem turbina de geometria variável, tecnologia que possibilita melhores respostas em qualquer faixa de rotação. Já o motor a gasolina é um inédito 3.6 V6, com comandos variáveis e 239 cavalos. Ao menos por enquanto, não se fala no uso do motor 2.4 flex na Trailblazer. Uma das razões para isso pode ser o comprometimento da relação peso-potência. A Trailblazer pesa cerca de 100 kg a mais que a S10 cabine dupla 4x4. Assim, o uso de um motor “pequeno” poderia comprometer o desempenho.
Para não pular muito (característica da velha Blazer), a suspensão traseira foi reformulada na Trailblazer. Enquanto a S10 tem feixe de molas, o carro de passeio recebeu sistema five link, com molas helicoidais. A Trailblazer tem 4,88 metros de comprimento, 47 cm mais curta que a S10 cabine dupla (5,35 m).
A Chevrolet tem expectativa de vender de 350 a 400 unidades por mês do carro.
16 de outubro de 2012
Novo Fusion chega em dezembro por R$ 112.900
Novo Fusion chega por R$ 112.900 em dezembro
A Ford anunciou na manhã desta terça-feira (16) o lançamento da nova geração do Fusion no Brasil. O sedã está sendo apresentado à imprensa em Los Angeles, nos Estados Unidos, mas poderá ser visto de perto durante o Salão do Automóvel, que abre as portas no próximo 24, em São Paulo (SP). A pré-venda se inicia logo após o fim da mostra e o primeiro lote, de 400 unidades, chega em dezembro. A princípio, apenas a versão topo de linha, Titanium 2.0 AWD (tração integral), será trazida por R$ 112.900. As demais configurações, Duratec 2.5 flex, Titanium FWD e Hybrid, serão oferecidas só a partir de março. Todas serão importadas do México, onde o modelo é fabricado para abastecer também o mercado norte-americano.
Completamente renovado, o Fusion teve seu design criado na sede da marca, em Detroit, e traz como grande destaque a nova geração de motores Ecoboost para o Brasil. Sob o capô, das versões mais completa, virá o 2.0 Ecoboost, capaz de render até 240 cv a 5.500 rpm. O torque é de 34,7 kgfm entre 1.750 e 4.000 rpm. De acordo com a Ford, o propulsor é até 15% mais econômico que o antecessor 3.0 V6, que rendia 243 cv.
Completamente renovado, o Fusion teve seu design criado na sede da marca, em Detroit, e traz como grande destaque a nova geração de motores Ecoboost para o Brasil. Sob o capô, das versões mais completa, virá o 2.0 Ecoboost, capaz de render até 240 cv a 5.500 rpm. O torque é de 34,7 kgfm entre 1.750 e 4.000 rpm. De acordo com a Ford, o propulsor é até 15% mais econômico que o antecessor 3.0 V6, que rendia 243 cv.
O visual segue o atual padrão da Ford conhecido como Kinetic, já visto em modelos como New Fiesta e novo EcoSport. O desenho é inspirado no conceito Evos e a versão final foi revelada esse ano no Salão de Detroit. O novo Fusion tem 4,87 m de comprimento e 1,91 m de largura. A distância entre-eixos é de 2,85 m.
O novo Fusion passa a ser um projeto global e exatamente a mesma versão do Mondeo, oferecida na Europa. Ao todo, será oferecido em 160 países. “Cogitamos mudar o nome na América ou na Europa, mas são dois nomes conhecidos e isso exigiria um investimento milionário em marketing”, garante o gerente geral de marketing da Ford, Oswaldo Ramos. Segundo ele, o modelo terá uma disputa intensa entre os sedãs do mesmo tamanho e também alguns utilitários esportivos. "Vamos brigar com clientes que tenham sedãs alemães de entrada e até pequenos utilitários esportivos. Queremos a garagem do consumidor que tem cerca de R$ 100 mil", finalizou.
O novo Fusion passa a ser um projeto global e exatamente a mesma versão do Mondeo, oferecida na Europa. Ao todo, será oferecido em 160 países. “Cogitamos mudar o nome na América ou na Europa, mas são dois nomes conhecidos e isso exigiria um investimento milionário em marketing”, garante o gerente geral de marketing da Ford, Oswaldo Ramos. Segundo ele, o modelo terá uma disputa intensa entre os sedãs do mesmo tamanho e também alguns utilitários esportivos. "Vamos brigar com clientes que tenham sedãs alemães de entrada e até pequenos utilitários esportivos. Queremos a garagem do consumidor que tem cerca de R$ 100 mil", finalizou.
