A futura fábrica da Fiat em Pernambuco produzirá um subcompacto montado na plataforma do Fiat 500 e do novo Panda (esperado para o fim do ano na Itália). O modelo, inédito, está sendo desenvolvido no Brasil e deve ser lançado em 2014, quando a fábrica será inaugurada. Espera-se que a novidade gere uma família de modelos. A informação foi dada durante o Salão de Detroit pelo CEO da Fiat e da Chrysler, Sergio Marchione. A nova fábrica, projetada para 400 mil carros/ano, deve começar a operar com capacidade para 200 mil carros/ano.
Marchionne não deu mais detalhes sobre o subcompacto, mas deixou claro que será um modelo exclusivo para a América Latina. A Fiat tem projeto em comum com a Chrysler de produzir um crossover compacto, mas o executivo não confirmou a informação.
O 500 que está sendo produzido no México abastecerá EUA, Ásia e Brasil |
O Fiat 500, que emprestará a base para o novo carro, continuará sendo fabricado na Polônia e no México - de onde será exportado para os Estados Unidos, Ásia e também para o Brasil (as primeiras unidades chegarão no segundo semestre). A versão definitiva do 500 mexicano começou a ser produzida em dezembro e está sendo mostrada em Detroit. Basicamente é o mesmo carro italiano com alguns detalhes pensados para o mercado americano: apoio de braços entre os bancos, porta-copos de maior capacidade e refletores nos para-lamas. O motor 1.4 aspirado pode receber uma caixa automática Aisin (os carros europeus rodam com câmbio automatizado) ou manual de seis marchas. Outra novidade é que podem receber acessórios Mopar, como bancos personalizados, rack traseiro para transporte de prancha de surf ou bicicleta e as características faixas azuis.
O executivo disse que a marca não tem planos de exportar o Uno para outros países fora dos limites da America Latina e garantiu que a Alfa Romeo deve regressar ao Brasil em 2012, quando também voltara a ser vendida nos Estados Unidos.