Terceira geração do protótipo compacto Pivo chega ao limite da manobrabilidade: até as rodas traseiras esterçam
Na apresentação, o presidente da Nissan, Carlos Ghosn, frisou que os modelos apresentados não são "apenas conceitos viáveis, mas soluções para a mobilidade". Contudo, é difícil olhar toda a versatilidade e complexidade de um projeto como o do Pivo3 e imaginar que ele possa chegar às ruas qualquer dia desses. Com espaço para dois ocupantes (com bancos enfileirados), o carrinho de menos de dois metros tem capacidade de girar quase inteiramente sobre sua área. Isso porque as rodas do eixo dianteiro e traseiro podem ser esterçadas. Mais que isso, ele é projetado para andar sem a operação de um motorista e depende apenas de um motor totalmente elétrico e recarregável em tomadas domiciliares para se locomover.
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Mas, afinal, quando eles estarão nas ruas? Mesmo comemorando as vendas do elétrico recarregável em tomadaLeaf, Ghosn é pragmático ao medir o efeito imediato das vendas dos elétricos. "Os veículos elétricos e híbridos vendidos neste ano não representam nem 1% do total", avalia. A expectativa para o executivo é expandir esse número para 10% nos próximos 10 anos, o que aponta para um domínio duradouro dos motores a combustão. E a América Latina deverá ficar bem ao fim dessa fila, tanto por questões financeiras quanto estruturais.
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