Veloster Velocity estará no SEMA Show 2012
A Hyundai exibirá o conceito Veloster Velocity no Sema Show 2012, em Las Vegas, entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro. O evento, que não é aberto ao público, é o maior salão de carros personalizados do mundo.
Segundo a montadora, o veículo é todo planejado no conceito de velocidade do modelo – e é mais agressivo. O conceito tem pneus 19x9 polegadas, rodas de corrida, kit de personalização mais agressivo com asa traseira de grande dimensão, dutos de refrigeração do freio traseiro, hastes e coletor de admissão.
O carro está todo modificado. O motor 1.6 ganhou um turbo compressor, um intercooler, que resfria o ar comprimido pelo turbo para o motor, pistões de desempenho e um novo sistema de combustível. Graças às modificações, o motor agora desenvolve 400 cv de potência e 48 kgfm de torque.
Segundo a montadora, o veículo é todo planejado no conceito de velocidade do modelo – e é mais agressivo. O conceito tem pneus 19x9 polegadas, rodas de corrida, kit de personalização mais agressivo com asa traseira de grande dimensão, dutos de refrigeração do freio traseiro, hastes e coletor de admissão.
O carro está todo modificado. O motor 1.6 ganhou um turbo compressor, um intercooler, que resfria o ar comprimido pelo turbo para o motor, pistões de desempenho e um novo sistema de combustível. Graças às modificações, o motor agora desenvolve 400 cv de potência e 48 kgfm de torque.
New Fiesta passa por recall nos EUA
O NHTSA, departamento de segurança de trânsito dos EUA, entende que essa informação não fica clara no manual e que o fato de o airbag lateral não funcionar expõe possíveis ocupantes dos bancos traseiros há riscos. Para contornar o problema, a Ford vai reprogramar o software para que o airbag entre em ação mesmo que não haja uma pessoa no carona.
A Ford do Brasil foi consultada, mas até o momento não se manifestou sobre o envolvimento de carros vendidos aqui neste recall. Em nosso mercado, os itens de segurança laterais são vendidos como opcionais em um pacote que soma sete airbags. Com esse kit, o New Fiesta sai por R$ 50.900.
Peugeot confirma 208 para 1º semestre de 2013
208 começa a ser produzido em Porto Real já nas primeiras semanas de 2013; 207 brasileiro seguirá em linha
Até o momento, a montadora francesa não confirmou dados técnicos do 208. No novo comunicado, está confirmado apenas que o modelo terá teto solar panorâmico (item raro na categoria) e um sistema multimídia com tela de LCD sensível ao toque integrada ao painel. O recurso oferecerá grande variedade de funções, entre elas GPS, rádio, conexão Bluetooth e entradas auxiliar e USB. O visor ficará posicionado na parte superior do painel, conferindo modernidade ao interior. Outra confirmação esperada: o 207 brasileiro seguirá em linha como opção de entrada da marca.
Painel do novo hatch compacto terá instrumentos posicionados acima do volante e tela de LCD touch screen
Com formato bumerangue inédito, lanternas do 208 serão iluminadas por leds e são ponto alto do design
Além do anúncio oficial do 208, a Peugeot fez outra confirmação importante para os planos de crescimento no Brasil: o crossover compacto 2008, derivado do hatch pequeno, também será produzido nos próximos anos na fábrica brasileira da PSA, em Porto Real. Rival para Ford EcoSport, Renault Duster e o futuro Chevrolet Tracker, o jipinho 2008 é parte o plano de crescimento do grupo PSA Peugeot Citröen para a América Latina, que contempla investimento de R$ 3,7 bilhões entre 2010 e 2015. O montante pretende aumentar a capacidade industrial da fábrica.
12 de setembro de 2012
Peugeot mostra imagens do crossover 2008
Evolução do Urban Crossover, o utilitário pequeno 2008 deve ser produzido no Brasil a partir do fim de 2013
Segundo informou a montadora francesa em Pequim, o Urban Crossover, agora chamado oficialmente de2008, foi desenvolvido em conjunto pelos centros de estilo de São Paulo (Brasil), Xangai (China) e Paris (França). Embora ainda seja um conceito, o utilitário é visualmente parecido com o hatch 208, que começa a ser produzido em janeiro na fábrica da PSA Peugeot Citroën em Porto Real, no Sul fluminense. O destaque é o degrau no teto, a partir da metade do teto, que deve ampliar o espaço vertical no banco traseiro.
