25 de junho de 2012

Linea ganha câmbio Dualogic Plus


   Divulgação
Fiat optou por manter o desenho do Linea nacional; na Turquia, sedã foi levemente retocado
Fiat confirmou (silenciosamente), na última quarta-feira (20), as estreias das linhas 2013 de Idea e Linea. Um comunicado disponibilizado no site de imprensa da montadora informa que a minivan e o sedã receberam pequenas atualizações, com destaque, no Linea, para a introdução do renovado câmbio "Dualogic Plus", que estreou há poucas semanas no hatch médio Bravo. Além do sufixo "Plus", os aprimoramentos aproximaram o comportamento da transmissão robotizada ao de uma caixa automática de verdade. 

Em relação à versão antiga, o novo câmbio Dualogic Plus tem como principais novidades as funções Creeping eAuto-Up Shift Abort. A primeira faz com que o carro ande levemente para frente quando o pedal do freio é liberado – exatamente como nos modelos automáticos. A segunda interrompe a subida de marcha em uma ultrapassagem, para evitar que o veículo perca aceleração. Funciona assim: o sistema entra em ação quando o condutor pisa mais fundo no pedal do acelerador, mantendo a marcha atual para despejar mais torque. 

   Divulgação
Além do câmbio Dualogic Plus, interior do Linea 2013 ganhou novos tecidos e grafismos nos instrumentos
Interiores levemente renovados e fim do Linea T-Jet

Tanto Idea quanto Linea tiveram seus interiores ligeiramente repaginados nesta atualização de linha. A minivan ganhou novo rádio, pintado em preto nas versões Attractive e Essence, e em cinza na Adventure. O som é o mesmo aplicado ao recém-renovado trio Siena ELStrada e Palio Weekend, com comandos integrados (pisca-alerta e sistema Locker na versão de visual lameiro). Para marcar essa "renovação" interna, a montadora também mudou os tecidos dos bancos de todas as versões. De resto, a minivan segue igual.

No sedã Linea, lançado em 2008, esperava-se alguns retoques estéticos. Mas a maior mudança (além do câmbio Dualogic Plus) é o fim da versão T-Jet, equipada com o motor 1.4 16V turbo. Esta configuração vendia quase nada e a Fiat optou por encerrá-la, mantendo as demais versões. A Essence segue na base da gama, com os câmbios manual e automatizado, e a top Absolute vem apenas com a caixa robotizada. Ambas usam o motor 1.8 16V flex de 132 cv (etanol). Entre as atualizações, os instrumentos ganharam novos grafismos e tela de LCD com fundo branco, há novas rodas de liga leve aro 16, borboletas no volante nas versões Dualogic e novos tecidos. 

Confira abaixo os preços das linhas 2013 de Fiat Idea e Linea: 

Idea Attractive 1.4 – R$ 42.370
Idea Essence 1.6 16V – R$ 45.140
Idea Essence Dualogic 1.6 16V – R$ 47.130
Idea Adventure 1.8 16V – R$ 51.040
Idea Adventure 1.8 16V Dualogic – R$ 52.980

Linea Essence 1.8 16V – R$ 52.990
Linea Essence Dualogic 1.8 16V – R$ 55.780
Linea Absolute Dualogic 1.8 16V – R$ 63.140

   Divulgação
Por fora, novidade são as novas rodas de liga leve aro 16 na versão "básica" Essence
  Divulgação
Linha 2013 da minivan Idea não sofreu qualquer alteração estética
   Divulgação
Minivan Idea ganhou novo volante, tecidos, e o som mais moderno, com comandos do console integrados