E aqui está ele, por completo. O
Mercedes-Benz GLA fez sua primeira aparição oficial hoje, em imagens divulgadas
pela marca alemã. A versão de produção do SUV será vista ao vivo no Salão de
Frankfurt, em setembro, mas já é possível ver que não ficou muito distante do
protótipo exibido pela marca em abril. Ele deve chegar às lojas europeias até o
fim do ano, com produção na Alemanha. Mas há motivos para os brasileiros
ficarem mais animados com o projeto, já que é esperada uma produção nacional do
utilitário esportivo.
Embora seja construído sobre a plataforma do
Classe A (e do sedã CLA), o GLA tem muita personalidade. Em busca de um visual
mais robusto típico do segmento, a Mercedes dotou o SUV de 4,41 m de
comprimento, 1,80 m de largura, 1,49 m de altura e trabalhou as linhas laterais
e dianteiras para reforçar seu volume frente aos irmãos de plataforma.
A Europa terá quatro
versões do GLA disponíveis: GLA 200, com motor 1.6 a gasolina de 158 cv; GLA
250, com um 2.0 a gasolina de 213 cv; GLA 200 CDI com motor 2.2 a diesel de 137
cv; e o GLA 220 CDI, com o mesmo 2.2 a diesel, mas de 172 cv. Os motores
podem ser combinados a uma transmissão manual de seis marchas ou a automática
de dupla embreagem e sete velocidades 7G-DCT.
As
versões 250 e 220 CDI também podem ser equipadas com a nova tecnologia de
tração integral 4MATIC, com total distribuição de torque variável. Segundo a
marca, com o sistema o GLA 250 é capaz de chegar aos 100 km/h em 6,5 segundos.
A velocidade máxima é de 233 km/h.
Para
quem pretende usar o GLA para viagens, a Mercedes oferece como opcional um
pacote de carga que aumenta a capacidade do porta-malas do SUV de 421 litros
(836 l com os bancos traseiros rebatidos) para 482 l sem precisar deitar os
bancos.
Fonte: Divulgação Mercedes / Autoesporte