Peugeot não divulgou detalhes do 2008; revelação completa será no Salão de Paris, no fim do mês
Nissan inicia produção do Sentra global no México
A Nissan começa a produzir o Sentra 2013 na fábrica de Aguascalientes, no México. Para que fosse possível a produção do novo veículo, a montadora investiu R$ 303 milhões no complexo mexicano e pretende contratar três mil funcionários até o final do próximo ano. As vendas no mercado local devem começar em outubro.
O carro será exportado para 20 países como Estados Unidos, Canadá e, mais tarde, Brasil. A montadora pretende transformar o veículo em um carro global para concorrer com Honda Civic, Toyota Corolla e Chevrolet Cruze. O modelo é equipado com motor 1.8 de 131 cv de potência e 17,7 kgfm de torque.
O carro será exportado para 20 países como Estados Unidos, Canadá e, mais tarde, Brasil. A montadora pretende transformar o veículo em um carro global para concorrer com Honda Civic, Toyota Corolla e Chevrolet Cruze. O modelo é equipado com motor 1.8 de 131 cv de potência e 17,7 kgfm de torque.
Nos EUA, o Nissan Sentra tem sido, nos primeiros oito meses deste ano, o terceiro carro mais popular, com 76.495 unidades vendidas. Por lá, o veículo possui tela touch-screen de 5,8 polegadas, luzes diurnas de led e câmera de ré. No Brasil, foram vendidas 6.682 unidades.
A expectativa é de que o novo Sentra seja revelado no Salão do Automóvel de São Paulo, no fim de outubro, com chances de vendas antes do fim do ano, ou no início de 2013.
A expectativa é de que o novo Sentra seja revelado no Salão do Automóvel de São Paulo, no fim de outubro, com chances de vendas antes do fim do ano, ou no início de 2013.
Chrysler anuncia novo Viper por R$ 201 mil nos EUA
Novo Viper já está nas lojas norte-americanas; por enquanto, superesportivo não previsão de vir ao Brasil
Totalmente reformulado, o supercupê está mais largo, mais baixo e mais agressivo. O motorzão 8.4 V10 a gasolina produz energéticos 648 cv de potência, e um torque pesado de 82,8 kgfm – com corte de giros a 6.200 rpm. Segundo a montadora, a nova carroceria, feita com aço, alumínio e fibra de carbono, é 50% mais resistente à torção que a anterior.
Com a evolução da estrutura, o Viper perdeu significativos 450 kg. Para preservar a esportividade, o modelo é equipado com um câmbio manual de seis marchas. E a tração, claro, é traseira. O sistema de freios traz discos enormes fornecidos pela italiana Brembo. E por fora e por dentro, o Víbora está mais moderninho, com leds e tela de LCD integrada ao painel.
Ford Fusion usará motor 1.0 turbo na Europa
Nova geração do Fusion, chamado de Mondeo na Europa, estreia no Brasil em outubro, no Salão de São Paulo
Símbolo do downzing, esse motor 1.0 Ecoboost produz energia equivalente à gerada por um bloco 2.0 litros dos anos 90. Na Europa, além do Mondeo, o New Fiesta, o médio Focus e as minivans B-Max e C-Max usará o propulsor compacto. Além de oferecer baixos níveis de emissões de CO2 (130 g/km), o motor 1.0 Ecoboost também vai trabalhar associado a recursos modernos como o start/stop, que desliga o motor em paradas curtas e reduz o consumo.
31 de agosto de 2012
Touareg da "grife" R-Line chega por R$ 333.700
Com estética agressiva, versão R-Line é tratada como grife esportiva e terá seis modelos até 2013 no Brasil
Mas, afinal, o que a grife R-Line traz de novo? Basicamente o visual apimentado em relação ao Touareg"normal". A versão tem para-choques próprios e explicitamente mais agressivos, spoilers, cromados nas portas, aerofólio traseiro e rodas de liga leve enormes de 20 polegadas com desenho exclusivo e pneus "fininhos" (275/45). Por dentro, soleiras, pedaleiras e bancos e volante com formatos esportivos completam o pacote. Para justificar os R$ 25.700 de diferença para o Touareg V8 convencional (R$ 308 mil), a versão também inclui o sistema Area View e som premium da Dynaudio.
