9 de maio de 2012

Dodge Dart começa a ser produzido nos EUA


   Divulgação
Nesta segunda-feira (7), a fábrica de Beldevidere, em Illinois (EUA), começou a produzir em série o sedã médio Dodge Dart, primeiro modelo desenvolvido pela Chrysler sob comando do grupo Fiat. A unidade nº 1 do novoDart saiu da linha de montagem pintada na cor vermelho Rallye, com interior bicolor (preto e vermelho) e equipada com o motor 1.4 litro turbo a gasolina (fornecido pela Fiat), acoplado a um câmbio manual de seis marchas. 

O modelo resgata o nome do clássico sedã de traços esportivos fabricado pela montadora norte-americana nas décadas de 1960 e 1970 – e que também foi produzido no Brasil, entre 1969 e 1981. No entanto, este novoDart é o retrato de uma nova era para a Chrysler: construído sob gerência da Fiat, o sedã usa uma plataforma adaptada do Alfa Romeo Giulietta, modelo da divisão requintada da Fiat. E dele também nasceu o Fiat Viaggio, lançado há duas semanas na China. 

Os consumidores poderão escolher entre cinco versões de acabamento, três diferentes motores a gasolina e três transmissões (manual de seis marchas, robotizada de dupla embreagem e iguais seis marchas, e a nova e sofisticada caixa automática de nove marchas). O Dodge Dart chega às concessionárias norte-americanas em junho, ao preço de US$ 16.790 (cerca de R$32.340). A Fiat brasileira ainda não confirmou a importação do sedã.