VOLKSWAGEN KOMBI LAST EDITION (FOTO: VOLKSWAGEN)
A história de 56 anos da
Volkswagen Kombi chega ao fim. Mas não antes de uma grande despedida, afinal
estamos falando do mais antigo modelo em produção no país. Para isso, a marca
irá lançar uma edição especial, a Last Edition, com produção limitada a 600
unidades. Cada uma custará R$ 85 mil. A venda do modelo começa já neste mês.
A
edição traz itens exclusivos como pintura tipo “saia e blusa” (cores diferentes
na seção superior e inferior da carroceria), acabamento interno de luxo e
elementos de design que remetem às inúmeras versões do veículo fabricadas no
País desde 1957. As unidades serão numeradas e terão placa de identificação.
A pintura da Kombi Last Edition é azul, com
teto, colunas e para-choques brancos. Uma faixa decorativa, também branca,
circunda todo o veículo logo abaixo da linha de cintura. As rodas e as calotas
são pintadas de branco. A grade dianteira superior é também pintada na cor azul
da carroceria, assim como as molduras das setas e aros dos faróis.
VOLKSWAGEN KOMBI LAST EDITION (FOTO: VOLKSWAGEN)
Os pneus com faixa branca
dão um toque a mais de requinte e nostalgia ao modelo. Os vidros são
escurecidos e o vigia traseiro tem desembaçador elétrico. As setas dianteiras
têm lentes de cristal branco. Nas laterais também se destacam os adesivos que
identificam a série especial “56 anos – Kombi Last Edition”.
Interior
O
interior da Kombi Last Edition traz cortinas em tear azul nas janelas
laterais e no vigia traseiro – as braçadeiras trazem o logotipo
"Kombi" bordado, um elemento de decoração típico das versões mais
luxuosas das décadas de 1960 e 1970. Os bancos têm forração especial de vinil:
bordas em Azul Atlanta e faixas centrais de duas cores (azul e branca). As laterais
e as costas dos assentos têm acabamento de vinil expandido Cinza Lotus. O
modelo tem capacidade para 9 ocupantes.
VOLKSWAGEN KOMBI LAST EDITION (FOTO: VOLKSWAGEN)
O revestimento interno das laterais, portas e porta-malas também é de
vinil Azul Atlanta, com costuras decorativas pespontadas. O assoalho e o porta-malas
são recobertos por tapetes com insertos em carpete dilour Basalto, mesmo
material que reveste o estepe. O revestimento do teto é em material não tecido
Stampatto. No painel, um dos destaques é a plaqueta de alumínio escovado que
identifica a série especial, com o número correspondente a uma das 600
unidades. A primeira unidade, por exemplo, levará a placa “001/600”.
Além disso, o painel traz serigrafia especial do quadro de instrumentos,
que mantém o tradicional padrão com o velocímetro em posição central e, à
direita, o mostrador do nível de combustível. O sistema de som tem LEDs
vermelhos, lê arquivos MP3 e possui entradas auxiliar e USB. Dentro do
porta-luvas, o comprador encontrará o manual do proprietário com uma capa
especial comemorativa.
Motor
O modelo mantém o motor EA111 1.4 Total Flex, que desenvolve potência de
78 cv quando abastecido com gasolina e de 80 cv com etanol, sempre a 4.800 rpm.
O torque máximo é de 12,5 kgfm com gasolina e de 12,7 kgfm com etanol, a 3.500
rpm. O câmbio é manual de 4 marchas. As rodas são de 14 polegadas, com pneus
185 R14C.