Para-choques traseiro tem muldura preta que simula difusor na base e dois escapes cromados nas pontas
Estes recursos se destacam mais pelo nível de sofisticação. Enquanto o som da Dynaudio Confidence possui amplificador digital de 12 canais e uma potência absurda de 620 Watts, o Area View é um dos sistemas de vídeo mais avançados do planeta. Com câmeras nos quatro lados, o recurso projeta uma visão 360° do veículo na tela de oito polegadas da central multimídia, ao centro do painel. O visor de LCD é sensível ao toque e o sistema reúne navegador GPS com mapas em três dimensões (3D), disco rígido de 60 gigabytes, DVD, Bluetooth, comando de voz e entrada para dois SD card.
A versão R-Line também é completíssima no que se refere a equipamentos de segurança. Os faróis dianteiros, por exemplo, usam máscara negra e são bi-xenon autodirecionais com leds de série – dois conjuntos com 15 diodos luminosos contornam os canhões principais de luz. Outro destaque é o "detector de fadiga", que soa um alerta sonoro por cinco segundos e avisa, no painel, que é hora de fazer um "pitstop", caso perceba sinais de cansaço no motorista. A lista do jipão, claro, também traz o "básico" – ABS com EBD, controles de estabilidade e tração e vários airbags.
Interior tem acabamento atraente e apelo esportivo nos bancos com apoios maiores e no volante anatômico
Apesar da associação costumeira das palavras, não faz muito sentido chamar um utilitário de esportivo. Só que no caso do Touareg R-Line, essa insinuação até faz algum sentido – ao menos no desempenho. O jipão urbano da Volks tem mais de duas toneladas e leva só 6,5 segundos para chegar aos 100 km/h. Essa aceleração ligeira é reforçada pelo visual bastante sedutor. Todos os acessórios possíveis para deixar o Touareg arrojado foram aplicados na versão da grife esportiva. E a mecânica robusta dá o toque final, produzindo emoções ao volante.
Seja nas acelerações, seja nas retomadas, o Touareg R-Line arranca com vontade, independente da força que é aplicada ao pedal do acelerador. E o câmbio automático de oito velocidades fornecido pela alemã ZFcontribui decisivamente em dois aspectos: a velocidade das trocas de marcha é altíssima (quase imperceptível), e a amplitude de relações faz o motor trabalhar sempre em rotações agradáveis e favoráveis ao menor consumo. Quer dizer, no aspecto da sofisticação, o bloco 4.2 V8 aspirado não revoluciona (sua injeção ainda é eletrônica), mas a transmissão multimarchas da um show à parte.
Apesar das duas toneladas de peso, Touareg R-line leva apenas 6,5 segundos para acelerar de zero a 100 km/h
Rodas aro 20 e pneus baixos preferem asfalto
Só que a versão R-Line foi feita para o asfalto. As rodas enormes de 20 polegadas calçam pneus de perfil baixo (275/45), para o utilitário ter maior aderência e equilíbrio dinâmico no asfalto. Um ponto negativo: em movimento, ouve-se na cabine o ruído produzido pelo contato da banda de rodagem dos pneus com o asfalto. Num carro tão caro e luxuoso, imagino que os usuários prefiram a calmaria do silêncio. Esse é um dos poucos aspectos negativos do modelo, que impressiona pela quantidade abundante de recursos eletrônicos instalados. Há quase tudo de mais moderno.
Versão R-Line prima por oferecer o que há de mais sofisticado em tecnologias de segurança e conforto
Side Assist é opcional e custa R$ 3.385
O maior problema do Touareg R-Line é o preço demasiadamente elevado. Por R$ 333.700, o utilitário com visual apimentado briga com rivais de montadoras reconhecidamente luxuosas – por mais que aVolkswagen saiba construir veículos de luxo, a montadora é vista como marca de carros populares, o que pesa negativamente na hora de vender modelos como oTouareg. Ou seja, versões como a R-Line no Brasil funcionam mais como carro de imagem. E nesse sentido, a variante da grife esportiva pode se dizer bem-sucedida, por oferecer nível tecnológico estrondoso.
Além da lista de equipamentos hiper sofisticada, o utilitário esportivo pode ter controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que monitora com sensores e câmeras a distância em relação aos veículos à frente, e acelera e freia o carro "sozinho", e detector de obstáculos no ponto-cego (Side Assist), que alerta o condutor se houver outro veículo fora do campo de visão dos espelhos laterais. Com os dois opcionais, mais pintura perolizada e teto solar panorâmico, o preço do Touareg R-Line ultrapassa os R$ 360 mil. E a própria VW reconhece: é carro para fanáticos por tecnologia muito endinheirados.
