3 de fevereiro de 2011

Celta muda pouco na linha 2012

E
Chevrolet
Barra central ostenta gravata da Chevrolet em grade como a do Vectra, Agile e Malibu
Celta 2012 está disponível nas concessionárias da Chevrolet em todo o Brasil com poucas novidades. Foram discretas as alterações do carro, que chega como linha 2012. Por fora, o hatch ganhou apenas a grade cujo desenho segue o padrão adotado a partir do Captiva, calotas reestilizadas e máscara negra nos faróis. Mas as principais mudanças estão no interior. Segundo a marca, a idéia era mudar pouco e atender apenas alguns anseios dos consumidores, sobretudo os fãs de personalização, já que grande parte dos modelos vendidos sai das concessionárias com algum tipo de acessório.

“Poderia vir com máscaras negras de fábrica”, disse um dono de Celta, em vídeo exibido para imprensa durante lançamento do Celta 2012. Pedido atendido pela montadora. Assim como as demais modificações, todas são de baixo custo, para dar sobrevida ao compacto, enquanto o projeto Ônix, seu substituto, não chega. No interior, novo mesmo apenas o volante com um chamativo aplique na cor cinza (que é prata no Prisma). A instrumentação tem grafismo com iluminação em azul, mais moderna.

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Motor 1.0 VHCE de 78 cv ainda é o melhor que o compacto da General Motors tem a oferecer
Os comandos do console central também exibem novo desenho. Todas as modificações, assim como o farol de máscara negra, dão um ar mais esportivo ao compacto, mas não mudaram sua ergonomia. A posição torta e desconfortável de guiar permanece a mesma, assim como o espaço interno já defasado em relação aos concorrentes. Comprovamos o quanto isso incomoda por mais de 100 quilômetros de avaliação em rodovias nos arredores de Porto Alegre (RS). Como ponto forte, o hatch da GM tem o motor mais potente da categoria, o 1.0 VHCE flexível. Ele rende até 78 cv de potência e 9,7 kgfm de torque quando abastecido com álcool e se mostra esperto na cidade. O câmbio curto garante boa agilidade, principalmente nas acelerações, em saídas de semáforo, por exemplo.
Chevrolet
Interior ficou muito mais moderno com novo volante e grafismo com iluminação em azul
No geral, o Celta continua sendo o mesmo, robusto e potente, mas já ultrapassado, embora tenha ganhado um ligeiro toque de jovialidade. A versão duas portas básica sai a partir de R$ 26.115, enquanto o quatro portas parte de R$ 27.833, sempre com o motor 1.0. Um modelo com o que aparece nas fotos, com rodas de liga leve e kit aerodinâmica na cor da carroceria supera os R$ 30 mil. Escolher o Celta diante de concorrentes mais modernos como Gol e Uno só se justifica apenas pela preferência de um motor mais potente ou identificação com a marca.

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Faixa cromada entre as lanternas, como no Vectra, é a grande novidade do Prisma em relação ao Celta
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Grade traz moldura cromada
Prisma se inspira no Vectra

O sedã, além do motor 1.0, oferece o também ágil 1.4 Econo.Flex com seus 97 cv a 6.200 rpm com álcool e torque de 13,7 a 2.800 rpm. Por fora, a única diferença para o Celta está na moldura cromada na grade dianteira e uma faixa com o mesmo acabamento na tampa traseira, ao melhor estilo Vectra. Assim como a máscara negra do hatch, este também é um item muito utilizado por quem personaliza o sedã. Agora é de série. Por dentro, a montadora apostou em cores mais claras para painel e revestimento dos bancos. Deu certo, já que passa uma sensação de espaço maior ao pequeno sedã.

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