FERRARI 458 SPECIALE (FOTO: FERRARI)
A Ferrari revelou hoje o que estava
preparando para o Salão de Frankfurt. Trata-se de uma versão especial, ainda
mais apimentada, da linha 458. Batizada apropriadamente de 458 Speciale, a
série mantém a forma e a mecânica do modelo original, mas retrabalhados para
garantir ainda mais desempenho.
O motor V8 4.5, por exemplo, passou de 570 cv
para 605 cv de potência, disponíveis a 9.000 rpm. O torque se manteve de 55,0
kgfm, disponíveis a 6.000 rpm. Apenas com estes números, o bloco garantiu o
selo de mais potente naturalmente aspirado já desenvolvido pela italiana, com
uma potência específica de 135 cv/l.
O modelo Speciale pesa 1.290 quilos (frente
os 1.390 da Italia) e passou por extensas alterações na carroceria para
aprimorar sua aerodinâmica. O trabalho - feito pelo estúdio Pininfarina em
parceria com a Ferrari Styling Centre - incluem flaps dianteiros e traseiros
móveis que se ajustam automaticamente para compensar o arrasto e a pressão
aerodinâmica. Esta tecnologia torna a 458 Speciale o modelo de linha mais
aerodinâmico da história da Ferrari.
Outra inovação do superesportivo é o SSC, ou
sistema de controle de saída lateral, que promete facilitar o domínio do em
altas velocidades. Ele trabalha ao analisar o movimento do carro, compará-lo
com um número ideal e otimizar o gerenciamento de torque, sem tirar do
motorista a sensação de esportividade.
Os pneus Michelin Sport Cup2 também foram
desenvolvidos especialmente para a 458 Speciale, testados ao longo do
desenvolvimento do carro para garantir o melhor desempenho possível a cada
volta, em pista seca ou molhada.
Com tudo isso a 458
Speciale cravou uma volta de apenas 1 minuto 23,5 segundos no circuito de
Fiorano - 1,5 segundo mais rápido que a 458 Itália. A marca ainda afirma que a
aceleração de 0 a 100 km/h pode ser feita em 3 segundos, enquanto a ida da
imobilidade até os 200 km/h acontece em 9,1 segundos. Sem economizar nos
superlaticos, a Ferrari declara que o modelo tem a resposta mais rápida (0.060
s) e a maior aceleração lateral (1,33 g) já atinfidos por um modelo de sua
linha.
Preços
e volume de produção deste que é mais um modelo exclusivíssimo da Ferrari ainda
não foram revelados, mas ele poderá ser visto pelo grande público pela primeira
vez ao vivo no Salão de Frankfurt, que abre as portas no dia 10 de setembro.
FERRARI 458 SPECIALE (FOTO: FERRARI)
fonte: autoesporte / DIVULGAÇÃO ferrari