FICHA TÉCNICA
VW Touareg V8 R-Line
Preço: 333.700
Motor: Dianteiro, longitudinal, 8 cilindros em "V", injeção eletrônica, gasolina
Cilindrada: 4.163 cm³
Potência: 360 cv a 6.800 rpm
Torque: 45,4 kgfm a 3.500 rpm
Transmissão: automática sequencial de oito marchas; tração integral (4Motion)
Suspensão: dianteira e traseira independentes, com braços duplos transversais, molas pneumáticas e barras estabilizadoras
Freios: Discos ventilados na frente e na traseira
Pneus: 275/45 R20
Direção: Hidráulica
Dimensões: Comprimento 4,79 m, largura 1,94 m, altura 1,71 m e entre-eixos 2,89 m
Capacidades: Porta-malas 520 litros, 2.075 kg em ordem de marcha
OPCIONAIS
ACC (Adaptative Cruise Control) – R$ 12.160
Side Assist – R$ 3.385
Teto solar panorâmico – R$ 8.995
Pintura metálica – R$ 1.635
Pintura perolizada – R$ 2.350
Preço inicial: R$ 333.700
Preço completo: R$ 360.590
Além da lista de equipamentos hiper sofisticada, o utilitário esportivo pode ter controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que monitora com sensores e câmeras a distância em relação aos veículos à frente, e acelera e freia o carro "sozinho", e detector de obstáculos no ponto-cego (Side Assist), que alerta o condutor se houver outro veículo fora do campo de visão dos espelhos laterais. Com os dois opcionais, mais pintura perolizada e teto solar panorâmico, o preço do Touareg R-Line ultrapassa os R$ 360 mil. E a própria VW reconhece: é carro para fanáticos por tecnologia muito endinheirados.
FICHA TÉCNICA
VW Touareg V8 R-Line
Preço: 333.700
Motor: Dianteiro, longitudinal, 8 cilindros em "V", injeção eletrônica, gasolina
Cilindrada: 4.163 cm³
Potência: 360 cv a 6.800 rpm
Torque: 45,4 kgfm a 3.500 rpm
Transmissão: automática sequencial de oito marchas; tração integral (4Motion)
Suspensão: dianteira e traseira independentes, com braços duplos transversais, molas pneumáticas e barras estabilizadoras
Freios: Discos ventilados na frente e na traseira
Pneus: 275/45 R20
Direção: Hidráulica
Dimensões: Comprimento 4,79 m, largura 1,94 m, altura 1,71 m e entre-eixos 2,89 m
Capacidades: Porta-malas 520 litros, 2.075 kg em ordem de marcha
OPCIONAIS
ACC (Adaptative Cruise Control) – R$ 12.160
Side Assist – R$ 3.385
Teto solar panorâmico – R$ 8.995
Pintura metálica – R$ 1.635
Pintura perolizada – R$ 2.350
Preço inicial: R$ 333.700
Preço completo: R$ 360.590
Com todos os opcionais, preço do Touareg R-Line ultrapassa os R$ 360 mil, valor salgado apesar da sofisticação
Citroën divulga imagens e vídeo do DS3 Cabriolet
Confira o vídeo que mostra a abertura do teto do DS3 Cabrio:
Focus pode fechar 2012 como mais vendido do mundo
A Ford está otimista em relação à nova geração do Focus. A montadora afirma que o modelo está no caminho certo para se tornar o mais vendido do mundo em 2012. Nos primeiros seis meses do ano, ele já acumulou vendas globais de 489.616 unidades, versões hatch e sedã - são 27.000 mil a mais que o best-seller Toyota Corolla, de acordo com o que foi publicado pelo jornal The Washington Post.
O anúncio da popularidade do Focus foi feito na fábrica de Rayong, na Tailândia. A unidade foi aberta em maio, justamente, para produzir o modelo. A planta tailandesa também foi palco de uma comemoração nesta sexta-feira (31): ali, a Ford atingiu a marca de 350 milhões de veículos fabricados desde a sua fundação, em 1903. O número equivale à produção de um carro a cada 10 segundos durante os 109 anos de existência. E se todos esses automóveis já feitos fossem enfileirados, seria possível ir e voltar da Lua duas vezes.
O anúncio da popularidade do Focus foi feito na fábrica de Rayong, na Tailândia. A unidade foi aberta em maio, justamente, para produzir o modelo. A planta tailandesa também foi palco de uma comemoração nesta sexta-feira (31): ali, a Ford atingiu a marca de 350 milhões de veículos fabricados desde a sua fundação, em 1903. O número equivale à produção de um carro a cada 10 segundos durante os 109 anos de existência. E se todos esses automóveis já feitos fossem enfileirados, seria possível ir e voltar da Lua duas vezes.
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